Lição de cidadania numa escola do interior!
O grande orgulho daquela escola do interior era a performance de sua turma de alunos iniciantes do primeiro grau, que cantava como ninguém os hinos alusivos as comemorações à pátria, e que fariam “corar de vergonha” uma recente intérprete maior do Hino Nacional Brasileiro, a internacional e brasileiríssima cantora Lanusca!
Esta fama correu todas as cidades vizinhas e em breve tempo chegou aos ouvidos do Secretário de Educação Estadual que rapidamente “engendrou” uma visita oficial até a cidadezinha e, conseqüentemente, à escola onde havia aquela preciosidade em termos de cidadania!
Aparato feito, toda a cidadezinha se mobilizou, fazendo com que aquela visita fosse o maior acontecimento da cidade nos últimos tempos.
Quando chegou à cidade, o Secretário de Educação acompanhado de toda a sua assessoria, fez questão de comparecer primeiramente a escola, onde já o aguardavam todas as autoridades municipais, toda a direção da escola, todo o corpo docente e, obviamente, todo o corpo discente, e mais, a população da cidade "em massa" e mais alguns convidados da cidades vizinhas!
Discursos iniciais feitos, após inúmeros e entusiasmados aplausos a todos os “discursantes”, o Secretário de Educação Estadual pediu um minuto de silêncio e proclamou:
--- Caríssimos! Agora eu gostaria de ouvir da boca destes
verdadeiros símbolos da cidadania nacional, o som do nosso Hino
Nacional!
Fez-se um silêncio sepulcral no recinto, chegando a causar até certo desconforto em todos os presentes.
O Secretário de Educação, com um sorriso já meio maroto, proclamou:
--- E então, criançada! Cantem o Hino Nacional Brasileiro!
Novamente o silêncio campeou no recinto e o desconforto tornou a assolar todos os presentes.
Nesse instante, o professor de música da escola discretamente aproximou-se do Secretário de Educação e cochichou-lhe algo no ouvido. O Secretário aquiesceu com um movimento positivo de cabeça e o professor postou-se em frente aos seus alunos, ergueu os dois braços em forma de regência e bradou:
--- Vamos lá, criançada! Ouvirundu ...
E um som de vozes maviosas infantis encheu o ambiente:
--- Ouvirum du Ipiranga, às margens plácidas, de um povo heróico
brado retumbante ...