OS PRESENTES...baratos e caros.

Desde que eu e D.Maria I e unica nos conhecemos, la' nos idos de 28 de julho de l958, 51 anos portanto, eu com 14, ela com 13 anos, ja' na 1a.semana de ''namorico'' infanto-juvenil, de matines nas tardes de domingo no cine Real, la' no suburbio de Bonfim, e que meu pai e avo tinham me ensinado e muito bem, gostava de presentea-la com pequenos mimos, baratos, diga-se a verdade, mas eles me ensinaram que ''presentes caros'' nao pegam bem, elas ficam desconfiadas que tem algo errado.

Desconfiam, mas nao sabem o que ha' de errado, entao ficam na desconfianca, no olhometro, ate' pegarem. Quando pegam algo errado, dizem :- nao falei, que tinha tinha!!!, e nao e' que tinha mesmo???? sem vergonha!!!

Entao o negocio era um pacotinho de balinhas, gominhas, barras de chocolates e depois voce vai aumentando...um pequeno anelzinho bijouteria, um brinquinho idem, idem uma pulseirinha baratinha, e como elas gostam!!! deliram!!! mostram para todas as amigas invejosas do ''rico''namoradinho que ela tem, volta de novo para as balinhas, etc etc....passa de novo para as bijo, e assim vai indo, e bem...experimente e veras!!!

Flores...ahhh as flores!!! como elas gostam, como amam receberem flores com cartoes dizendo:- Te amo, te adoro...tatati tatata...enlouquecem!!! Viram o alvo da atencao da familia, dos amigos, e no trabalho entao!!! para-se tudo, ninguem quer mais trabalhar, querem ver, cheirar, apalpar, destruir o bouquet, o vaso...e ela ali, durona, levando para sua mesa, exibindo como um troufeu ganho na olimpiada do amor, e que amor!!!!

A primeira vez que enviei flores para D.Maria I e unica, minha mae ficou sabendo, fez um escarceu danado com meu pai, contou para minha avo, que ''escarcerou e escurracou"" meu avo, meu pai e a mim tambem...elas alegavam que nos treis, marmanjos de barba feita, nunca, mas nunca mesmo, lhes demos nem uma flor murcha, murchinha da silva....o pior:- era verdade!!!

Conclusao:- receberam, cada uma, 3 bouquets de rosas vermelhas lindissimas no dia seguinte, com cartoes de te amo, te adoro...colocaram na lata do lixo!!!!... bem na nossa frente.... se deram os bracos, sairam marchando e batendo as tamancas que nem dois ''sordados''...e rindo ainda por cima, as debochadas!!!....tambem nunca mais ganharam um bouquet, mas dezenas...que agora sim, ornamentavam a casa toda e exibiam orgulhosas para as amigas '' do peito'' e invejosas de plantao....foi longe a coisa por causa do meu 1o.bouquet para D. Maria I e unica, se foi!!!

E assim fui consolidando meu amor, cada vez mais forte, cada vez mais prendendo o coracao da minha eleita com pequenos mimos, perfumes baratos, lencinhos com suas iniciais...comprava uma caixa com 3 e ia dando um por semana, ela amava, adorava....uma vez fui a uma cidade no circuito das aguas, Serra Negra, trouxe-lhe um ''coelho da india'', todo encrespado, marrom e branco, tinha comprado por uma ninharia, sabia que ela iria gostar, e como gostou!!!

O pai dela, muito a contragosto e resmungando que so' vendo, eu chamava-o de ''sogrito'', vivia aos gritos com o coelho da india, acho que nao gostava dele nao!!! construiu um viveiro muito bom e Chico passou a viver feliz por la, eu e ela tambem, o meu amor...mas a mae dela ohhh!!! uma fera, um terror...queria ''matar'' Chico, claro!!!!! era ela que tinha que cuidar...toda vez que eu chegava no portao ja' ia gritando:-

Tem que tirar esta merda daqui....nao aguento mais, me da' um trabalho louco bla bla bla.....e eu :- amanha, sogrita, amanha!!! Sogrita so'gritava....amanha quando? este seu amanha nunca chega...e nunca chegou mesmo!!!!!

