XUINC & XUÓINC - A PALESTRA

Xuinc e Xuóinc são dois extraterrestres que, numa atrapalhada expedição acabaram ficando perdidos no planeta terra.

Abandonados, tiveram que tomar forma, se adaptar e aprender os hábitos humanos.

XUINC & XUÓINC

EM

“A PALESTRA”

XUINC - Ai Xuóinc, ainda bem que estamos chegando... Não agüento mais ficar dentro deste carro.

XUÓINC - Não reclama que a idéia foi tua... Onde já se viu... Rodar quase 1.200 quilômetros para assistir a uma palestra... Só eu pra entrar nesta com você... Sou uma besta quadrada mesmo... Eu me odeio, me odeio, me odeio...

XUINC – Pow Xuóinc, larga de ser mal humorado cara. Vai ser muito bom assistir esta palestra, o assunto é muito interessante e atual... Depois você vai me agradecer.

XUÓINC – É sobre o que mesmo?

XUINC – Ah... é sobre... Sobre... Peraí que vou pegar o panfleto.

XUÓINC – Caramba Xuinc... Você nem sabe sobre o que é esta m...Tá louco hein...

XUINC – Nossa Xuóinc... Como você tá estressado... Eu só ia te dar mais detalhes... É claro que eu sei sobre o que é a Palestra... Se acalme...

XUÓINC – Como posso ficar calmo... Você me coloca nesta roubada e ainda me pede pra ficar calmo... Pensa bem Xuinc... Você...

XUINC interrompe Xuóinc bruscamente...

XUINC – Ei Xuóinc...

XUÓINC – Cale a boca que estou falando...

XUINC – Mas Xuóinc...

XUÓINC – Já disse... Cale a boca... Espera eu terminar de fal.....

XUINC – Mas Xuóinc... Você passou a entrada.

XUÓINC – Hã...

XUINC – Não viu a placa... Tinha que ter entrado ali atrás... À direita.

XUÓINC – E porque você não me avisou, caramba!

XUINC – Mas eu tentei... Você não deixou eu falar... Você tá muito nervoso.

XUÓINC – Xuinc, você pode me fazer um favor?

XUINC – Claro... Pode pedir.

XUÓINC – Não fale comigo até chegarmos no Hotel... OK?

XUINC – Porque?

XUÓINC – Não fale comigo... Senão não sei do que serei capaz...

Chegando na rua do Hotel...

XUINC – Posso falar agora.

XUÓINC – Pode.

XUINC – O Hotel fica nesta rua.

XUÓINC – Eu sei.

XUINC – Ali, ali, ali... Veja o Hotel ali...

XUÓINC – Não grite... Não sou cego...

XUINC – Não seria “surdo”?

XUÓINC – Disse cego porque estava me referindo a ver o Hot...Ah... Não acredito que eu ainda perco tempo falando com você... Eu me odeio, me odeio, me odeio.

XUINC – Nossa, tá cheio aqui heim, não tem lugar nem pra estacionar o carro. Será que o Hotel tem estacionamento?

XUÓINC – Vou parar na frente pra ver... Hum, acho que não tem não... Veja.

XUINC – É... não tem nenhuma entrada...

XUÓINC – Que horas são?

XUINC – 25 pro meio-dia...

BIIIIIII BIIIIIIIIIII BIIIIIIIIIII

XUINC – Anda Xuóinc, o povo já tá buzinando atrás.

XUÓINC – É um idiota... Deixa ele. Não vê que estou procurando uma vaga.

BIIIIIIIII BIIIIIIIIII BIIIIIIIII

XUÓINC (com o braço pra fora do carro) – Vai se ferrar, filho da p....

XUINC – Calma... Vai arrumar confusão... Nem chegamos direito na cidade.

XUÓINC – Pow... O cara não tem paciência... Fica buzinando que nem um louco atrás de mim... Fico doido com isto.

XUINC – O cara tá fazendo um sinal pra você.

XUÓINC – Que sinal?

XUINC – Não sei... Mas olhe, ele tá fazendo um sinal.

XUÓINC – Ah é... Vou fazer pra ele também... (põe novamente o braço pra fora do carro, abre a mão e cola o indicador no polegar) – Vá se f... cara.

XUINC – Pára Xuóinc... Que vergonha... As pessoas tão tudo olhando pra gente... e o cara tá fazendo o sinal apontando pro chão... Veja.

XUÓINC – Ué... O que será? (Põe a cabeça pra fora do carro e olha pra trás, pro chão) – Puta que pariu... Furou o pneu de trás. Cacete!

XUINC – Para ali naquele estacionamento, ó.

