O ALUNO SUPERDOTADO
A professora tinha muita dificuldade para administrar a peraltice, acompanhada de um QI (quociente de inteligência) acima do normal de um dos seus alunos, até então não notado, por isso ela resolve indagá-lo para saber ao certo o que se passava com ele:
- Pedro, o que há com você? Você tem se portado de modo inconveniente e isso tem atrapalhado muito as minhas aulas...
Sem pestanejar, ele responde:
- Sou muito inteligente para estar apenas no primeiro ano. Minha irmã está no terceiro ano e sou eu quem faz os exercícios caseiros dela, por isso me considero mais inteligente que ela. Eu quero ir para o terceiro ano também!
A professora percebe que sozinha não irá conseguir resolver o problema do seu aluno e o manda para a diretoria.
Enquanto o aluno espera na antessala, a professora explica a situação ao diretor.
O diretor diz para a professora que ele iria fazer um teste com o garoto, e como ele não iria conseguir responder a todas as perguntas, certamente ficaria no primeiro ano.
A professora concorda com a sugestão do diretor. Chama o Pedro e explica-lhe que ele teria que passar por um teste e o menino aceita.
O diretor faz a primeira pergunta:
- Pedro, quanto é 3 vezes 3?
E o garoto responde de pronto:
- São 9, senhor Diretor.
- E quanto é 6 vezes 6?
E novamente o garoto responde.
- São 36.
E o diretor continua com uma série de perguntas que um aluno do terceiro ano deve saber responder e Pedro não comete nenhum erro.
O diretor, então, diz para a professora:
- Acho que temos mesmo que colocar o Pedro no terceiro ano.
A professora inconformada com o grau de “esperteza” do garoto pergunta ao diretor:
- Posso fazer algumas perguntas para ele, também?
O diretor e o Pedro concordam.
A professora parte para o ataque e pergunta:
- O que é que a vaca tem quatro e eu só tenho duas?
Pedro pensa um instante e responde:
- Pernas.
Ela faz outra pergunta:
- O que é que há nas suas calças e que não há nas minhas?
O diretor arregala os olhos, mas não tem tempo para interromper...
- Bolsos - responde o Pedro.
E a professora, já meio irritada faz outra pergunta:
- O que é que entra na frente da mulher e que também entra no meio e atrás do homem?
Estupefato com os questionamentos, o diretor prende a respiração...
- A letra "M". - responde o garoto.
A professora continua a argüição, sem dar muita chance para o garoto pensar:
- Onde é que a mulher tem o cabelo mais enroladinho?
- Na África - responde Pedro, de primeira.
- Qual é o monossílabo tônico que começa com a letra C termina com a letra U, tem um acento agudo e ora ele está limpo ora está sujo?
O diretor começa a suar frio.
- O vocábulo "céu", professora - respondeu o Pedro.
Pedro pede um aparte e sugere fazer apenas uma pergunta para a professora. O diretor olha para a professora que assentiu com um balançar de cabeça.
- O que é que começa com C tem apenas duas letras, um buraco no meio e tanto o senhor diretor quanto a minha professora já deram para várias pessoas dessa escola?
O diretor e a professora ficam corados, mas antes que eles tivessem algum tipo de reação mais contundente Pedro decide quebrar o gelo e responde:
- É um CD. Eu mesmo já ganhei um da senhora, ano passado – sorri.
Não mais se contendo, o diretor interrompe tudo, respira aliviado e fala em seguida:
- Professora, vamos promover esse garoto para o quarto ano. Eu mesmo teria errado todas...
(Adaptação feita de um texto colhido na internet, cuja autoria desconheço)
A professora tinha muita dificuldade para administrar a peraltice, acompanhada de um QI (quociente de inteligência) acima do normal de um dos seus alunos, até então não notado, por isso ela resolve indagá-lo para saber ao certo o que se passava com ele:
- Pedro, o que há com você? Você tem se portado de modo inconveniente e isso tem atrapalhado muito as minhas aulas...
Sem pestanejar, ele responde:
- Sou muito inteligente para estar apenas no primeiro ano. Minha irmã está no terceiro ano e sou eu quem faz os exercícios caseiros dela, por isso me considero mais inteligente que ela. Eu quero ir para o terceiro ano também!
A professora percebe que sozinha não irá conseguir resolver o problema do seu aluno e o manda para a diretoria.
Enquanto o aluno espera na antessala, a professora explica a situação ao diretor.
O diretor diz para a professora que ele iria fazer um teste com o garoto, e como ele não iria conseguir responder a todas as perguntas, certamente ficaria no primeiro ano.
A professora concorda com a sugestão do diretor. Chama o Pedro e explica-lhe que ele teria que passar por um teste e o menino aceita.
O diretor faz a primeira pergunta:
- Pedro, quanto é 3 vezes 3?
E o garoto responde de pronto:
- São 9, senhor Diretor.
- E quanto é 6 vezes 6?
E novamente o garoto responde.
- São 36.
E o diretor continua com uma série de perguntas que um aluno do terceiro ano deve saber responder e Pedro não comete nenhum erro.
O diretor, então, diz para a professora:
- Acho que temos mesmo que colocar o Pedro no terceiro ano.
A professora inconformada com o grau de “esperteza” do garoto pergunta ao diretor:
- Posso fazer algumas perguntas para ele, também?
O diretor e o Pedro concordam.
A professora parte para o ataque e pergunta:
- O que é que a vaca tem quatro e eu só tenho duas?
Pedro pensa um instante e responde:
- Pernas.
Ela faz outra pergunta:
- O que é que há nas suas calças e que não há nas minhas?
O diretor arregala os olhos, mas não tem tempo para interromper...
- Bolsos - responde o Pedro.
E a professora, já meio irritada faz outra pergunta:
- O que é que entra na frente da mulher e que também entra no meio e atrás do homem?
Estupefato com os questionamentos, o diretor prende a respiração...
- A letra "M". - responde o garoto.
A professora continua a argüição, sem dar muita chance para o garoto pensar:
- Onde é que a mulher tem o cabelo mais enroladinho?
- Na África - responde Pedro, de primeira.
- Qual é o monossílabo tônico que começa com a letra C termina com a letra U, tem um acento agudo e ora ele está limpo ora está sujo?
O diretor começa a suar frio.
- O vocábulo "céu", professora - respondeu o Pedro.
Pedro pede um aparte e sugere fazer apenas uma pergunta para a professora. O diretor olha para a professora que assentiu com um balançar de cabeça.
- O que é que começa com C tem apenas duas letras, um buraco no meio e tanto o senhor diretor quanto a minha professora já deram para várias pessoas dessa escola?
O diretor e a professora ficam corados, mas antes que eles tivessem algum tipo de reação mais contundente Pedro decide quebrar o gelo e responde:
- É um CD. Eu mesmo já ganhei um da senhora, ano passado – sorri.
Não mais se contendo, o diretor interrompe tudo, respira aliviado e fala em seguida:
- Professora, vamos promover esse garoto para o quarto ano. Eu mesmo teria errado todas...
(Adaptação feita de um texto colhido na internet, cuja autoria desconheço)