SOBRE A NOVELA DA HORA:

É impressionante como a autora da novela "CAMINHO DAS ÍNDIAS" nos coloca a par da dita cultura indiana, tão diferente dos ocidentais, ao menos MUITO diferente da nossa.

Esta peculiaridade pode ser notada durante toda a obra, porém no capítulo de ontem, quando da viuvez de MAYA, impressionante, a pobre viúva só faltou ser queimada em praça pública....e foi ameaçada de ser jogada no Ganges.

Eu sinceramente, respirei aliviada, pior mesmo seria ser jogada no Tietê ou no Pinheiros aqui de Sampa...justo no dia de ontem...aí não teria maldade pra mais ninguém, nem mesmo para aquela sogra...que nem os dalits merecem! Sequer os nossos ditos rios!

Oh, Coitada da Maya, mesmo! Já não basta se ficar viúva daquele raríssimo deus indiano, (oh! mulheres sem sorte!) e ainda quase que açoitada por tanta desgraça! Are que é sofrimento demais!

Segundo a sogra Naja, zangada com o mundo e com os sarees indevidamente arrastados pelos mercados, Maya deveria sim é morrer com o marido...assim adeus aos sarees e muito mais adeus aos mercados!

Tá bom!

É claro que me reportei imediatamente ao que acontece por aqui, Deus!, aonde com raríssimas exceções, as mulheres viúvas renascem das cinzas para a vida, isso sim! Não estou conjecturando não, é o que tenho visto a olhos abertos! Por aqui é justamente o contrário!

Nada contra os maridos.Às vezes acontece o contrário também!

Agora se tem algo que não muda em lugar algum do planeta...são as modalidades de sogras najas. Só mudam as caras e os venenos!

É só brincadeira, com todo o respeito..

Afinal corro o risco de também ser uma delas!

Um pequeno veneno, tão somente.

E, já que tem uma onda de defuntos falsos por aí, torço mesmo é para que o Haji retorne ao mundo da ficção!

É o que nos resta mulheres, acreditar que tais deuses , CUJOS SORRISOS ILUMINAM O MUNDO!,não apenas existem!- mas também são imortais...