A Vez da Jaca

Em um texto anterior falei sobre o limão (http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1928194) e me ví no dever de falar um pouco sobre a jaca também.

Se o limão é a mais injustiçada das frutas, a jaca é a mais sofredora!

Há quem diga que a natureza é perfeita, pois eu acredito que ela tenha cometido dois erros. Um deles foi o ornitorrinco, pobre bichinho estranho, nem ave, nem mamífero. Tem bico de pato, mas pêlos pelo restante do corpo. Bota ovos, mas amamenta os filhotes. Parece até que ficou com as sobras durante a criação! Afinal, o que é o ornitorrinco?

O outro erro foi a jaca. Convenhamos, uma fruta daquele tamanho (e de casca espinhosa ainda por cima) nascer numa árvore daquela altura!

Em minha opnião, deve ter ocorrido alguma espécie de linha cruzada cósmica entre a jaca e o morango.

O morango nascer num pomar rasteiro, tudo bem. Já a jaca, pendurada lá em cima!

Gostaria de saber se existe alguma estatística de pessoas atingidas por essa fruta?

As frutas em geral possuem certa tendência suicida, no auge de sua existência se lançam ao solo (particularmente eu acredito que isso se deva a falta de sexo, que nesse mundo vegetal fica por conta das flores, e nunca ouví falar de flores suicidas. Síndrome de Werther, é assim que definiria os traumas frutíferos!)

Mas a jaca não pode nem ser considerada apenas suicida... É kamikaze! Pronta para estatelar- se contra qualquer um que ouse invadir seu espaço, usufruir indevidamente de sua sombra!

Talvez essa fruta tão estranha não seja um erro afinal.

Pense em todas as atrocidades que cometemos contra a natureza, quem nos garante que quando passarmos dessa para melhor os jardins do Éden não estarão repletos de pés de jaca prontos para nos ensinar por toda a eternidade o motivo porque foram criados!

Loucura?!

Pois lembrem- se que por lá uma maçã já nos causou coisa pior!

Eleazar de Santa fé
Enviado por Eleazar de Santa fé em 26/12/2009
Código do texto: T1995931
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.