A ciência das cores das cuecas
Recentemente fui tomado de assalto por um assunto que até então não me chamava a atenção. As cores das cuecas. Segundo o Dicionário Houaiss em sua versão eletrônica cueca é “peça íntima do vestuário masculino que consiste em um calção de tecido leve usado sob as calças.
A problemática surgiu em face do destino dado às cuecas depois de seu uso normal no dia-a-dia. Constatei que o mundo masculino se divide em grupos distintos classificados a partir desse destino.
Há os homens que após usarem suas cuecas tem o hábito de lavá-las no chuveiro, esses daí são exclusivistas. - ninguém toca em minas cuecas! É o lema deles.
Há os que após usá-las não se dão ao menor trabalho de saber o que acontece com elas depois que são tiradas do corpo até aparecerem de novo limpinhas na gaveta. Só sabem que sempre aparecem ali, vez por outra quando a, mulher, a mãe ou a empregada viajam as cuecas somem, mas quando elas voltam as cuecas voltam também. – Que merda, onde foram parar as minhas cuecas! É o seu jargão favorito.
Há aqueles que sem experimentarem a alegria masculina das “cuecas voltando” pra gaveta convencem-se de que cuecas são itens descartáveis e a solução é ter sempre cuecas novas na gaveta. Depois de usá-las o destino é o: foda-se! – Onde foi mesmo que eu guardei as cuecas novas. É o seu refrão nessas situações.
O fato é que o tratamento dado às cuecas depois do uso revela o caráter do indivíduo do sexo masculino. Sem dúvida a espécie de mais difícil recuperação é a segunda. Vejamos algumas situações do cotidiano.
Onofra, que bem pode ser a mãe, a mulher ou a empregada de qualquer um abre, na lavanderia da casa, a tampa do cesto de roupas sujas e se depara com aquela água-viva sebosa, mal cheirosa, geralmente azulzinha, branquinha, amarelinha, verdinho-claro e suas inevitáveis variações de manchas coloridas e fétidas ali colocadas pelo uso.
Como se não bastasse a visão e o cheiro nada agradável, o dito cujo dono da “cuequinha” repugnante em questão não tem a menor consciência de que a escolha das cores de suas cuecas pode trazer mais alegria ao mundo.
Imagine só o quanto seriam poupadas essas pessoas cujo carma é ter que lavar as cuecas desses filhos-da-mãe que nem têm consciência da “merda” fazem ( desculpem o trocadilho).
Por isso à partir de hoje prestem atenção às cores das cuecas que serão compradas. Optem pela pretas, pelas marrom-escuro, pelas verde-musgo, azul-marinho etc. Só a tranqüilidade de que diminuirão sensivelmente as pessoas que vão rir da sua cara quando lavarem a sua cueca já compensa a mudança de atitude.
Essa dependência edipiana de alguém para lavar suas cuecas coloca seu portador e franca desvantagem em relação dois outros tipos.