Ô, QUE SARNA!

BANCO: POR AQUI...UMA INSTITUIÇÃO SURREAL!

Aqui deixo registrado um fato no mínimo curioso, que com certeza deve ocorrer com muitos clientes dos bancos.

Por estar extremamente indignada, lanço minha indignação e meu alerta à rede mundial de computadores, por julgar uma atitude de utilidade pública.

Pois bem, até há pouco tempo atrás, eu era cliente duma agência do atual grupo SANTANDER, num município fora de São Paulo, aonde trabalhei certo tempo.

Naquela época ainda havia o logotipo BANESPA.

A vida andou, e mudanças de ordem pessoal já não me permitiam mais usar aquele banco.

Tentei fechar a conta, mas como havia lá uma pequena poupança, a gerente decidiu que a conta ficaria por ali aberta, com um valor simbólico de saldo, sem nenhum custo de manutenção, vinculada à caderneta.

Na minha logística era mais fácil mantê-la aberta do que fechá-la, pois teria que me deslocar. E assim eu fiz.

Fiquei dez anos sem movimentar a conta e a caderneta , bem como sem fazer usou de cartão algum. O saldos eram os mesmos de tempos atrás.

A vida andou novamente e o grupo Banespa virou grupo SANTANDER.

Daí a coisa desandou.

Percebi que embora tivesse conversado com a nova gerente sobre o que ocorria, que também me pediu para ficar embora eu não manifestasse interesse, começaram a descontar mês a mês uma taxa de manutenção da conta. Conclusão: eu estava pagando para ter uma caderneta de poupança.Só aqui mesmo.

E o pior: sem que eu pedisse ou autorizasse, chovia cartões de tudo quanto era função e bandeira endereçado para minha residência.

E o pior ainda: com taxas de faturas (cobranças de anuidade) a serem pagas de cartões que eu nunca pedi e nunca usei, sequer desbloqueei.

A cada fatura e cartões novos, eu despendia um tempão no telefone para suspendê-los. Uma canseira. Com o pessoal do marketing grudado nas argumentações de vantagens. Eu não querIa vantagens.EU QUERIA RESPEITO.

Suspenso os cartões não dava quinze dias eles reapareciam sob a porta. E a história das vantagens era sempre a mesma.

Cheguei a receber faturas com juros de mora e multa por não ter pago algo QUE ADQUIRIRAM POR MIM. Óbviamente que não paguei um tostão por tamanho desrespeito.Ou melhor, paguei sim, com meu stress.

Querem um fato mais inusitado ainda? Houve faturas que continuaram a crescer mesmo com o cartão bloqueado pelos meus telefonemas “on line”.

Vocês não imaginam o sufoco de se falar que não se quer algo e alguém do outro lado COMPULSIVAMENTE, sem lhe ouvir, expondo todas as vantagens de se querer...Olha, sinceramente...

Certo dia, parei tudo e viajei para fechar a conta. Um trabalhão. Perdi o dia inteiro de trabalho para me ver livre deles!

A gerente me perguntou o porquê.Achei menos complicado e mais educado dizer que era por motivos pessoais, mas na verdade eu queria era me ver livre da conta, dos cartões e sinceramente...livre da rede SANTANDER.

Bem, saí de lá depois dum bom chá de espera, e depois de passar por várias mesas, aliviada por ter, enfim, fechado a conta.

Ah sim, isso depois de ter que falar por telefone com alguém do “controle de qualidade” do banco, que me deu muitos motivos para continuar a ser feita de boba! AS tais das mesmas vantagens.

Aquela mocinha do outro lado da linha parecia ter mais poder que a gerência para não fechar a conta, acreditem. Fui ao desespero, juro.

Peguei minha certidão negativa de débito...e ufa, enfim livre...

O quê? Livre que nada! Faz seis meses que fechei a conta e toda a publicidade do grupo continua chegando. Querem mais? Hoje recebo a fatura DA ANUIDADE do cartão da conta FECHADA!

Cartão que nem chegou por aqui! E com multa!

Aqui deixo meu recadinho e só uma perguntinha ao GRUPO SANTANDER: Gente do céu, que que é isso? É zombaria?

Será que o BANCO CENTRAL sabe desses fatos? HÁ CONIVÊNCIA PARA QUE AS COISAS SEJAM ASSIM? Ai, estou TRAUMATIZADA com o trabalho esquisito desse grupo.

Que fique bem claro: Não sou cliente do banco, não tenho conta no banco, não tenho cartão do banco, não tenho débitos no banco , não quero crédito do banco!Por favor, parem de mandar os cartões! E mais ainda parem com as cobranças!

Eu só quero que o SANTANDER me esqueça. Ô, que sarna!