ÊPA,"PERAÍ"... VÃO MAIS DEVAGAR!
Eu ainda não entendi muito bem o porquê, mas essa coisa de se passar pelo tempo e pelos anos, a se contabilizar as idades, parece mexer com todo mundo, INDISTINTAMENTE!
Mas tenho pra mim que por aqui, é muito de cultural. Deve ser os ares dos trópicos...portanto, coisa de país tropical.
Conheço gente que prefere morrer a falar quantos anos tem. Parece segredo de Estado! Segredo que todo mundo descobre rapidinho.
Eu, por exemplo, tenho uma tia que não perdoa a idade de ninguém!- parece um calendário ambulante.
Falou de aniversário de amigos, vizinhos, artistas, políticos e parentes...não adianta querer esconder, pois ela liga seu software cerebral...e coloca a sua memoria RAM mais que alargada, para fazer contas e relembrar fatos ligados à idade de qualquer um . Mais precisa que ficha corrida de delegacia.
Bobagem querer enganar os anos...perto dela.Mas o tempo dela esqueçam...foi a única conta por ela deletada! Não fala nem para o médico.
E nessa semana conheci um senhor que ilustra o meu texto.
Numa conversa informal a mim se queixava que a sua memória não estava lá aquelas coisas...
Então, com poucos dedos, perguntei-lhe quantos anos tinha, sendo que sua irmã apressada foi logo respondendo..."ah sim, claro, ele é bem mais velho que eu, acho que ele já completou oitenta anos!".
Foi quando me surpreendi. De súbito ele protestou: "Êpa,êpa, peraí, nada disso, vê se vão mais devagar com o meu tempo...não sei porque todo mundo aqui em casa gosta de me envelhecer,tenho exatamente setenta e nove anos , dez meses e poucos dias, e é você quem já passou dos oitenta! Oitenta e um e dois meses e muitos dias!" A mamãe, que teria cento e dois, sempre me falava da nossa diferença...você nasceu bem primeiro que eu, foi no dia em que o vizinho da frente...e fundamentou todo o currículo do seu tempo...
E eu não pude deixar de lhe elogiar: "Isso sim é que é memória...e orientação temporo-espacial!"
Acho que, sem dúvida, encontrei um forte concorrente para a minha tia.
O tempo que se cuide desses dois!
VERÍDICO.