Chico nao era Chico....era Chica, deu cria dezenas, pareciam centenas, de pequenos coelhinhos menor que meu mindinho...ai sim que a coisa ficou nublada, escura pro meu lado, porisso o danado do cara na estrada me vendeu tao barato....o barato sai caro, e como sai!!!

Nao bastava uma merda agora temos dezenas de merdinhas, da' um jeito Zezito, da' um jeito, era D.Sogrita gritando...nunca dei!!!

Cresceu bonita aquela ninhada, meu amor amando a eles e a mim, sogrito e sogrita so' gritando:- da' um jeito Zezito, da' um jeito...deixamos crescer, distribuimos para toda a criancada do bairro...era um tal de bater palmas no portao o dia todo e ate' a noite, criancas com febre de vontade de ter um coelhinho, outras solucandos, outras deixando sogrita louca o dia inteiro, mas acabou, ficou um ou dois e Chica deu cria de novo...centenas, e ai sogrita ficou louca...louca de pedra, mas meu amor percebendo as intencoes da D.Maria II a louca, tirou Chica e escondeu....mas os filhotes o gato comeu...a louca abriu a porta do viveiro e a gataria fez a festa....mulher marvada, ruim que nem vara de marmelo batendo na bunda....que custava deixar crescer os pobres coelhinhos? Chica foi para minha casa.

D.Maria II a louca, ligou para minha mae....na hora, mamaezinha querida deu um jeito na Chica...foi para o bucheiro que passava vendendo miudos de boi na rua de casa....nunca mais vimos!!! meu amor chorou ate'!!!....viu que presente lindo que dei para ela? e nem era de ''grego'' nao!!!

Quando casamos, e assim que voltamos da lua de mel, que gracas a Deus nao foi de ''fel'', ja' na primeira noite que iamos passar em nossa casinha tao lindinha , que ela, meu amor tinha arrumando tao bonitinha...fui escondido, comprei uma rosa vermelha e sorrateiro, enquanto ela estava no banho, coloquei sobre sua fronha branca como a neve, foi aquele contraste...

Branco/vermelho/vermelho/branco...abajur lilas a meia luz, um tango de Gardel na vitrola, champanhe Moet Chandom no gelo, eu de robe branco felpudo, perfume Stiletto italiano, ela veio enxugando os cabelos castanhos dourados a meia luz, roupao felpudo rosa clarinho, um doce, cheirando a sabonete frances, de lavanda, e quando viu a rosa na fronha chorou...me amou mais ainda....tinha pago pela rosa $ 0,50 centavos e que efeito fez!!!...minha filha Silvia nasceu 9 meses depois deste dia...nao foi lindo?....um presente tao baratinho e ela me devolveu com um que nao tem preco. Nao sou esperto? troquei 5 por 5.000...

E assim transcorreram quase 20 anos de eternas felicidades...cheguei perto dos 40 anos, idade do lobo faminto que quer devorar gazelinhas delicadas sem do' e nem piedade...meu amor foi passar 15 dias na praia com todos meus filhos e filhas, fiquei so' e abandonado, nao pude ir por causa dos miseros $$$ que tinha que ganhar, $$$$ sempre $$$$, fiquei vendo navios e na janela de um deles vi passar uma linda secretaria, morena da cor do desejo...e segui junto de bote e ela me convidou para subir no seu ''navio''...subi e me ''regalei''...a viagem para o ''paraiso'' existe...eu provei...fui e voltei...voltei e cai na real e desobedecendo todas as recomendacoes de meu pai e de meu avo, comprei um anel de diamante e dei para meu amor...nem era aniversario de nada, mas dei...pra que fui isso fazer?

Quando abriu a pequena caixa azul marinho, de cetim branco por dentro e o anel fez ''' plim plim'' , brilhou que nem vagalume na mata escura, desandou a chorar...colocou a caixinha sobre a mesa e foi chorando para o quarto e '' blam'' bateu e ''lacrou'' a porta....dormi no sofa, que chovendo estava e Rex nao abriu a porta da sua casa para mim...

