Astrologia do Recanto

Este texto é uma brincadeira. Até porque, na astrologia, a comunicação e a escrita relacionam-se mais ao planeta Mercúrio do que ao Sol, que nos confere o signo genérico.

Usei neste texto as características arquetípicas de cada signo. E é muito provável que o leitor encontre suas próprias características em mais de um tópico aqui mencionado, porque os mapas astrológicos em geral têm planetas localizados em variados signos e casas, cada qual com os seus arquétipos específicos.

Portanto, por favor, relevem. E, se possível, divirtam-se.

:)

Recantista Ariano:

Escreveu, não leu, o pau comeu!

Impulsivo, escreve antes e pensa depois, o que pode resultar em textos cheios de erros de digitação ou, então, em terríveis mal-entendidos -- pensa que está dizendo "a rota", mas o leitor entenderá "arrota!"... e aí a confusão fica formada.

É cheio de idéias brilhantes, mas nem sempre tem paciência pra desenvolver o que começou e termina o texto atabalhoadamente. Muda de idéia com frequência e rapidez.

Gosta de uma boa disputa, é bom de briga. Quando se dispõe a comentar, o faz com pressa, mas é apaixonado, incisivo. Lê os comentários aos seus textos do mesmo jeito apressado e fica muito bravo com o que considera como provocações. Aliás, faz leitura dinâmica nos textos em geral. Daí, haja mal-entendidos!

Adora ser muito lido e comentado, chegando ao ponto de ser do tipo "falem mal, mas falem de mim!"

Recantista Taurino:

Escreve criteriosamente, lê acuradamente, posta cuidadosamente...

Mas faz tudo beeem devagar, com muita calma e paciência, porque se importa e muito com o valor que irão atribuir aos seus textos. Por isso, costuma ser criterioso e gentil nos comentários que faz. E leva muito em consideração os comentários que recebe, sejam bons ou maus. Lê e relê os bons comentários como se fossem tesouros.

É paciente, perseverante. Mas também muito teimoso e dificilmente muda de ponto de vista. Não gosta de brigar, mas quando isso acontece, fica bravo como um... touro. No entanto, costuma verificar com cuidado e procura contemporizar antes de partir pras vias de fato.

Preocupa-se mais com a qualidade do que com a quantidade. Mas fica muitíssimo feliz quando é muito lido e bastante comentado.

Recantista Geminiano:

Escreve muuuito, lê bastaaante e posta um mooonte de textos.

Comunicativo, sociável, passeia por todos os estilos, embora seja mais chegado numa crônica. Muito curioso, inclina-se a uma boa fofoca, mas quase sempre sem maldade.

Bem humorado, jovial, adora uma piada, um besteirol. Por isso, dificilmente se aprofunda muito na escrita ou na leitura. Faz amizade com todo mundo!

É capaz de mudar de opinião e, por isso, pode passar por falso. Mas é apenas muito adaptável e maleável. Dificilmente briga. E, quando isso acontece, não é de guardar mágoa e perdoa rapidinho. No entanto, tende a ser debochado e sarcástico com aquilo que não compreende ou com o que não concorda.

Comenta tudo o que lê e gosta muitíssimo de ser comentado, não se importando muito com a qualidade, teor ou tom dos comentários que recebe. E faz muita propaganda daquilo que posta.

Recantista Canceriano:

Escreve com alma, lê com sentimento e às vezes posta um monte quando está alegre, às vezes fica dias sem postar nada...

Emotivo, sensível, adora escrever e ler poesias. Prefere os textos sentimentais.

É muito susceptível, por isso costuma achar que toda crítica é dirigida a ele. Emociona-se com os textos delicados e líricos, sofre com a desdita dos outros e procura consolar os tristes e os oprimidos. Tem uma memória fantástica, lembra-se de passagens que os próprios autores nem se lembram mais, bem como se lembra dos nomes de todos os colegas e de todos os seus textos. Ah, e não se esquece tampouco de quem o magoou.

Derrete-se com os comentários elogiosos e gentis que recebe. E magoa-se profundamente com os que julga agressivos, injustos ou maldosos. Comenta com emoção, com carinho. Ou com a mágoa velada. Chora com facilidade.

Recantista Leonino:

Escreve com grandiloquência, lê com o coração e posta só aquilo que julga será bem recebido.

Orgulhoso, passional, escreve com capricho, enfeita, pinta e borda e gosta muito de ser notado, de receber a atenção de todos. Quer estar no topo. E escolhe criteriosamente o que lê -- nada de baboseiras, exige qualidade, grandiosidade e brilho.

Gosta de liderar grupos e de ser o mediador nas disputas, mas não o faz com muita isenção porque julga mais com o coração.

Valoriza os comentários que recebe, ainda que sejam bajulação pura. Mas enfurece-se com as críticas recebidas, ainda mais se achar que são injustas. Protege e cuida dos seus. E fica muito aborrecido quando não recebe muitos comentários. Por seu lado, comenta com a implacabilidade de um juiz, vai direto ao ponto sensível -- se gosta, elogia, mas sem derramamentos; se não gosta, critica implacável e secamente.

Numa briga ou disputa, ele é o rei da cocada preta e o dono da verdade. Na dúvida, evite polemizar com ele...

Recantista Virginiano:

Escreve criteriosa, caprichosa e detalhadamente; lê idem e só posta quando acha que o texto está muito próximo da perfeição.

