"DESAFORISMOS" E "DESDITOS POPULARES" DE A a Z (Q)
QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA O CORPO PADECE.
Tinha uns presídios americanos cujos presos eram levados às pedreiras para quebrar pedras na marreta. O capataz ficava falando isso o tempo todo para eles enquanto trabalhavam duro. Virou ditado. Hoje em dia o negócio ficou meio vulgarizado com muita gente tirando proveito da falta de pensamento fértil.
QUANDO O GATO SAI OS RATOS FAZEM A FESTA.
Ora, os ratos estão atrevidos demais! Já não respeitam os gatos que ficam só deitados impassíveis e apáticos. Devem estar satisfeitos os gatos.
QUANDO UM BURRO FALA O OUTRO ABAIXA A ORELHA.
E o pior é que ouve mesmo assim e depois sai por aí reproduzindo o que ouviu como se fosse sabedoria sua.
QUEM CALA CONSENTE
Tudo valerá a pena se a alma não for pequena ou a pena for muito grande
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.
Podem até dizer que no peito de um desafinado também bate um coração. Tenho pena do coração, mas me sinto mal e saio de perto mesmo!
QUEM CHEGA PRIMEIRO À FONTE, BEBE ÁGUA LIMPA.
Isso é um desestímulo à educação e à fraternidade. Custa não sujar a água para todos beberem?
QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO.
Regulamento de uma briga de igual para igual com ambos portando arma branca. Em desuso em função da supremacia da covardia das armas de fogo.
QUEM CASA QUER CASA.
Mesmo depois do divórcio e principalmente se o financiamento já estiver quitado.