OLHA A PINTA!
Nesses tempos de calorão danado, as pessoas de pele mais clara e residentes nos climas tropicais sofrem mais riscos de doenças na pele, como a maior incidência de canceres, por exemplo.
E todos sabemos que os médicos vivem a nos orientar o uso de filtros solares, e claro, convém uma visita periódica ao dermatologista para a análise das diversas lesões de pele, principalmente das pintas negras (nevos planos) que podem se degenerar em melanomas, os mais perigosos tumores de pele.
E foi assim que ela foi ao consultório do doutor, aonde ocorreu o seguinte diálogo:
-Doutor, quero um check-up completo!
Mas sequer falou das tantas pintas que carregava pelo corpo todo e que estavam bem expostas ao olho do doutor. E o médico então direcionou a pesquisa:
-A senhora usa filtro solar para essas pintas?
- Pintas? Ah, uso não , doutor. Nasci com elas.Não tem problema, não!
- E não sabe que tem que usar? Tem problema sim, o de não usar.
-Ah doutor, não quero ficar branquela! A moda é ser bem moreninha.
-A minha moda aqui é ser saudável, retrucou o médico.
Então ele a orientou no seu blá blá blá de sempre.
-Vá ao dermatologista e use esse filtro de sessenta, o que eu também uso.
-Mas doutor, eu só tenho trinta e quatro anos! Doutor, o seu filtro é de sessenta, é? Mas...o senhor fez plástica?
Verídico.