Crítico, detalhista, perfeccionista, costuma descrever em detalhe um milhão de pequenos fatos que gravitam em torno do cerne da questão. Asséptico, limpa as imperfeições, revisa cinco vezes, penteia e escova tudo. Seu estilo é um tanto seco, mas adora assuntos ligados à saúde, aos animais e à natureza em geral. Seus temas prediletos se relacionam ao cotidiano.

Comenta crítica e minuciosamente, aponta erros mínimos, é intransigente. Mas recebe críticas com alguma humildade, reconhece os seus erros e se envorgonha com eles. Desconfia muito dos elogios.

Não polemizem com ele -- é capaz de discorrrer por páginas e mais páginas, dissecando todas as minúcias de uma questão...

Recantista Libriano:

Escreve com capricho, lê apreciativamente e posta apenas depois de muita ponderação, isso quando consegue decidir postar.

Tem senso de estética muito apurado. Não gosta de grosserias ou de coisas feias. Prefere escrever e ler os textos que conclamam à paz, ao amor, à harmonia. Por isso adora poesias.

Muito indeciso, custa a chegar a uma conclusão sobre o que e como irá escrever ou comentar.

Comenta com diplomacia e elegância e espera receber comentários delicados e gentis. Deleta sem piedade os comentários rudes ou maldosos, mas fica angustiado ao pensar no que teria feito pra provocar semelhante reação num colega.

Foge apavorado das brigas e disputas. E se for chamado a mediar alguma, é capaz de ver razão em ambos os lados e contemporizar. Costuma ficar em cima do muro nestas horas.

Recantista Escorpionino:

Escreve enigmaticamente, lê com muita desconfiança e posta só de vez em quando.

Reservado, quieto, misterioso, não gosta de aparecer muito. Observa mais do que escreve. Gosta de assuntos místicos e religiosos ou de temas sobrenaturais. Seus textos costumam ser um tanto herméticos.

Comenta raramente e, quando o faz, seu estilo é obscuro e dúbio. Valoriza profundamente os comentários que recebe. Sente-se secretamente gratificado com os elogios e guarda rancores e mágoas com os comentários inamistosos, embora não demonstre.

Evite brigar com ele -- pode ser vingativo e jamais esquece uma ofensa. Mas também é capaz de proteger lealmente um amigo sem que este perceba.

Recantista Sagitariano:

Escreve com o intelecto, lê com o intelecto e posta com o intelecto.

Filosófico, curioso, estudioso e especulativo, ama as palavras e procura o seu sentido exato. Escreve naturalmente com perfeição acadêmica e muitas vezes preocupa-se mais com o desenvolvimento do texto, com as perguntas, do que com a conclusão, com as respostas. Lê sobre todos os assuntos, aprofunda-se, é uma enciclopédia ambulante. Em geral, costuma ser um tanto professoral, porque gosta de transmitir o que aprendeu. Relaciona-se bem com os colegas estrangeiros e, em geral, fala e escreve em mais de uma língua.

Tem fino senso de humor e usa a ironia quando quer criticar algo.

Comenta com justiça e sob um ponto de vista global, distanciado. Gosta de ser comentado, mas não se importa muito se não o fazem. E aprecia muitíssimo um bom debate sobre idéias, quanto mais polêmicas, melhor.

Recantista Capricorniano:

Escreve com racionalidade e objetividade, lê seletivamente e posta só o que considera que vale a pena.

Econômico e um tanto seco, usa poucos adjetivos e costuma ser sintético. Vai direto ao ponto.

Atrai-se por temas políticos e sociais. Não gosta de externar emoções e sentimentos. Prefere relacionar-se com os colegas que estão em posição de liderança ou de destaque. Aprecia a ribalta.

Pouco comenta e, quando o faz, é secamente econômico e objetivo. Não gosta de perder tempo com frivolidades ou bobagens. Aparenta pouco importar-se com os comentários que recebe, mas se entristece quando o criticam ou quando o ignoram.

Evita brigas, discussões e polêmicas. Sente-se mais confortável agindo nos bastidores, como a eminência parda.

Recantista Aquariano:

Escreve com originalidade, lê de tudo e posta compulsivamente.

Aprecia os trabalhos em equipe, participa de grupos, comunica-se com os mais variados tipos de colegas. Inventivo, sonhador, gosta de ficção, inclusive científica e tecnológica. Usa uma linguagem moderna, coloquial. Faz planos, sonha, busca alternativas e quer envolver a todos nas suas viagens. Às vezes soa um tanto errático, confuso ou porraloca.

Comenta quase tudo o que lê, é incentivador, mas nem sempre refere-se exatamente ao assunto que o comentado abordou. Gosta muito de ser comentado, ainda que os comentários pouco tenham a ver com o assunto ou que sejam pouco apreciativos.

Não foge de brigas, nem de polêmicas, mas não guarda rancor nem ressentimentos.

Recantista Pisciano:

Escreve com a alma, lê com o coração e posta qualquer coisa que ache interessante no momento.

Compassivo, condescendente, é pouco crítico e aceita a diversidade de estilos. Sente-se confortável na poesia, na prosa poética, nos textos fantásticos e insólitos. Costuma ser um tanto místico e religioso. Sofre com as mazelas alheias, procura ajudar. Lê todos os textos que puder e defende a liberdade de expressão. Distraído, nem sempre presta atenção no que lê ou no que escreve.

Comenta sempre que pode e o faz com muita condescendência. Aprecia ser comentado, mas não se aborrece quando não o fazem.

Brigas não são com ele. Ao contrário, é o bombeiro e pacificador. Seu lema é "paz e amor, bicho"...

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 29/10/2009
Reeditado em 29/10/2009
Código do texto: T1894133
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.