Dia seguinte nao levantou, nao abriu a porta do quarto, tive que me virar com roupas para ir para o escritorio....a tarde quando abri a porta de entrada da casa, correu pro quarto, corri mais rapido que o vento, segurei a porta e entrei...tentei de tudo, nao falava nada, muda que nem uma porta...chorava...solucava.

Por que amor?, por que? ...nada nem uma palavra...ate' que soltou:-

Ta' com culpa no cartorio, e'? ta'? fala, fala logo!!!

Agora era eu que nao falava nada, mudo que nem uma porta...e ela:-

Tem culpa de alguma coisa sim, se nao nao me daria um presente tao caro, tem dente de coelho nisso tudo, se tem..

Amor, nao 'e verdadeiro, e' bijouteria, como as outras joias que te dou eu paguei...nao me deixou terminar.

Bijouteria uma ova!!! levei hoje cedo no Seu Altamir e ele avaliou para mim....mais ou menos $ 1.500, fala, tem coragem de negar, bijouteria!!! sou boba nao Zelao!!!---iiiiiiichiii!! engrossou!! quando me chama de Zelao...sai de baixo!!! fui saindo..

Volta aqui Zelao...me conta tudo, tudinho, se nao, vou la' no seu Altamir e vendo por $ 100, quer apostar?

Amor, meu pai e avo me ensinaram...teima, mas nao aposta...nao, nao quero apostar....devolve, vou devolver onde comprei e ponto final.

Ponto final nada, vou esclarecer tudo, tudinho, bla bla bla.....fui tomar banho...bla bla bla....me troquei....bla bla bla sai, peguei o carro, andei a esmo....

Passei na porta do cemiterio da Saudades, tinha algumas bancas de flores abertas ainda aquela hora...fui na banca da Baiana, nao sei se voces sabem, mas no cemiterio, as flores sao bem mais baratas, saem pela metade do preco, principalmente se ja' estao comecando a abrir, murchar, entao sempre compro la' que bobo nao sou e meu dinheiro nao 'e capim nem nasce em arvores, ....

Comprei rosa vermelhas da cor da paixao, brancas da cor da paz, amarelas da cor da esperanca, violetas da cor roxa a cor do amor que nasce nos coracoes dos trouxas como eu, e miosotis delicados que nem ela, 2 cestas enormes de flores variadas, lindas, com laco vermelho vivo, vasinhos de bem-me-quer, boca de leao, enfim comprei um ''carregamento'' de flores por uma pechincha, um nadinha de nada de $$$$, bem baratas mesmos, Baiana ja' ia fechar a banca, algumas amanha teria que jogar no lixo mesmo, melhor pouco que nada...e para mim...melhor muito que nada.

O marido de Baiana colocou tudo na Kombi dele e fomos fazer a entrega....ele bateu...ela atendeu...ele descarregou aquele mundao de flores...encheu o alpendre...encheu o coracao dela de perdao...fiquei na esquina assistindo tudo....quando ele se foi, cheguei...recebi um beijo de todas as cores das flores e no dedo dela algo fazia '' plim plim''...tinha me perdoado...

Com muito brigou, com pouco me amou, nao foi lindo? e no assunto nunca mais se tocou...fiquei triste, mas sobrevivi e mudei e muito...as vezes dava presentes + ou - , as vezes comprados na loja de 1 real, made em china, e ate' utensilios domesticos cheguei a dar...ela odeia receber presente domesticos, quer coisas de uso pessoal, e so' para contrariar e manter a tradicao ''machista'' dentro de casa, dou.

Um dia das maes, entre varios presentes que comprei para os filhos darem, comprei um novo fogao e mandei com um cartao:- Para a melhor motorista de fogao do mundo.

