OUTRA DO MANÉ


O Mané era um sujeito quieto, submisso, tranquilo e anda tão diferente agora. Talvez seja por causa da Tonica. Ela tanto bate nele que já quebrou costelas, queixo, dentes e até o pino de titânio da perna do coitado. Para falar a verdade, acho que até a personalidade rachou em mil pedaços.
Hoje ele é multifacetado e creio que nunca mais vai emendar-se. Quem descobriu o estrago foi o Analista de Bagé, aquele amigo do Luís Fernando Veríssimo. Só descobriu, não conseguiu emendar, nem remendar. Ainda está tentando, às vezes o Mané vai lá no sul consultar, mas não adianta nada, acho que fica mais atrapalhado. Mais pobre, eu tenho certeza que fica. Gasta muitos contos pra deitar naquele pelego.
Temo por ele, acho que a qualquer momento pode transformar-se em uma fosforescente e saltitante gazela.
Cá entre nós, acho que sei o que é. Creio que é má influência, só pode ser... Diz-me com quem andas que te digo se vou contigo.
A verdade é que o coitado do Mané muda constantemente, assim como que por encanto e ao bel-prazer da diabeta da Tonica e da comadre Prenda.
O bom observador até diria que a cada causo é um Mané diferente. De fato, o Mané muda, mas as comadres continuam as mesmas. Vá lá a gente entender...
O causo é que ele anda dando uma de intelectual, passeando no Recanto das Letras, que nem conheço muito bem, mas diz que é um sítio na internet, onde têm muita gente que escreve bonito. E o Manezinho safado, louco para colocar um chapéu de vaca na comadre, resolveu escrever bonito também e aproveitar para conhecer as moças que andam por lá.

Entretanto, Mané é Mané... E, sem cerimônia nenhuma, sem perguntar nadica de nada, adicionou Doce Estricnina, uma jovem senhora do Recanto, no MSN.
E com sutileza elefantina começou o blá blá blá:
- Olá, Doce Estricnina, tudo bem?
-Tudo bem e você como está?
- Muito bem! Melhor agora com você, meu anjo. Posso chamar você de Nina?
- Sim, qual o seu nome?
- Mané Brasileiro, 40 anos, moreno, 1.80m de altura, 85 kg, cueca Zorba, escritor, grande empresário, leonino, sozinho, Skol, gosto de escrever, dançar e de xzyklogjjhd muito! Também tenho um... coração muito duro e grande.

A Doce Nina, muito mais nina do que doce, depois de levar aquela metralhada esclarecedora e com a simpatia que lhe é peculiar nos dias de TPM, acrescida do calor de um iceberg, respondeu:
– Aham.

E o desavisado Mané, continuou:
– E você?
– Eu? O quê?
– Como você é?
– Sou séria, gosto de ler e escrever.
– Só?
– Não é o que interessa? Você não é do Recanto?
– Sim, mas queria saber como você é fisicamente.
– Sou velhinha, gordinha e baixinha, satisfeito?
– Hahahahahahahaha! Está tão bonita na foto...
– Fotoshop. Você é azul?
– É o ícone! Você só pode estar brincando...
– Não brinco em serviço.
– Hahahaha. Fale mais de você...
– Surda, catarata, rugas, celulite, flacidez, dor no joelho, uma pequena cicatriz que começa na face direita, logo abaixo da sobrancelha e vai até o calcanhar esquerdo.
– hahahahaha Divertida você, o que você faz?
– Antigamente eu trabalhava, depois acertei na Mega.
– Nossa! Que maravilha! Que idade você tem?
– 75 anos, 11 meses e 10 dias... Mas pareço exatos 98!
– É o meu número! Quando vamos nos conhecer?
– Ué... Vamos?
– Claro, sou romântico, carinhoso, gosto de... Você gosta?
– Muito! Uma vez a cada 5 anos e de camisinha. Duas!
– Perfeito! Percebo tanta afinidade entre nós dois... Quero te ver!
– Ando ocupada. Não dá.
– Como assim? Vida mansa... Só se for contando dinheiro...
– Que dinheiro?
– Não ganhou na loteria?
– Ihhhh faz tanto tempo... Agora estou desempregada e procurando um marido rico... Não tenho um centavo, devo duas velas e meia pra cada santo e tenho onze filhos para sustentar. Aliás, são quinze, mas tem quatro na prisão. Posso encontrar você amanhã?
– Yga6ergkoj7ry7efjpoi! PQP!
– Ahhh! Que azar! Caiu a conexão...

Ihi hihi! Mané é Mané!


* Imagem Google.

MARIA IACI
e
Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 18/09/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1817749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.