Quem? Eu, teimosa?

"Absolutamente! Eu sou perseverante e persistente, isso sim. E se alguém disser o contrário, argumento até o infinito pra provar que tenho razão.

Só porque sou firme nas minhas convicções inabaláveis e irremovíveis, vêm me pregar este rótulo no meio da testa. Injustiça! Pois se afirmo e reafirmo e afirmo de novo o meu ponto de vista é porque tenho cer-te-za, não me venham com essas evidências do contrário só pra me contrariar.

Não tenho culpa se as suas evidências estão todas evidentemente erradas diante da clareza cristalina da minha argumentação. Que, aliás, é lógica e objetiva. Os outros é que não entendem os caminhos objetivos da lógica do meu raciocínio, tão simples e claro, todo baseado na mais pura dialética -- você diz não, eu digo sim; você diz sim, eu digo não. E digo quantas vezes forem necessárias, nem que a gente atravesse a noite e a madrugada inteira dialogando pacificamente, você afirmando e eu negando, ou vice-versa, ainda que a gente termine por esquecer o tema central da discussão civilizada. E, no que depender de mim, isso não é motivo pra que se encerre a bendita discussão. Nem mesmo o seu súbito mutismo obstinado irá me fazer calar.

A questão toda se resume na má vontade que os outros têm pra entender o meu ponto de vista. Assim como no prazer infantil que têm em me contradizer. Depois me culpam por terem me obrigado a repetir exaustivamente linha por linha da minha argumentação tão bem conduzida, com todos os ricos detalhes que corroboram a inegável verdade daquilo que digo. Pois, se não querem me ouvir e compreender, é necessário que eu, pacientemente, explique minuciosamente e volte a explicar e explicar e explicar... até que se faça a luz sobre o tema.

E não é que eu ache que tenha que dar a última palavra, de modo algum. Isso é uma inverdade! Quem há de dar a última palavra é o meu interlocutor. Naturalmente, desde que esta seja algo como 'sim, você tem razão'. Embora eu, razoável que sou, fique satisfeita com um simples 'eu desisto!'...

Teimosia é a de quem teima em afirmar que eu sou teimosa, ora! Ou você vai negar, hein?"

Assinado:

Telma Tey Mozinha

N.A. - A Telma é um personagem de ficção, embora todo mundo conheça alguém parecido. Ou mesmo tenha algo dela em si. Eu, inclusive. Mas só um pouquinho... ou vocês vão me contrariar, hein? :)

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 08/12/2009
Reeditado em 09/12/2009
Código do texto: T1966937
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.