Gramática e Ortografia: coisocando a coisoca.

O verbo "coisocar", derivado do substantivo "coisoca", é o mais útil da língua portuguesa brasileira, porque funciona como coringa naquelas situações em que não conseguimos nos lembrar do verbo mais apropriado pro contexto.

Pode ser utilizado por operadores de telemarketing quando, no fim de um estafante dia de trabalho e depois de ouvir muitos desaforos e pancadas súbitas que interrompem a chamada, acabam se esquecendo do textinho decorado e têm que improvisar:

-- Nós estaremos coisocando a sua coisocação e, por favor, não desligue porque a sua coisoca é muito coisocante para nós.

É ainda amplamente utilizado por mães estressadas e seus filhos hiperativos:

-- Ô, menino! Pára de coisocar essa coisoca aí!

-- Ah, mãe, eu tava coisocando só um pouquinho... não ia quebrar essa coisoca, não...

No entanto, deve-se ter muita atenção e cuidado na hora de utilizar tanto o verbo quanto o substantivo em provas e testes de qualquer tipo e natureza.

"Dom Pedro Coisoca coisocou o Brasil em mil oitocentos e coisoca."

"A soma do quadrado das coisocas é coisocamente proporcional ao quadrado daquela outra coisoca."

Obs.: Note-se que, no segundo exemplo, o substantivo "coisoca" aparece também como advérbio de modo.

Não confundir estes verbo e substantivo com o vocábulo "coisa" que, apesar de semelhante, pertence a outra família etimológica.

Este é mais comumente utilizado como vocativo ou substantivo próprio, sendo, nestes casos, obrigatório o uso de letra maiúscula em sua inicial.

-- Ô, Coisinha! Leva aquela coisoca ali pra Coisa que tá coisocando lá na cozinha?

Aprendida a lição, não há mais como errar.

Boas leituras e boa escrita!

E lembre-se: "É coisocando que se coisoca."

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 23/11/2009
Reeditado em 23/11/2009
Código do texto: T1939342
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.