Piada de português

No princípio os portugueses trouxeram espelhos.Nestes objetos os primeiros brasileiros viam o próprio reflexo e ,de tão encantados, cediam o território e suas riquezas para os invasores.

Com o passar do tempo os brasileiros aprenderam a fabricar espelhos e deixaram de precisar dos portugueses como fornecedores. Daí, os brasileiros passaram a desprezar os lusos, dizendo que eles eram estranhos, obtusos e deselegantes ao falar e ao agir.

Mas um bruxo português, um daqueles magos que só o velho mundo produz, criou um tipo de espelho que fazia com que a pessoa que o usasse tivesse a autoestima reduzida e passasse admirar tudo que fosse português. O governo de Portugal comprou a fórmula e produziu em grande escala. Em seguida enviou toda a produção para as antigas colônias do Império Lusitano, sobretudo para o Brasil.

No Brasil o efeito de tão maléfico plano foi imediato e devastador, visto as pessoas daqui serem tão vaidosas. Milhares de comentaristas apareceram na TV e nos jornais só para dizer o quanto os portugueses falam e escrevem melhor o idioma, que não devemos ler Machado e Alencar, mas sim Eça e Camilo, que Portugal é uma civilização infinitamente mais evoluída, que devemos educar a flor de nossa elite na Península e que o Brasil não passa de um palavrão impronunciável e etc.

Agora, as caravelas estão prontas para retornar...