O DIA EM QUE O MANÉ SUBIU NAS TAMANCAS

O nosso genial e querido amigo Wilson Pereira foi tão feliz com a publicação da Lei Mário da Penha, que se tornou nossa fonte de inspiração e imortalizou o nosso Mané, que voltará sempre que tivermos um bom causo para contar. E hoje, eu e Maria Iaci , temos o que contar...
*

Cá pras bandas do sul, onde já faz muito tempo que as prendas usam faca na bota, aconteceu um desentendimento entre uma comadre da Tonica e do Mané e o próprio, um causo nada sério, mas digno de ser contado porque, se não fosse verdadeiro, poderia ser confundido com piada de dinamarqueses.
Andava o Mané lá por Brasília, passeando meio desocupado, quando resolveu fazer contato com as prendas dele do sul.
Mas não é que o danado do Mané, um sujeito arreliado, conversa vem e conversa vai, se tomou de orgulho e enfureceu com a prenda dele?
E a coisa foi complicada, eles falavam do Dante e das bichas...
E o Manezinho, todo senhor de si, logo lascou pra prenda:

– Sou descendente de portugueses e não gosto de bichas. É que meus antepassados são trasmontanos... Sério.

E a prenda, espirituosa e valente, que nunca perde uma piada e que também não quer perder o Mané, até tentou ser cuidadosa e, entre risadas, replicou:

– Ou não sabes o que são as bichas lá em Trás-os-Montes, ou isto é uma bela de uma confissão e uma bela surpresa também... hahahahaha.

Minha nossa senhora do crêu, o homem enlouqueceu! Ficou uma fera! Acho que aprendeu com a Tonica.
A prenda dele, de longe podia imaginar os verdes olhos do Mané faiscando de raiva. Ela quase molhou a pilcha e tremeu de medo, não do Mané, mas de engasgar com a risada, quando leu o aviso feroz:

– Vou pegar um avião e ir até aí te dar uma “porrada” e não tem Maria da Penha que me segure.

E continuou:

– Qual é? Você está obviamente duvidando de minha masculinidade... PÔ !

A prenda, que dá um boi pra não entrar numa briga e uma boiada pra não sair dela, hoje era só paz e alegria. Ela sabe que, como ela, às vezes o Mané honra a descendência. Então, buscando a reconciliação respondeu alegremente, mas louca pra esfregar-lhe o dicionário nas fuças:

– Hahahahahahahahahaha!!!... Deixa de comprar briga comigo, guri, consulta os parentes portugueses ou o dicionário. Em Trás-os-Montes, bicha é a "preciosinha", órgão sexual feminino. Declarastes que és descendente de trasmontanos e que não gostas de bichas, queres que eu pense o quê? Hahaha!

E a prenda, depois de uma pausinha risonha, continuou:

– Ainda declarei-me surpresa e cogitei da possibilidade de não conheceres o sentido. Mas pega esse avião e vem! A prenda tua te dá umas bifas e te manda de volta na mesma hora! Hahahaha! E ainda te junto aos mocréios! Pô!!! E não demora!

O Mané demorou um pouquinho, mas arrumou uma saída, culpou o santo avozinho:

– Confesso minha inguinorança com relação à língua portuguesa lá deles, vovô era muito pudico e não me ensinou... Bem... mas, já que comprei a passagem, vou aí, me aguarde... Eta, bicha feroz!

E a prenda dele, que de flor de laranjeira não tem nada e até já ajudou a comadre Tonica a arrumar uma boa desculpa para surrar o Mané, não se acabrunhou e mandou ver:

– E traz a jaca! E já! E mesmo assim não vai faltar bifa pra ti!

Até agora, “porrada” nenhuma, amanhã não sei... O Mané ainda não apareceu no sul, todos permanecem vivos, só não sei o que vai ser quando encontrarem-se lá por Brasília...



*Agradecidas pela grande inspiração, convidamos ao Wilson para ser o padrinho do nosso protagonista Mané. Ele é um bom menino e sua personalidade multifacetada vai permitir que conte muitos e muiiitos causos divertidos por aqui, antes de ganhar o mundo.

** Imagem Google

Maria Iaci
e
Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 14/09/2009
Reeditado em 24/09/2009
Código do texto: T1810604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.