RELAXE E ERRE!!!






Recebi inúmeras questões de cinéfilos durante a semana. E enquanto não consigo responder a todos, sugiro que parem de se questionar e vivam mais! Saiam do cinema para respirar ar puro, tomar sol (ou chuva!). Enfim.... RE-LA-XEM!


Antes de passar aos erros, digo, respostas, fui orientada pelo meu advogado a colocar a seguinte advertência:



"RELAXE E ERRE" não se responsabiliza por qualquer opinião emitida (ou omitida) porque nem mesmo eu concordo com o que escrevo."




                VERIFIQUE SE A SUA DÚVIDA ESTÁ NA TELA:





- Existe uma cena muito intensa em " Um estranho no ninho" . O personagem de Jack Nicholson usa um travesseiro para asfixiar o personagem de um índio no hospício. Por que ele usou um travesseiro?

DOLCE VITA: - Questão dolorosa e de tirar, literalmente, o fôlego. Nas minhas saudosas aulas de antropologia, estudei uma tribo indígena americana denominada " DESPACHE" . A cultura dessa tribo determinava a morte por asfixia para todos os índios que perdessem o juízo.




- Woody Allen é pessimista ou só neurótico?

DOLCE VITA: - Atualmente apenas neurótico. A fase de suas obras de cunho pessimista resumiu-se à época em que ele fazia análise e pagava fortunas no final do mês. Depois disto ficou exclusivamente neurótico. Reza a lenda que, justamente por isso, ele só consegue patrocínio na Europa. Metade dos recursos adquiridos eram destinados ao pagamento da produção do seu tratamento psicanalítico. Bem, cada um com o seu analista! E como nem todos tem um como o meu, não ousem pedir indicação. As cotas estão esgotadas!




- O que Akira Kurosawa representa para o cinema?

DOLCE VITA: - Pergunta difícil. Acho que ele representa a filosofia do samurai no cinema: quem não o entende é porque perdeu a cabeça.




- Adoro musicais. Qual o significado simbólico de "Grease"?

DOLCE VITA: - Apesar de não ser alemão, "Grease" é um marco. Não há como negar a importância que este musical representa para entendermos melhor os significados simbólicos da rebeldia. Pense. Reflita. Como seria possível domar a rebeldia dos cabelos sem a brilhantina? Um filme obrigatório para a sua cabeça! Principalmente para os não calvos!




- Como posso opinar em uma discussão, onde todos acham um filme incrível e apenas eu discordo, sem parecer um ignorante herege?

DOLCE VITA:
- Penso que você terá que escolher: ignorante ou herege. Pessoalmente prefiro o papel do ignorante, afinal, a ignorância é uma benção em algumas situações e não queima nada além do seu filme!





'RELAXE E ERRE'  volta na próxima semana. Se a sua dúvida ainda não foi respondida saiba que continuará assim! Bom filme! ;)






(*) IMAGEM: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net


Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 09/12/2009
Reeditado em 09/12/2009
Código do texto: T1968429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.