http://princesa42432009.blogspot.com
ESPERTEZAS ESTUDANTIS
Dia desses ouvi, numa mesa da praça de alimentação de um shopping, duas garotas contarem para uma platéia muito atenta como "enrolaram" determinada professora, durante as provas. A conversa me interessou muito pela "sabedoria" das duas que, ao invés de simplesmente estudar a matéria, passavam horas bolando as estratégias de como NÃO ESTUDAR PARA "AQUELA" MATÉRIA. Diverti-me muito com as asneiras que ouvi .
Lembrei que enquanto frequentava os espaços escolares como estudante vi muita "malandragem" e aprendi algumas. O fato é que, na escola, nem todos gostam de estudar e sempre arranjam um jeitinho para se safar, se "dar bem" na hora da prova. Como professora, também vi e me diverti com muitas estratégias de equilibrismo para passar de ano. Mas cá pra nós, "se achar" esperto, dar volta em professor/a, trapacear na verdade a si mesmo faz parte do SER estudante. Atire a primeira pedra quem não aprontou alguma "Esperteza"...
Lembrei também que não faz muito tempo, um amigo me disse que precisava construir um manual para um trabalho na faculdade e estava sem tempo. Perguntei se queria ajuda e brinquei:
- Manual? Algo do tipo "passe de ano sem estudar"?
- Isso mesmo! Algo inusitado, criativo, bem-humorado... imagino que os demais irão fazer manuais de produtos.. quero algo diferente.
Na brincadeira, retornei seu email algumas horas depois e ele respondeu: "Rsrsrsr.. é EXATAMENTE isso!" Não sei exatamente se usou o besteirol no trabalho... Esqueci-me de perguntar... Sei que já colou grau e certamente não utilizou nenhuma dessas " estratégias" para apresentar seu TCC, senão...
MANUAL DO ALUNO MEIA BOCA
CAPITULO I
DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS OU
DA ARTE DE FINGIR QUE SABE
* Encare seu interlocutor de frente. A segurança desarma;
* Mesmo que não saiba lhufas do assunto em pauta, não demonstre. Ninguém saberá, se você não contar. Faça afirmações do tipo: "ainda estou amadurecendo minha opinião sobre..."não devo me precipitar..." ou ainda.... "puxa, falei sobre isso agorinha..."
* Envolva sua platéia antes de qualquer apresentação. Sorrisos, tiradas espirituosas, elogios, fala suave são armas poderosas de sedução. Platéia conquistada é platéia atenta;
* Leve livros de 02 ou 03 autores diferentes que tratem do assunto da apresentação mesmo que você não os tenha lido nem pretenda. Deixe-os bem à vista. Fale da importância de consultar outras opiniões sobre o tema. Impressione defendendo a tese "daquele" autor(a) mas diga de forma diferente, porque (enfatize) entendeu diferente, no caso de alguém ter lido a obra citada(que azar!) e "ousar" lhe questionar: "O autor(a) disse isso"?
* Faça um sorteio (livro, revista, etc) imediatamente após sua fala. Isso cria um certo tumulto e diminui o tempo do debate;
* Agradeça efusivamente ao professor (a) e a turma a oportunidade de aprender mais, apresentando aquele trabalho. No mínimo seu gesto irá despertar surpresa e uma certa confusão mental nos professores e colegas que pensarão/dirão : ficou maluco!
*Se alguém ousar dizer que você caiu em contradição, saque um "ninguém é perfeito" ou cite Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulan te do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"... se insistir, olhe nos olhos e enfatize"eu quero dizer agora o oposto do que disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante e blá, blá bla...
* Se perceber na platéia que você não agradou, alegue um compromisso urgente e inadiável e suma por uns dias. Não dê a chance de ser desmascarado (a), pois não interessa a ninguém se você é uma fraude.
para o tema TRAPAÇA do site Anjos de Prata
Ps. Na rede há vários textos de "dicas" nesse nível, nada de original, portanto.A intenção do "Manual" foi brincar com a "esperteza estudantil" na hora de apresentar trabalhos.Minha vivência de aluna e professora já me fez "ver esse filme" inúmeras vezes, com variações, claro.