XUÓINC – Vai ser o jeito né.

No estacionamento...

XUÓINC – Boa tarde. Quanto é o estacionamento.

Atendente: R$ 10,00 por hora, senhor.

XUÓINC – O QUEEEEE??!!!! Tudo isso?

Atendente: Temos que aproveitar o feriado. Sabe como é né. Cidade pequena, apenas um evento por ano...

XUÓINC – Nossa, mas vamos ter que ficar até amanhã cedo. Vai ficar uma fortuna isto.

Atendente: Ah, vocês vão pra palestra?

XUINC – Sim, sim, nós vamos.

Atendente: Ah, então é diferente... O período até amanhã cedo fica em R$ 50,00.

XUÓINC – Mesmo assim tá caro. Não dá pra fazer um descontinho.

Atendente: Sinto muito senhor. Mas este já é o mínimo que podemos fazer.

XUÓINC – Ok então, vocês olham o carro direitinho né?

Atendente: Claro, o senhor pode ficar sossegado. Mas veja, o seu pneu de trás está furado.

XUINC – Sim, mas primeiro vamos alugar o quarto no hotel, quando viermos pegar a bagagem a gente troca, pois o estepe está embaixo de tudo.

Atendente: Certo... mas.. hããã... o pagamento tem que ser adiantado.

XUÓINC – ADIANTADO????

Atendente: É que saio às 14 horas e tenho que deixar o caixa fechado. E já são meio-dia...

XUÓINC – Tudo bem, aqui está o dinheiro.

Atendente: Obrigado senhores... Ei... Posso fazer uma pergunta?

XUÓINC – Sim, claro.

Atendente: A palestra... É sobre o quê? Qual assunto?

XUÓINC – Acredita que eu não sei ainda. Quem sabe é aquele meu amigo, que está indo pro hotel... Ei... Xuinc... Me espera né.

Na portaria do Hotel...

XUINC – Olá, boa tarde... Pode ver uma suíte pra nós.

Atendente – Sim... Cama de solteiro ou casal?

XUÓINC – Solteiro é claro.

Atendente – Sim... Claro... Entendo... Deixe-me ver... Hum... Infelizmente não temos mais quartos vagos com camas de solteiro.

XUÓINC – Droga, não acredito. Onde tem outro hotel aqui?

Atendente – Não tem senhor. Somos o único hotel da cidade.

XUÓINC – Entendo... E pousadas... Pode nos indicar algumas.

Atendente – Senhor... Infelizmente não temos pousadas em nossa cidade. Só há mesmo o nosso Hotel.

XUÓINC – Sei... (Olha para Xuinc) – Vai vendo Xuinc, vai vendo a roubada...

XUINC – Desculpe rapaz... Mas que seja então uma suíte de casal.

Atendente – Com ou sem TV?

XUÓINC – Com TV amigo. Pode ser com TV. Por favor

Atendente: Sim... Claro... Entendo... Suíte para casal com TV... Claro... Deixe-me ver aqui... Hum... É... Estão mesmo sem sorte.

XUÓINC – NÃO ACREDITO PORRA. Vê qualquer quarto pra gente cara. Com TV, sem TV, sem cama, sem janela... to ficando louco.

XUINC – Calma, calma Xuóinc, vai ter um treco. Você tá deixando o rapaz nervoso, deixa-o trabalhar.

Atendente: Sim meu senhor, estou apenas trabalhando, este é o meu trabalho.

XUÓINC – Então trabalhe rapaz... Ache um quarto pra gente. Rápido, por favor.

Atendente: Sim... Claro... Entendo... Qualquer quarto... Claro... Deixe-me ver aqui... Hum... É... Felizmente estamos lotados e não há mais nenhuma vaga.

XÚÓINC – O QUEEEEEE???!!! Ele quer me enlouquecer Xuinc, ele quer me enlouquecer, eu vou acabar com ele agora.

XUINC – Calma, calma, pelo amor de Deus Xuóinc calma. Está deixando o rapaz assustado.

XUÓINC – EU QUERO ENFORCAR ELE SÓ UM POUQUINHO... DEIXA, DEIXA.

Atendente: Sim... Estou ficando assustado, realmente.

XUINC – Desculpe rapaz... Ele está muito nervoso... Estamos viajando desde ontem e ele que veio dirigindo... Coitado... Está estressado.

Atendente: Sim... Claro... Entendo.

XUÓINC – Maldita hora que aceitei vir assistir esta palestra, eu me odeio, me odeio, me odeio...

Atendente: Ah... Então estão vindo para a Palestra?

XUINC – Sim, sim... Porque?

