QUAL O '' PAPEL '' DA NOVA ATRIZ?




                                         Passar sabados e domingos, feriados e ferias na casa dos meus tios Pereira e Nana', era o meu ""tudo"", o meu premio de ser ''bonzinho'', moravam la' no Encantado, bairro que, com o Progresso e a Riqueza, mudou de nome para "" Parque Imperial"",plantaram ate palmeiras imperiais por la', hoje estao lindas, 

                                        Um vereador que morava por la' ""cismou"" que o imperador D.Pedro II quando visitou a cidade ficou hospedado la' no casarao da fazenda "" Roseira"", a fazenda e o casarao existem ate' hoje, mas quanto a ''hospedagem'' do Sr. Imperial ainda e' meio duvidoso.
  
                                         Historiadores debatem e nao chegam a nada, mas que o nome mudou mudou...de Encantado, bulcolico, sossegado para Parque Imperial..movimentado, perigoso....

                                          A casa de meus tios era grande, espacosa, tinha jardim enorme, quintal, pomar e perto dali passava um corrego que todos chamavam de ''riozinho'', que na epoca das chuvas, novembro a marco, virava um rio de verdade, alias, ate' hoje e' dor de cabeca para moradores, prefeitura e defesa civil, mas iamos la' pescar, chapinhar..viu que vida ruim de moleque travesso?

                                         Mudou da capital para la' uma viuva e a filha dela, Vanda, tinha mais ou menos 13/14 anos, o pai tinha falecido, a avo' materna morava perto e elas alugaram a casa vizinha aos meus tios..Vanda se enturmou rapidinho e ja' fazia parte das artes...

                                         Meus tios sarristas e gozadores ja' foram nos avisando:-

                                         Nao contem nada para Vanda, vamos fazer a brincadeira com ela da atriz, certo? todo mundo ....certo!!!!

                                         Uma noite, calor gostoso, todo mundo brincando na rua de terra..delicia...meus tios e a mae de Vanda conversando na varanda... nos chamam...entramos e Tio Pereira, gozador de primeira foi levando a conversa que ele era magico, conseguia ver atraves de paredes, o que fosse...todos duvidando..

                                          Mentira!!!, magico nada.. faz uma magica entao!!!

                                          Vanda, voce vai la na sala, entra debaixo da mesa, faz um papel de atriz que quiser , imita quem voce quiser ou cria seu proprio papel e grita ;- 

                                          QUE PAPEL ESTOU FAZENDO? e eu vou descobrir sem olhar, certo? vamos ficar todos aqui, ninguem sai daqui , ouviram? sim!! imagina que iamos sair? nem pagando!!!

                                          Vanda foi e se colocou embaixo da mesa, a toalha cobria a mesa quase ate' o chao....ficou la' imitando cantoras, sem cantar..so gesticulando...e de repente pergunta:-

                                           Seu Pereira, que PAPEL estou fazendo?

                                           PAPEL DE BOBA...ele grita bem alto e em bom som, com as duas maos em concha na frente da boca imitando um megafone , 

                                           Pra que? a criancada caiu na risada e ela comecou a chorar...aquele tamanho de mulher e chorando que nem bebezinho...foi embora correndo...a mae atras..minha tia apesar de rir, ficou fula com a criancada..mas que foi engracado foi, apesar de maldoso...

                                           Minha tia e dona Isaura, a mae de Vanda ,conseguiram que ela voltasse....meu tio abracou, ela comecou a chorar de novo...parou.. e meu tio:-

                                           Vanda, isto 'e para voce aprender a nao fazer papel de boba nunca mais, fica esperta...ficou...virou advogada

                                           Muitos anos depois meu tio precisou dos servicos dela na disputa de um terreno com a Prefeitura, lutou, lutou, mas perdeu e sem lembrar mais, perguntou, ingenuo:-

                                           E com tudo isto,com tudo que paguei e gastei, perdi, que papel estou fazendo aqui nesta prefeitura?