ESPERTEZAS ESTUDANTIS
Dia desses ouvi, numa mesa da praça de alimentação de um shopping, duas garotas contarem para uma platéia muito atenta como "enrolaram" determinada professora, durante as provas. A conversa me interessou muito pela "sabedoria" das duas que, ao invés de simplesmente estudar a matéria, passavam horas bolando as estratégias de como NÃO ESTUDAR PARA "AQUELA" MATÉRIA. Diverti-me muito com as asneiras que ouvi .
Lembrei que enquanto frequentava os espaços escolares como estudante vi muita "malandragem" e aprendi algumas. O fato é que, na escola, nem todos gostam de estudar e sempre arranjam um jeitinho para se safar, se "dar bem" na hora da prova. Como professora, também vi e me diverti com muitas estratégias de equilibrismo para passar de ano. Mas cá pra nós, "se achar" esperto, dar volta em professor/a, trapacear na verdade a si mesmo faz parte do SER estudante. Atire a primeira pedra quem não aprontou alguma "Esperteza"...
Lembrei também que não faz muito tempo, um amigo me disse que precisava construir um manual para um trabalho na faculdade e estava sem tempo. Perguntei se queria ajuda e brinquei:
- Manual? Algo do tipo "passe de ano sem estudar"?
- Isso mesmo! Algo inusitado, criativo, bem-humorado... imagino que os demais irão fazer manuais de produtos.. quero algo diferente.
Na brincadeira, retornei seu email algumas horas depois e ele respondeu: "Rsrsrsr.. é EXATAMENTE isso!" Não sei exatamente se usou o besteirol no trabalho... Esqueci-me de perguntar... Sei que já colou grau e certamente não utilizou nenhuma dessas " estratégias" para apresentar seu TCC, senão...
MANUAL DO ALUNO MEIA BOCA
CAPITULO I
DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS OU
DA ARTE DE FINGIR QUE SABE
* Encare seu interlocutor de frente. A segurança desarma;
* Mesmo que não saiba lhufas do assunto em pauta, não demonstre. Ninguém saberá, se você não contar. Faça afirmações do tipo: "ainda estou amadurecendo minha opinião sobre..."não devo me precipitar..." ou ainda.... "puxa, falei sobre isso agorinha..."
* Envolva sua platéia antes de qualquer apresentação. Sorrisos, tiradas espirituosas, elogios, fala suave são armas poderosas de sedução. Platéia conquistada é platéia atenta;
* Leve livros de 02 ou 03 autores diferentes que tratem do assunto da apresentação mesmo que você não os tenha lido nem pretenda. Deixe-os bem à vista. Fale da importância de consultar outras opiniões sobre o tema. Impressione defendendo a tese "daquele" autor(a) mas diga de forma diferente, porque (enfatize) entendeu diferente, no caso de alguém ter lido a obra citada(que azar!) e "ousar" lhe questionar: "O autor(a) disse isso"?
* Faça um sorteio (livro, revista, etc) imediatamente após sua fala. Isso cria um certo tumulto e diminui o tempo do debate;
* Agradeça efusivamente ao professor (a) e a turma a oportunidade de aprender mais, apresentando aquele trabalho. No mínimo seu gesto irá despertar surpresa e uma certa confusão mental nos professores e colegas que pensarão/dirão : ficou maluco!
*Se alguém ousar dizer que você caiu em contradição, saque um "ninguém é perfeito" ou cite Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulan te do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"... se insistir, olhe nos olhos e enfatize"eu quero dizer agora o oposto do que disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante e blá, blá bla...
* Se perceber na platéia que você não agradou, alegue um compromisso urgente e inadiável e suma por uns dias. Não dê a chance de ser desmascarado (a), pois não interessa a ninguém se você é uma fraude.
para o tema TRAPAÇA do site Anjos de Prata
Ps. Na rede há vários textos de "dicas" nesse nível, nada de original, portanto.A intenção do "Manual" foi brincar com a "esperteza estudantil" na hora de apresentar trabalhos.Minha vivência de aluna e professora já me fez "ver esse filme" inúmeras vezes, com variações, claro.