AMIGOS SÃO PACOTINHOS DE DIFERENÇAS!
Modéstia bem a parte, me considero alguém de muitos amigos.
Tenho amigos de muitos lugares, de longas e curtas datas, de várias idades, de várias cores, de várias formas, de várias religiões...e acreditem, até de vários partidos! AMIGOS SÃO AMIGOS, DIFERENÇAS...SÃO PACOTES INCLUSOS. É o que sempre digo.
Brincadeiras a parte, para mim o que realmente vale é a amizade, a grande virtude Bíblica que consta nos provérbios de Salomão: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro".
E nada melhor do que uma data como o Natal para que estreitemos nossos laços, para que nos aproximemos daqueles que nem sempre nos é possível um contato mais estreito do dia a dia.
E foi assim que ontem fiz alguns votos de Boas festas, alguns por mails, outros por telefonemas.
Antigamente me valia dos cartões de Natal, tão lindos que eram, para as mensagens de fim de ano. Mas agora...
Hoje estamos na era da informática e tudo nos é muito instantâneo.
Mas enfim, não parei para analisar nenhum contexto e fiz várias ligações até que...numa delas e na maior da animações...
'Oi, tudo bem, olha, Feliz Natal pra você!!"
Percebi um certo silêncio do lado de lá, e só depois constatei que ligava para um amigo Judeu...e ortodoxo.
Claro, a festa é Cristã...mas como ele é muito meu amigo, de fato nem lembrei do fato. Comtemporizei..."Ai, me desculpa, me esqueci!"
" Imagina!", me disse num laço de sorriso e me tranquilizando "boas festas pra você também"!
De fato,a despeito dos sincretismos culturais, a amizade é algo tão mágico que transcende até o tempo dos testamentos...
Em fracções de segundos nos foi possível até viajar pelo livro Bíblico apenas com os longos passos do coração...e depois nos permitimos retornar porque amizade, acima de tudo, é respeito às diferenças.
Afinal, nem Salomão colocou algemas na amizade, apenas a qualificou como virtude de valiosa grandeza.