PICAR A MULA....


                                     Quando era menino la' na fazenda do meu avo, e toda vez que entrava na cozinha e Mae Bene e as outras mulheres estavam cozinhando, e eu com uma ''bruta'' fome e ja' ia ""roubando"' pedacos de algo para comer, ouvia:-

                                     -Minino isfomiado...gulosu...pera pra hora di armoca, si comi agora perdi a fomi e num armoca direitu e fica cum fomi di novo..pica a mula daqui...vai... vai brinca no quintar.. e eu ia e saia comendo sempre um pedaco de pao enorme, com oleo de oliva e sal...mas nao matava minha fome nao!!!! agucava mais ainda e picava a mula dali.

                                     Picar a mula!!! Pica a mula daqui!!! Picava a mula dali!!!...Vai..Vai picar a mula....que termos...que Portugues diferente nao?

                                     Dias passados, ja morando no exterior, falei para um dos meus netos:-
 
                                    Breno,para com este barulho de guitarra de deixar qualquer velho surdo, mais ainda do que ja' sou, pica a mula daqui...

                                    Vo Zezito pica o que? a mula? o que e' isto?

                                    Vai la' na garagem, toca a guitarra la', e' isto que quero dizer

                                     Entao porque nao falou logo...e foi...brabo...mas voltou e me abracou, me ama este neto, se ama.....tambem!!! fui eu que dei os $$$$ para comprar a guitarra....interesseiro!!!!

                                      Pisiiuuu!!! vem ca'!!! baixinho so' pra nos aqui oh!!!

                                      Falei..vai la' na garagem ..porque, como ia explicar este negocio de ''pica a mula''? ouvia desde pequeno, e nunca entendi. e agora que ja' sou carne de pescoco, menos ainda.

                                      Quando era pequeno nem me preocupava, era inocente, (???), sabia que era para ''rapar fora'' , ir embora, ir pra longe...assumi este vocabulario e para mim continuou assim..."" sai fora"".

                                      Um dia, ja' comecando a encarquilhar minhas costas, a lordose comecando a aparecer e ouvi "" picar a mula"" pensei "" coitada da mula, vao picar, fazer pedacinhos...sera' que ja' esta' morta? nao vai sentir mais dor? e vao picar para que? para comer? jogar fora? sera' que e' melhor para enterrar? e outras duvidas crueis me assaltaram a mente encarquilhada, alem das costas.

                                      Tentei obter explicacoes de mais velhos que eu...( mais velhos que eu? quem? Matusalem? )...nada...dicionarios nada...ninguem sabia ou sabe...picar a mula e' picar a mula e acabou..

                                       Nada disso, pensei, tenho a web...e fui..e achei..

                                       PICAR A MULA.....mula cruzamento de burro com egua...docil, ''inteligente'', forte e principalmente nos cascos, fazendo dela otima para andar em terreno ingremes e pedregosos...mas ''teimosa e vagarosa'' e porisso aquele que esta montado usa uma espora, e como espora tem pontas...ele para fazer a mula andar mais rapido, sair dali logo logo, cutuca 

                                       PICA A MULA, com as pontas da estrela da espora...e a coitada ohhh!! 

                                       PICA A MULA....ahahahahah!!! que do'!!! sai fora logo..poder ser teimosa e vagarosa..mas boba nao e' nao!!!..e para nao levar mais ''picadas'' doloridas ''pica a mula''...apressa o passo...dai o termo, a expressao.

                                       Ahhhh!!! agora sim...descobri...sei de onde vem ''PICAR A MULA""....ainda bem que nao vao cortar, despedacar a coitada da mula....mas continuam ''cutucando'' com pontas afiadas? ui que dor!!!

                                       Se tivessem que cutucar, picar, todos os '''vagarosos'', para nao chamar de ''preguicosos"", deste mundo, nao ia haver esporas suficientes...e para que ''picar'' o pobre do animal? que pressa e' essa? para chegar 10 minutos antes no destino?...lembrem-se:-

             DEVAGAR SE VAi AO...''LONGE''.......fui...d e v a g a r i n h o....v i u ? 

             .................................................................................c h e g u e i  a o f i m.

             ........................................................................................fui?... l o n g e..??


                    ***************************************************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 12/09/2009
Reeditado em 27/01/2010
Código do texto: T1805991