Crônicas de Salatiel – a verdade

Salatiel era o rei mais ignorante da face da terra. Outro dia, chegou dois diplomatas de países rivais que pretendiam obter grandes lucros com Salatiel. Este perguntou Quem não é verdadeiro quem mente ou quem acredita na mentira? O primeiro falou lógico que é quem mente, o segundo quem acredita na mentira, claro, é menos verdadeiro. Salatiel gostou da resposta do segundo e mandou o primeiro embora. Verdade amigo, mas como sabia da resposta? Muito simples ,se precisou acreditar no que digo é porque não tem verdade dentro de si, e para eu falar no que falo é porque não acredito que é mentira o que penso. Se alguma mentira sair de quem diz foi por engano, se quem ouviu acreditou foi por não possui verdade em si, portanto não é verdadeiro quem acredita nas mentiras e sim quem mente. Salatiel perguntou, mas se não for engano e eu ter consciência do que falei é mentira, e ao fazer o ato, mentir, queira prejudicar o interlocutor das minhas verdades? Ai o problema seria sua intenção não sua mentira, pode prejudicar muito alguém contando apenas verdades e nunca mentiras, conta a sua esposa a verdade que ela pede, Salatiel interrompeu, opa , opa, vamos parar por aqui, está contratado.

SB Sousa
Enviado por SB Sousa em 23/10/2009
Reeditado em 23/10/2009
Código do texto: T1882383
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.