Atendente: Nada. Apenas curiosidade. Qual é o tema da palestra?

XUINC – Ah... É muito interessante... Mas agora estamos com pressa. Precisamos encontrar um lugar para pousar. De qualquer forma obrigado e desculpe pelo mal jeito.

Atendente: Sim... Claro... Entendo.

Saindo do Hotel...

XUINC – E agora hein Xuóinc... Como vamos fazer?

XUÓINC – Sei lá viu... Sei que estou morrendo de dor de cabeça. Vamos até aquela farmácia. Vou comprar uma aspirina pra mim. E quem sabe lá eles indicam um lugar pra gente. Acho que aquele rapaz do hotel tava com má vontade com a gente...

XUINC – Pode ser.

Na farmácia.

XUÓINC – Boa tarde, pode me ver uma aspirina para dor de cabeça?

Atendente: Aspirina... Sim... Claro... Entendo...

XUÓINC – Ei... Você é parente do atendente do Hotel?

Atendente: Sim, como sabe?

XUÓINC – Não... Foi apenas um palpite. Quanto é?

Atendente: R$ 5,00.

XUÓINC – CINCO REAIS UMA CARTELA COM 4 ASPIRINAS???

Atendente: Não senhor, R$ 5,00 UMA Aspirina. A cartela sai por R$ 20,00.

XUÓINC – O QUE É ISTO? Vocês estão loucos?

Atendente: Temos que aproveitar o feriado né. Sabe como é né. Cidade pequena, apenas um evento por ano...

XUÓINC – O mesmo papo do cara do estacionamento.

Atendente: Ei... Além do meu irmão conheceram meu Pai também?

XUÓINC - ...Me faça um favor rapaz... Me vê logo duas aspirinas que estamos com pressa, precisamos encontrar um local para pousar. No hotel onde seu irmão trabalha não há mais vagas.

Atendente: Sim... Claro... Entendo.

XUINC – Por falar nisto... Não sabe nos indicar um local. Vamos ficar somente até amanhã cedo.

Atendente: Ah... Vocês vieram para a palestra?

XUINC – Sim, sim... Viemos, porque?

Atendente: Nada... Apenas curiosidade... É sobre o que hein?

XUÓINC – Rapaz... Se não se importar, por favor, indique logo o local, pois estamos muito cansados.

Atendente: Sim... Claro... Entendo... Bem... aqui na cidade não vão encontrar nenhum lugar... Só em Japupipará-Mirim da Serra mesmo.

XUÓINC – O QUE ???? ONDE??????

Atendente: Japupipará-Mirim da Serra, senhor. A cidade mais próxima daqui.

XUÓINC – Ah sim... Muito obrigado. Sabe informar como faço pra chegar lá?

Atendente: Infelizmente não senhor. Nunca fui lá.

XUINC – Nossa... Nunca foi a cidade mais próxima?

Atendente: Infelizmente não... Não tive oportunidade ainda. Mas meu Pai poderá lhes informar.

XUÓINC – Ok, obrigado... quanto lhe devo?

Atendente: R$ 13,00 senhor.

XUÓINC – Como ??? Cada aspirina não custa R$ 5,00.

Atendente: Sim. Mas há mais R$ 3,00 pela informação. Veja o cartaz ali na parede.

XUINC – Pague logo Xuóinc... Vamos... Estou louco pra me esticar.

XUÓINC – E eu louco pra te bater Xuinc... Queria muito te espancar agora.

Voltando para o estacionamento.

XUÓINC – Quer apostar que o cara não vai querer devolver o dinheiro que pagamos antecipado.

XUINC – Como você é pessimista hein Xuóinc. Por isso fica atraindo essas coisas ruins... Pense pra cima... Pense pra frente... Veja o exemplo daquele rapaz da farmácia... Nem nunca foi até a cidade mais próxima e mesmo assim parecia feliz.

XUÓINC – Claro... Vendendo aspirinas por R$ 5,00 a unidade... Até eu pularia de alegria.

Chegando no estacionamento.

XUÓINC – Olá... Por favor mocinha. .. aquele senhor que estava aqui, precisamos falar com ele, pois pagamos o período antecipado e infelizmente teremos que tirar o carro. Não tem mais vagas para dormir aqui no hotel e temos que procurar outro local.

Atendente: Sim... Claro... Entendo...

XUÓINC – Ele deve ser seu Pai né.

Atendente: Sim... É meu Pai.

XUÓINC – Então... Como podemos falar com ele?

Atendente: Bom... Será um pouco difícil, pois ele teve que ir visitar minha avó, que está muito doente, lá em Jupipará-Mirim da Serra.

