http://princesa42432009.blogspot.com

ESPERTEZAS ESTUDANTIS


 
          Dia desses ouvi, numa mesa da praça de alimentação de um shopping, duas garotas contarem para uma platéia muito atenta como "enrolaram" determinada professora, durante as provas. A conversa me interessou muito pela "sabedoria" das duas que, ao invés de simplesmente estudar a matéria, passavam horas bolando as estratégias de como NÃO ESTUDAR PARA "AQUELA" MATÉRIA. Diverti-me muito com as asneiras que ouvi .
          Lembrei que enquanto frequentava os espaços escolares como estudante vi muita "malandragem" e aprendi algumas. O fato é que, na escola, nem todos gostam de estudar e sempre arranjam um jeitinho para se safar, se "dar bem" na hora da prova. Como professora, também vi e me diverti com muitas estratégias de equilibrismo para passar de ano. Mas cá pra nós, "se achar" esperto, dar volta em professor/a, trapacear na verdade a si mesmo faz parte do SER estudante. Atire a primeira pedra quem não aprontou alguma "Esperteza"...
        Lembrei também que não faz muito tempo, um amigo me disse que precisava construir um manual para um trabalho na faculdade e estava sem tempo. Perguntei se queria ajuda e brinquei:
       - Manual? Algo do tipo "passe de ano sem estudar"?
       - Isso mesmo! Algo inusitado, criativo, bem-humorado... imagino que os demais irão fazer manuais de produtos.. quero algo diferente.
          Na brincadeira, retornei seu email algumas horas depois e ele respondeu: "Rsrsrsr.. é EXATAMENTE isso!" Não sei exatamente  se usou o besteirol no trabalho... Esqueci-me de perguntar... Sei que já colou grau e certamente não utilizou nenhuma dessas " estratégias" para apresentar seu TCC, senão...

MANUAL DO ALUNO MEIA BOCA

CAPITULO I

DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS OU
DA ARTE DE FINGIR QUE SABE


* Encare seu interlocutor de frente. A segurança desarma;

* Mesmo que não saiba lhufas do assunto em pauta, não demonstre. Ninguém saberá, se você não contar. Faça afirmações do tipo: "ainda estou amadurecendo minha opinião sobre..."não devo me precipitar..." ou ainda.... "puxa, falei sobre isso agorinha..."

* Envolva sua platéia antes de qualquer apresentação. Sorrisos, tiradas espirituosas, elogios, fala suave são armas poderosas de sedução. Platéia conquistada é platéia atenta;

* Leve livros de 02 ou 03 autores diferentes que tratem do assunto da apresentação mesmo que você não os tenha lido nem pretenda. Deixe-os bem à vista. Fale da importância de consultar outras opiniões sobre o tema. Impressione defendendo a tese "daquele" autor(a) mas diga de forma diferente, porque (enfatize) entendeu diferente, no caso de alguém ter lido a obra citada(que azar!) e "ousar" lhe questionar: "O autor(a) disse isso"?

* Faça um sorteio (livro, revista, etc) imediatamente após sua fala. Isso cria um certo tumulto e diminui o tempo do debate;

* Agradeça efusivamente ao professor (a) e a turma a oportunidade de aprender mais, apresentando aquele trabalho. No mínimo seu gesto irá despertar surpresa e uma certa confusão mental nos professores e colegas que pensarão/dirão : ficou maluco!

*Se alguém ousar dizer que você caiu em contradição, saque um "ninguém é perfeito" ou cite Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulan te do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"... se insistir, olhe nos olhos e enfatize"eu quero dizer agora o oposto do que disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante e blá, blá bla...

* Se perceber na platéia que você não agradou, alegue um compromisso urgente e inadiável e suma por uns dias. Não dê a chance de ser desmascarado (a), pois não interessa a ninguém se você é uma fraude.


para o tema TRAPAÇA do site Anjos de Prata

Ps. Na rede há vários textos de "dicas" nesse nível, nada de original, portanto.A intenção do "Manual" foi brincar com a "esperteza estudantil" na hora de apresentar trabalhos.Minha vivência de aluna e professora já me fez "ver esse filme" inúmeras vezes, com variações, claro.