A PROPAGANDA...funciona... e A PUBLICIDADE?...tambem?
A propaganda 'e para ''DIVULGAR"" o produto.
A publicidade 'e para '' VENDER '' o produto.
Uma das aulas que mais gostava, no meu curso comercial basico, era a de ''Propaganda e Publicidade" como divulgar e vender bem um produto.
O mestre-maestro professor Zelao sabia das coisas, era um humorista nato, conhecia tudo e de tudo e nao escondia nada de ninguem...mostrava tudo a todo mundo, e todos ''adoravam'' o que ele mostrava a respeito de propaganda e publicidade....tinha cada ''coisa'', cada '' curiosidade''!!!!...
A aula de Zelao passava assim ohhh!! num vapt-vupt...era um ooooohhhh!!! quando batia o sinal de final....todos queriam mais, mas Zelao a esta altura ja' estava cansado....tambem!!! pudera!!! 45 minutos ali ohh!! no esforco total e eram 3 aulas que ele ministrava, so' na parte da manha, mais a tarde, e a noite tambem.
Zelao era incansavel como mestre-maestro.
Tenho saudades...das aulas.
Uma das curiosidades que Zelao contou em aula:-
Havia uma senhora,casada, e bem casada com um bem dotado marido, e'....sim, dotado, ele recebeu um grande ''dote''da familia, era rico...e ela ,alem de linda, era ingenua-ingenua, tinha ate' o nome de Eugenia....
E como ele fabricava '' produtos'' diversos, ela passou a fazer propaganda dos produtos dele.... e depois a publicidade que ela fez dos ''produtos'' dele foi tao boa que todas, mas todas as amigas dela ''compravam'', usavam, usavam, e ele nunca teve reclamacoes no Procom nao....
Sentiram? aprenderam? que a propaganda, junta com a publicidade, 'e a alma do ''negocio'', e' a coisa que mantem o negocio em ''pe' ""? com propaganda e publicidade a coisa, o negocio, vai pra frente, se vai!!!...e ''como''vai!!!!
Agora falando serio, que nao estou rindo nao!!!,
Zelao soube antes de todo mundo, ele tinha um programa de radio, era locutor alem de ministrar aulas, que uma grande cia.de cigarros querendo aumentar suas vendas em ''milhoes'' de porcentos ..%...havia contratado ''lindas mulheres, lindissimas, a maioria..80%..loiras, charmosas, pernas longas, vestidos curtos, cerebros idem, bumbuns, sem butoque, que ainda nao havia, empinados, bem empinadinhos, apontando que nem flecha do sagitario para cacar estrelas no ceu.
Enfim, mulheres para brasileiro nenhum botar defeito, pois claro!!...elas nao tinha nenhum ate' entao, passaram a ter depois deste ""trabalhao"" que tiveram para aprender a ''fumar''.
Zelao explicava:- nestes tempos, mulheres que fumam em publico sao consideradas....''menos''...entendem?
Elas iriam trabalhar sempre em duplas, de duas, tiveram que explicar....duplas-de duas- entenderam?? no comeco nao...depois deixaram para la'..e ficou tudo bem..se davam bem, de bracos dados que nem dois ''sordados''...
E foram a luta para ''aprender'' a fumar em publico, nas ruas, cinemas, restaurantes, teatros, casas, hoteis e moteis, que ja' haviam sim senhor, igrejas, santuarios,lugares sagrados,onibus, bondes,.....as pestes do cao inundaram tudo com suas '' bocas de pitos'' vermelhas carmim...pareciam ate' vulcao bafejando, soltando ''fumo'' para todo lado....para cima e por baixo tambem....
Andavam pela cidade toda fumando, ''pitando'', acendendo com charme, com isqueiros importados, pedindo para passantes homens para ''acende-las''...
Senhor?...tem fogo? todos tinham, ficavam com fogo na hora...paravam...olhavam...acendiam... e elas nem ai, as danadas....na maior cara de pau!!
Fogo? para que fogo?
Para acender meu cigarro....
As mulheres ''abstemias'', so' em publico, porque no ''nao publico'', valha-me !!! soltavam mais fumaca que dragao...e tudo escondido, escondidinho...como se pudesse esconder cheiro..... e onde tem fumaca tem '''fogo'' e como tinha!!! ...as mulheres abstemias, se ''horrorizavam''.