XUÓINC – Ah, que ótimo!!!

XUINC – Veja como fala Xuóinc...

XUÓINC – Me desculpe, não quis dizer ótimo pela sua Avó... Mas é que estamos indo justamente pra Jupa... Jupip... Pra esta cidade aí.

Atendente: Sim... Claro... Entendo...

XUÓINC – Então... Pode nos explicar como fazemos pra ir até lá?

Atendente: Claro... Está vendo aquele posto de gasolina?

XUÓINC – Sim... estou.

Atendente: Passando o posto o senhor entra a primeira a direita.

XUÓINC – Sim, sim... sei.

Atendente: Depois o senhor segue por 93 quilômetros até chegar no trevo..

XUÓINC – 93 QUILOMETROS???

Atendente: Bem, tem um atalho que é só 87 quilômetros, mas a estrada é de terra e choveu a semana toda... Sei não se vai tá boa...

XUÓINC – Não, não... continue...

Atendente: Então, no trevo o senhor entra à esquerda, no sentido de quem vai para Juparápiri-Mirim do Alto...

XUÓINC – Isto... é pra esta cidade que nós vamos...

Atendente: Não... Não senhor... Os senhores vão para Jupipará-Mirim da Serra... Que é bem mais perto...

XUÓINC – Sim... Desculpe... Continue...

Atendente: Pois bem... Marque bem marcado... Vão rodar 146 quilômetros por esta estrada até...

XUÓINC – MAIS 146 QUILOMETROS???? Xuinc... Eu vou te matar.

XUINC – Calma Xuóinc, deixe a moça terminar.

Atendente: Então... Como eu ia dizendo... Ao final destes 146 quilômetros, avistarão um trevo que tem 6 bifurcações. Vocês deverão entrar na primeira entrada da segunda bifurcação da esquerda para a direita, sentido de quem vai para Jarapuarú-Mirim do Monte. Daí é só mais uns 40 quilômetros na serrinha de terra e pronto, chegaram em Japupipará-Mirim da Serra. Fácil né?

XUÓINC – sim

...

...

...

XUÓINC – Veja moça... Não temos outra opção né?

Atendente: Creio que não, senhor.

XUÓINC – Certo... Então lá pegamos a diferença do dinheiro que pagamos antecipado com seu Pai.

Atendente: Veja senhor, R$ 50,00 seria pela promoção da palestra... Aliás... Vocês vão para a Palestra né?

XUINC – Sim... Vamos...Porque?

Atendente: Nada não. Apenas curiosidade. Do que se trata esta palestra.

XUÓINC – Moça... Se não se importa estamos com pressa.

Atendente: Sim... Claro... Entendo... Então... Estacionaram aqui ao 12:00, agora são 16:00, portanto 4 horas, a R$ 10,00 por hora são R$ 40,00, mais R$ 10,00 pela informação são R$ 50,00. Estamos quites.

XUÓINC – R$ 10,00 A INFORMAÇÃO???

Atendente: Sim... Veja o cartaz na parede... Informação sobre o caminho para Japupipará-Mirim da Serra = R$ 10,00. Sabe como é né...

XUÓINC – Sim... feriado... cidade pequena...

Atendente: Exato senhor... Muito agradecida.

XUINC – Moça... uma pergunta.

Atendente: Sim... pode perguntar...

XUINC - A que horas você fecha o estacionamento.

Atendente: 18 horas, senhor.

XUINC – Correto. Xuóinc vamos até o carro, por favor. Tive uma idéia.

XUÓINC – Idéia? Tenho até medo.

Cochichando dentro do carro.

XUINC – Olha só... Já está super tarde... Temos que trocar o pneu ainda... A que horas vamos chegar nessa tal de japupi não sei da onde?

XUÓINC – É... Realmente tá muito tarde já.

XUINC – Então...A gente podia trocar o pneu... Daí iríamos comer alguma coisa... Vi um restaurante que parece muito bom... Daí a gente espera até umas 8 da noite e pula a cerca do estacionamento e dorme no carro... Não vai ter ninguém vendo mesmo... Que tal?

XUÓINC – A idéia parece boa.

XUINC – E é. Amanhã a gente acorda cedinho... Antes de chegar gente aqui... e pronto... Ainda por cima economizamos a grana do Hotel e dormimos num local seguro... hehehehe

XUÓINC – Isso mesmo... Até que enfim colocou a cabeça pra pensar...Vamos lá.

XUINC – Mocinha... Mudamos de idéia... Vamos deixar o carro aqui mesmo... Amanhã viremos buscar...

Atendente: Sim... Claro... Entendo.

Às 20:30...

