MIGUILIM CONVOCADO PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDICAL
Fizera 18 anos em 1940 e naquele mesmo ano, recebera um telegrama. Boa notícia não era. Não tinha nenhum parente rico morando em lugar distante que lhe pudesse deixar uma gorda herança. Todo seu povo era daquela redondeza, às margens do rio Riachão, no município de Picos.
Partiu cedinho, nas primeiras horas da segunda-feira, pois precisava apresentar-se no Rio de Janeiro, antes,porém, tinha que vencer 49 km. a pé, a fim de buscar recursos financeiros em Picos, através do Cel. Francisco Santos.
Não se tratava exatamente de buscar recursos certos. Ia pedir dinheiro para a viagem.
- Coroné, fui chamado pra guerra...
- Pois vá, é sua obrigação.
- Mas eu queria um dinheiro pra viagem!
- Queria, então não quer mais...
E metendo a mão na algibeira, o coronel deu-lhe meia pataca. Era pouco, o suficiente para comprar uma cana na feira .
Triste, Miguilim aproximou-se do mercado público e comprou um pedaço de cana, descascou-a e passou a chupá-la, jogando ali mesmo o bagaço.
De cócoras como estava, viu diante de si um menino sujo, sem camisa e vestido numa calça de suspensório, também suja. Era Bertim, filho do Coronel.
- Moço, me dê uma rodinha...
- Quer certo... e riscou com a ponta da faca um círculo no chão. Tome sua rodinha, meu fiii...
...
P.S.
Caro poeta, sinto-me, de certa forma, constrangido em comunicar que o nobre escritor perdeu-se no aspecto temporal de sua narrativa, pois, de conformidade com o que Gabreira
apresenta em seu título As Moedas Brasileiras ( Internet) a primeira moeda a circular no Brasil, desde o início da colonização, foi o réis, unidade monetária de Portugal nos séculos XV e XVI. Nosso país só conheceu sua segunda moeda em 1942, quando entrou em circulação o cruzeiro. Portanto, com base em Gabreira, a moeda oficial brasileira em 1942 era o cruzeiro e o senhor fala em pataca dos anos 40. Enviado em 14.09.09 por Lindomar. Recanto dos Poetas para o texto MIGUILIM CONVOCADO PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
...
N.A.
Caro Lindomar.
A expressão meia pataca significa quantia insignificante. Ainda assim, o texto preserva o aspecto temporal, pois a pataca era moeda portuguesa e se de cobre, valia 40 réis, se de prata, tinha outro valor. Esta moeda circulou no Brasil em 1940 . Substituída pelo cruzeiro, a pataca perdeu seu valor monetário naquela mesma década.
Obrigado pelo contato