Amassou com um martelo, todinho, sorte que tinha comprado em um brecho e paguei $ 10 reais por ele, era usado mas estava em bom estado de uso...ela diz que nao, que tinha gordura por todo lado, eu nao vi nada de gordura, gordura aonde? isto foi no sabado a tarde e no domingo cedo a criancada foi levando cada um seu presente....um sabonete Palmolive $ 1,00 -- um xampu contra caspa $ 2.50 loja chinesa, bom demais....um disco de musica sertaneja desconhecido $ 1,00 na feira livre....um gato de gesso, lindo, $ 0,50 na feira da barganha...se vissem a cara de alegria dela, gente, que linda, nem te conto...sorrindo amarelo para as criancas e olhando fulminante para mim....mas tcham tcham....surpresa!!! uma caixa linda de joia, dada por mim, abriu sorrindo....parou na hora, olhou para mim...vazia

Nao acredito!!! o cara da joalheria nao colocou...me roubou...ladrao...hoje nao abre, amanha 8 horas vou la'...ladrao sem vergonha...a criancada rindo....levaram-na pela mao ate' a geladeira...foram falando...ta' quente...ta' frio...ate' que ela pegou um abacate...quentissimo!!!! gritaram...eu tinha aberto, tirado o caroco, fechei de novo com palitos de dente....ela abriu e dentro um colar de perolas, do jeito que ela, meu amor queria...olhou para mim, nao disse nada por causa das criancas...coloquei, ficou lindo, mesmo de camisola....olhava para mim, desconfiada, desconfiada.

O dia passou, a noite chegou....na cama:-

Pode falar Zezito, to preparada para ouvir

Ouvir o que amor?

Sua confissao de culpa...tem alguma coisa para me dizer? nao me daria um colar tao caro se nao tivesse.

Nao tinha....nao disse, dizer o que? Qua o navio passou de novo? Passou... Que eu viajei para o paraiso? Viajei sim..mas nao tinha dado o colar por isso nao...dei porque ela merecia, e como merece!!!

Entenderam? acostumada a ganhar coisas baratas, quando ganha coisas caras, estranha, se estranha!!!!

Um dia ela recebeu uma ligacao do ''navio''fantasma , que vivia me assombrando, e a danada da ''passageira'' numero II e unica, deu toda a ficha...ela , meu amor, nao iria fazer muita coisa nao...afinal quem mandou se ''meter'' com homem casado, e ainda por cima, o ''homem dela'', do meu amor, mas o que pegou pesado e' que a passageira entregou que tinha um anel que fazia '' plim plim'' toda vez que a luz refletia nele....ai sim, a onca bebeu agua, e o bode chifrou, e fundo....tive que ir para casa de mamaezinha querida por 15 dias e mamae que e' uma santa, do pau oco, me colocou para dormir nos fundos, bem nos fundos, quase que Rex vai junto tambem.

Voltei, com cara de cachorro que peidou na igreja e finge que nao foi ele...mais 15 dias no ''ostracismo''...puts!! 1 mes no jejum!!! era demais....fui me justificar

Nao fui eu que dei o ''plim plim '' para a passageira nao...acho que ela comprou e....nao me deixou terminar

Zelao!!! aqui ta' o que voce me deu...to devolvendo...da' para ela tambem.............afinal estes aneis sao de ''di amante'' nao sao ''di esposas''...sao elas que merecem...sao as amantes...os aneis combinao com o nome que elas, as amantes tem...anel di amante.

Nao aceitei de volta nao, ficou, as vezes usa...fica linda com ele..principalmente quando faz''plim plim''.

Nada mais se falou....calados!!!

Continuo dando presentes baratos, chimfrimzinhos, gosta, adora, me ama com ternura....nao desconfia de nada, nadinha....tadinha!!!!!

Nunca mais viajei de navio fantasma assombrado, nem de longe vi a passageira numero II, mas viajei de trem...hummmm!!! de onibus...ai ai ai...de aviao....uau uau e de todos os tipos de transporte eu ja' viajei...todos tinham destino...Paraiso...continuo indo e voltando...voltando e indo.....to mais feliz assim.....

Economizo tanto que so' vendo!!!!...presentes caros? nem pensar!!! ....so' baratos e olhe la'!!!

ADORAM....AMAM DE PAIXAO... me divirto!!!!

ps: nao sou MACHISTA nao!!!....sou e' ECONOMICO!!!....e' bem diferente. Que? eu? pao duro? ahhh sai pra la'!!!

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 21/09/2009
Código do texto: T1822039