XUÓINC – Vamos agora... Não tem ninguém olhando...

XUINC – Vamos.. Nossa... Que breu aqui hein, poderiam deixar pelo menos uma luzinha... E hoje nem Lua tem.

XUÓINC – Tá muito escuro mesmo... Não to vendo nada.

XUINC – Vem... Vamos pular agora.

XUÓINC – Vamos...

XUINC – Aí... Pulei... Put’z...

XUÓINC – Que foi...

XUINC – Rasguei minha calça nessa porcaria de alambrado... Vamos o carro tá pra lá...

XUÓINC – Esse aqui não é...

XUINC – Nem esse, nem esse... esse também não...

XUÓINC – Achei, achei... Ai... Caramba... O que é isso, o que é isso... arghhh...

XUINC – Que foi, que foi...

XUÓINC – Pisei em alguma coisa aqui... O que é isso... Puta que pariu...

XUINC – Que foi Xuóinc, pisou no que?

XUÓINC – É merda porra... Pisei num cocôzão de cachorro.

XUINC – Cocô de cachorro?

XUÓINC – E dos grandes cara... Um monte considerável de bosta viu... E fedida.

XUINC – Ué... Mas não tinha bosta de cachorro aí.

XUÓINC – É... Realmente não tinha...Put’z... Corre Xuinc...

XUINC – Correr... Porque?

XUÓINC – Corre cara... Corre que o dono da bosta tá vindo aí... Corre...

XUINC – Tô correndo... To correndo...

XUÓINC – Corre, corre, cor... aiiiiii...

XUINC – Que foi...

XUÓINC – Pisei noutra bosta... Mais uma... E outra... Tem um bando aqui Xuinc...

XUINC – Vâmo votá pro carro... Corre... Já tira a chave pra abri...

XUÓINC – Corre... Vâmo lá... Corre...

XUINC – Vai Xuóinc, vai...Aiiiiii

XUÓINC – Que foi...

XUINC – Bati num carro... Acho que quebrei o retrovisor.

XUÓINC – Se estes cachorros não te pegarem eu te pego Xuinc.. Eu te pego...

XUINC – Para de falar e corre... Abre o carro...

XUÓINC – Vem, corre, entra no carro, fecha a porta...

XUINC – Ufa... escapamos...

XUÓINC – Tá louco... que sufoco...

XUINC – Nossa... Que fedo... Joga esse sapato fora.

XUÓINC – Pode ter certeza de que quando tudo isto passar nós iremos acertar as contas, viu?

XUINC – Pára de falar Xuóinc... quero dormir para estar inteiro e aproveitar bem a palestra amanhã...

No dia seguinte, ainda no estacionamento...

XUÓINC – Mas mocinha... não dá pra fazer um desconto?

Atendente: Infelizmente não... Vejam... R$ 100,00 cada um pela noite que passaram aqui, mais R$ 50,00 por ter espalhado bosta de cachorro pelo pátio quase todo, mais R$ 150,00 pelo espelho retrovisor do carro daquele rapaz que vocês quebraram, mais R$ 150,00 de agrado por eu não denunciar vocês à polícia por invasão de propriedade privada e mais R$ 10,00 por informar onde fica o anfiteatro onde acontecerá a palestra. O total é mesmo R$ 560,00.

XUINC – Pague logo XUÓINC... Ou chegaremos atrasados na palestra.

XUÓINC – Não acredito que estou desembolsando toda essa grana... Não acredito... Eu me odeio, me odeio, me odeio...

Chegando no Anfiteatro...

XUINC – Bom dia... Pode nos ver dois ingressos para a palestra, por favor.

Bilheteiro: Sinto muito senhores... Mas a lotação está esgotada.

XUÓINC – Como assim... Esgotada... ???

Bilheteiro: Esgotada senhor... Todos os ingressos já foram vendidos e o anfiteatro está lotado... Infelizmente não poderão entrar...

XUÓINC – Mas não tem um jeitinho?

Bilheteiro: Bem... Vou chamar o organizador do evento... O senhor conversa com ele...

XUÓINC – Ok...

Organizador: Sim... Em que posso ajudá-los...

XUÓINC – Bem... Nós gostaríamos de...

XUINC – O senhor????

Organizador: Sim... Estou reconhecendo vocês... São os caras que me xingaram quando eu tentava avisar sobre o pneu furado... SUMAM DA MINHA FRENTE, IGNORANTES...

XUÓINC – O senhor tem toda a razão em nos tratar desta forma... Mas por favor,... Diga-me... Qual o tema desta palestra?

ORGANIZADOR: “Aprenda a planejar suas viagens com antecedência”