Lições de trânsito

- Passe aqui Senhor Pederneiras. Na sala ao lado será o exame de visão.

- O que tenho que fazer?

- Olhar para a letra “A” e dizer: “ah!”

- Dizendo “A” posso dirigir e provo que não sou cego?

- Prova. Mas tem que dizer “A”, não vale “An”, Senão tem que pagar...

- Ah! E depois?

- Depois riscar garatujas faz a diferença.

- É o psicodélico? E depois?

- Dependendo da garatuja tem que pagar novamente...

- Tem que pagar?

- Tem que pagar. Mesmo com os mil já desembolsados?

- Por causa da teoria. Tem a teoria da qualidade no trânsito.

- Depois posso dirigir?

- Pode se dirigir ao banco que fica ao lado para as instruções práticas e pagar o “renach”.

- O quê? Quando vou dirigir o meu carro?

- Vai manobrar o “nosso carro” pagando. Manobrar em tempo limitado, cercado por olhos ávidos de lucro, e com verdadeiros índices de reprovação no terreno duvidoso da observação. Tudo para provar que o senhor Pederneiras sabe manobrar carro. O nosso carro. O senhor tem carro?

- Tenho.

- Não serve, tem que ser o nosso. Ele vem facilitado para...

- Para desligar com facilidade. Estou entendendo... E se o carro apagar?

- Seguirá pagando, pagando, apagando, até receber a carteira ou traumatizar de vez como muita gente faz. Gente fraca que não resiste a insuportável tarefa da reprovação com pagamento. Muita gente traumatiza, deixa o dinheiro todo e jamais volta. Sabe jogar varetas?

- Sei.

- Então buliu, tem que pagar?

- Buliu, tem que pagar.

**********

E assim seguimos andando, quer dizer, rodando...

**********

.