E AS CASTANHAS CRIARAM ASAS...
Bem, eu não gosto muito de escrever sobre o que não vi, porém como as fontes são fidedignas, ouso comentar sobre o ocorrido.
Disseram-me que foi parar nos jornais.
Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que quando faço crônicas sobre fatos reais e humoristicos é apenas porque considero que enfeitam a nossa vida, e a deixam mais leve.
Embora, às vezes ,critique o contexto com o meu direito de telespectadora.
Mas ultimamente considero que a LOURA DO LOURO concorre duramente como o CASSETA E PLANETA, a meu ver DOIS PROGRAMAS humorísticos lá da telinha. Com uma única diferença: os meninos do casseta são profissionais do humor e o fazem com propriedade.. Eu me divirto muito.
Então, hoje soube que dias dessses os louros resolveram falar sobre as as castanhas, e eu concordo, castanhas são um ótimo assunto.
Eu não sei lhes dizer se foi sobre as do PARÁ (CASTANHA DO BRASIL) ou sobre as de CAJú, típicas lá de NATAL e de seu gigante cajueiro.
Mas seja lá qual for, ambas têm um enorme valor nutritivo e estão dentro das oleaginosas que contém muitos polinsaturados, gorduras que fazem bem ao coração, aos vasos e à saúde geral.
As do Pará, por exemplo, são ricas em antioxidante selênio, e há quem nos oriente que se consuma duas por dia, principalmente aos homens para favorecer a saúde da próstata, a glândula masculina alvo frequente dos canceres.
A castanha do Pará também corre o risco de extinção ecológica em virtude dos desequilíbrios provocados no ecossistema pelos desvairados desmatamentos para pastos, plantações, e caça perninciosa à fauna que dispersa suas sementes de germinação.
Sua área natural de abrangência inclui Bolívia, Brasil e Perú.
Eu frequentemente tenho as minhas porçõezihnas de oleaginosas: castanhas, nozes, gergelim, linhaça, macadãmia, como complementos duma nutrição mais natural. Acho interessante mostrá-las às crianças para que as conheçam e adquiram bons hábitos alimentares.
Importante lembrar que são altamente calóricas, e no seu consumo diário, tal qualidade deve ser levada em conta sob pena de aumento peso..
E depois desta minha introdução maçante, devo considerar que a "loura do louro" , provavelmente num ato falho, me fez desvendar o mistério do frequente sumiço das minhas castanhas...aqui em casa.
Vira e mexe elas somem. "Quem comeu as minhas castanhas"? Nunca foi ninguém. E sempre penso:" ou será que criaram asas?"
E depois da reportagem que me contaram tá explicado: Eu tinha toda a razão.
Segundo a apresentadora as castanhas fazem parte da FAUNA brasileira.
Pois bem, então é isso.
Não tenho mais dúvidas: minhas castanhas não só criaram... como bateram ASAS pela biodiversidade da fauna brasileira!
A exemplo do " louro" da loura ..o papagaio mais antiecológico que já vi.