O BOM E VELHO...PORTUGUES

Nesta fase de minha vida que surpresa que estou tendo!!! para mim foi tao facil aprender a falar o portugues, minha mae, meu pai, meus avos, parentes, amigos, falavam uma vez so'comigo:-...mamae...mama...papai..papa...e na proxima vez...mamae...mamae...papai...papai...foi vapt vupt!!! aprendia rapido, repetia, falava, formava frases e nunca parei mais, so' no escrever, na gramatica e' que fui ficando para tras, bem para tras...mas deu-se um jeito e da' ''pro gasto''.

A minha surpresa vem agora que estou morando no exterior...1-quando estou em publico e falo com alguem da minha familia, na linda maravilhosa lingua de Camoes ( nem o deixe ouvir os erros, barbarismos que falamos, se nao vai se virar la' com Sao Pedro para descer e me ''ensinar'' na porrada a falar e escrever....bem e .... correto..Deus o conserve por la'...nao vem nao seu Camoes!!!...fica ai relendo os ''Lusiadas"" e corrigindo seus erros que sao enormes...toma tempo..use-o rsrsr)..e algum gringo escuta e pergunta:-

E' frances? italiano? parece espanhol mas nao e', e'? que lingua e' esta? E- x -tranha?..........e', e' extra terrestre!!! ahahah

mas doi, se doi, doi na alma e entao resolvi...Vou ensinar portugues aos gringos.

Meu Deus do ceu me ajude!!! Sao Longuinho do pau oco!!! dos 100 alunos iniciais, so' estou com 10 e 9 querem desistir...perdi tudo do corpo, cabelos, pelos e ate' os pentelhos, de tanto puxar, arrancar.....e prometi ao unico que vai restar, que nao vou cobrar mais nada, ele ficou de pensar, nao deu resposta ainda, esta em duvida....de que? de graca, e ainda pechincha? ingrato!!!!

Todos, mas todos que desistiram, declararam na folha de saida....''muito dificil.''.... dificil o escambau!!! aprendi facil, facil, em menos de um ano de idade eu ja' falava, em 2 rabiscava e com 7 escrevia o A B C..dario..inteiro e soletrava... ce a esse a ...casa... v-i - a - v- u -l- v- a - d -a- v -o- v- o'....ops...vi a uva da vovo'....e nunca mais esqueci..O que mesmo que nunca mais esqueci? ahhh!!!! lha lhe lhi lho lhu....ca ce ci co cu....credo!!! palavrao nao!!!..........nha nhe nhi nho nhu...A gringaiada se ''cafudindo'' toda...onde usamos isto? nha? em minha.. lha? em ..filha , e assim por diante...Senhor!! aprendi tudo isto? em tao pouco tempo? entao gringaiada? , vamos ou nao aprender? NAAAAAOOOOO!!! e se foram os ingratos, marrudos!!!

Sabem do pior? Asheli, a ultima aluna mulher feminina a sair, uma gringa gostosa,( existe?), se apaixonou pelo portugues/angolano, negao gente fina, Antonio Maria, meu auxiliar, juntaram os trapos e as trouxas, entenderam "" trapos/sacos..trouxas/os dois""?..ainda bem!!! foi a unica coisa que se aproveitou da minha tentativa de ensinar a conhecerem e bem o portugues...ninguem quis saber de nada com o portugues...tentei ainda levar em alguns lugares que se fala o vernaculo por aqui...nada, nadica...as meninas sim se interessaram pelos Joaquins, Antonios, Joses Marias, e os rapazes ficaram meio assim assim com as Marias, Marias Joses, Antonias e outras meninas...mas o negocio deles era a dificuldade que tinham com a lingua...""probremas'' de lingua presa, dificil de soltar, tinham como que a""lingua"" um tanto dura.

Desisti!!! acabou o curso ...quem quiser conhecer, saber do Portugues que va' para ...Portugual, jardim a beira mar plantado, terra boa...saudades de la'...das cachopas, de uma casa portuguesa com certezzzzza...eu nao me chamo Jose Malta a toa!!...ops!! Jose tudo bem, bem portugues mesmo...mas Malta? Ilha de Malta, fala-se o ''maltes'' por la', os ingleses colonizaram, os arabes,os franceses, os espanhois, os italianos.

Viiiichii!!! tem historias e estorias esta ilha de Malta..mas de portugues o que tem? sei la'!!! mas sou Malta de pai, avo, bisavo, tataravo e outros ''vos'' e sempre falaram que eramos ''portugueses com certeza'', comedores de bacalhau da Noruega, vinho do Porto...arre!!! alguma coisa nacional!!! sardinha na brasa, dancar o vira, ouvir chorando um bom fado, entao como arrancar o bom e velho Portugues do meu coracao? Impossivel!!!

Mas o ""desgramado"" do negao gente fina portugues/angolano, Antonio Maria, sarrista mais que brasileiro da pa' virada, um pqp ou fdp...quando lhe contei sobre isto, junto com sua gringa gostosa ( gostosa? so' tem peitos, nao tem bundas...e' bem gringa mesmo!!!) gargalhou, e como ela nao entendia nada, exclamou alto e em bom som para todos da sala ouvirem,numa mistura de portulano, portugues com angolano, sotaque horrivel, mas tambem ninguem entendia nada...:-

Ahhh!!! mestre sala Zezito queires arrancar o boom e velho Portuguex do curacaoo? por que? estais a ama-lo? como se chama o gajo? Manuel? ou Juaquim?.......e ria..de que ? piada sem graca soh!!!!!!!

Sai pra la' tu que tens o nome de Maria no meio, gajo debochado!!! sou espada...."" e esse pe a de a ""...essspaaadaaooo!!! viu?

Assim num da'!!! Com brasileiro, portugues ou angolano nao se pode falar serio...levam tudo por tras...ops!!! sao sarristas demais e a lingua permite, entao ja' viu ne?

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 20/09/2009
Código do texto: T1821501