Zunita!!! ce nao acredita menina!!! ontem tinha duas destas ai la' no consultorio medico fumando descaradamente no meio de todo mundo, credita? Me deu uma vontade tambem!!! vamos fumar um agora? la' no portao? so' pra ver no que que da"?
Deu o que deu....levaram uma ''carraspana'' dos maridos isso sim.. pobrezinhas!!!
A cia. tinha tambem alugado belos carroes, aqueles que as portas dianteiras abrem para tras, sabem quais eram nao?....ao abrir a porta e descer, deixavam ''coisas brancas, azuis, vermelhas e pior ''pretas' 'a mostra"" , elas ''manobravam'', nao dirigiam, manobravam, era o termo certo para elas, as danadas de gostosas, o que era outra ''novidade''...
Enlouqueciam os homens e as ''mulheres'' nao tao mulheres tambem, que naquele tempo tambem ja' existiam...e , todos, mas todos mesmos, queriam ''fumar'' daqueles mesmo ''macos'', ter aqueles carros, aquelas mulheres e tudo o que elas prometiam....amor, odor, bolor, fedor....viagens, iates, carroes, mulheroes...e outros '' oes'' que existirem.
As mulheres entao....ninguem segurava mais..se soltaram...se libertaram...fumavam agora em todos os lugares visiveis e invisiveis....acidentes comecaram a acontecerem....fronhas queimadas, colchoes, cama, maridos torrados, asfixiados..casas sujas, imundas, ''bitucas'' para todo lado, deixadas dentro de copos de restos do cafe', que outra coisa que aumentou foram as vendas de cafe'...era agora tambem para fazer ''boca de pito''...um gole..uma tragada...um gole ...outra ''estragada'' pelo ''fumo''...cafe e cigarro..bela combinacao para enfarte do coracao...mas elas ligam?? nem tao ai pra coisa!!!
Ninguem segurou mais....a cia.se salvou da falencia, e ajudou outras cias., por tabela, a sairem da crise..estao hoje por cima da carne seca...fofoqueiros/eras..falam que a rainha de um pais europeu 'e uma das grandes acionistas desta cia, nao sei se e' verdade, a verdade que sei e' que ''ela'', a rainha nao ''pita'' nem ''fuma''....cigarros, outras coisas tambem nao sei...nao sou intimo dela nao senhor!!!
Dizem...dizem...que logo depois desta ''arrancada'' publicitaria, esta mesma cia..se propos a pagar a divida do Brasil no exterior, em troca de 10 anos, gente 10 anos de isencao dos impostos!!!...o Brasil nao aceitou...o que ""manda"", pode ser ''bobo'', mas o Brasil nao 'e bobo nao!!!........ja' imagino? o quanto de $$$$$ entra la' na Capital? do imposto do ''fumo''?, nao 'e la' que mora o "" capital?? ""
Isto foi o que Zelao contou, e o que vi logo depois foi a confirmacao de tudo isso.
Ja' bem pra frente, avancando nos anos a TV mostrava de novo tudo isso e mais, agora acompanhado de lindos ''machoes'', machochos, machudos, fumantes tambem,e apregoava:-
Se voce, fumante, fumar desta minha marca vai poder ter tudo isto....comecei a fumar imediatamente.... um atras do outro....nunca tive..e quase tive o pulmao arrancado a forca, que por bem nao deixaria nao...
E teve a pior de todas....Se voce fumar desta marca...vai levar '' VANTAGEM EM TUDO''....ficou famosa esta propagande e publicidade...acabou com a carreira e a moral do que apresentava a ''dita cuja''..... que pena!!
E'...gente, as aulas do Zelao ficaram na historia e eu escrevi esta estoria....nem sei por que!!! o que eu tenho com isso?
nem ''fumo'', como posso ''vorta'' no tempo tanto assim...sera' que e' boa '' propaganda e boa publicidade '' para meus arremedos de ....escritor?
Acho melhor ir fazer uma '' boca de pito'' tambem...
Fumar adoiado...soltar, baforar na cara dos outros...que delicia de vinganca!!! se 'e, e' sim...fim.
****************************************************************************