                                           PAPEL DE BOBO!!!, foi a resposta rapida que Vanda deu...a danada tinha escola, tinha cadeira e catedra para falar assim..

                                           Muitos outros e outras ''cairam'' nesta brincadeira ''inocente'', eu nao, e nem meus primos, nascemos no meio e conheciamos bem ''titio'', mas Vanda e todos os que ja' tinham ''caido'' adoravam ajudar a ''sarrar'' o novo calouro da turma....

                                           .....o tempo do que era doce passou..ficou a saudades, ainda bem!!! e a amiga Saudades diz ''existiu, houve um tempo feliz"", que virou ''estoria e causo''

                                           Papel de bobo? so' na 1a.vez..depois nunca mais...mas nao heim?? Eu nunca fiz papel de bobo embaixo da mesa mas em compensacao ''na vida'' !!!!

                                           O meu melhor ''papel de bobo'' foi quando a enfermereira mostrou atraves do vidro minha 1a.filha recem-nascida...chorei que nem um bobo, um ''''papelao'' diga-se de passagem..achei que ja' tinha ganho o ''oscar'' por este papel, que estava vacinado, mas que nada...

                                           Quase 2 anos depois quando a luz rosa acendeu anunciando o nascimento da 2a.filha, fui no bercario e vi nao uma ..mas duas..ganhei de novo o premio maximo..eram gemeas...ate tiveram que me levantar..''papelao duplo heim?""...pensei...acabou...acabou nada.. 

                                          Na 3a.vez que a luz rosa acendeu e vi aquela cabeca ''ruiva'', aquela pele vermelha e era o sonho de Serenidade ter uma filha ''ruiva'', de novo ""Papel de Bobo"", e agora no quarto particular e chic da Casa de Saude, onde todos me ja' conheciam , de tanto nasce nasce e dos outros ''papel de bobo'' que fazia,...... e que papel de bobo fiz..alem da alegria, do choro...duvidas...

                                          Nao sou ruivo..ela tambem nao..de onde saiu esta coisa linda? Lembrei!!! minha bisavo materna Dona Inhana ( dizem que era ''fudida'' , mandava em tudo e em todos, uma jararaca da cabeca em cruz, cruz credo!!! era ruiva, ruivinha da silva)....Fabiana puxou por ela..em tudo..ate' no nome.. esta era a explicao que eu dava para todo mundo que me perguntava...E' sua filha? e eu ja' explicando...

                                           Mas com o Sr. Tempo ninguem pode, ele e' o SR da Razao, entao, ele o Sr. Tempo, mudou aqueles cabelos vermelhos em loiro espiga de milho, depois loiro encardido e finalmente cor de ''burro quando foge'' que ela carrega ate hoje com raiva mas carrega..uma vez de tanto tingir, pintar, ficou ''verde'' quando entrou na piscina....hahahah..parecia o Hulk, fez ''papel de boba"".

                                           ( caiu um papel aqui..oh!! abaixa..vou te contar uma coisa , e' so para voce, nao espalha nao!!! la' no centro do bairro tem uma mercearia que o dono e' ruivo, a mulher dele tambem, a filha parece uma brasa acesa e tem ate' apelido de ''ferrugem'', sera' que SO'... de tanto espiar, olhar , cobicar a ''ferrugem'' nasceria outra ''ferruginha''? duvida cruel que me assalta o coracao...mas Inhaninha tem minha cara!!! mas que tinha cabelo cor do fogo no comeco tinha, se tinha...sei nao...duvidas...duvidas....hahahahah.... Dom Casmurro? tinhas duvidas? )

                                          TODOS NOS, SEMPRE FAZEMOS PAPEL DE BOBO.

                                           UM DIA OU OUTRO ACABAMOS EM UMA ESPARRELA E.....FAZEMOS... PAPEL DE BOBO. 

                                            E O ''OSCAR'' VAI PARA..... pra ""pqp"" que fazer papel de bobo nao e' mole nao!!! A Vanda que te conte e eu te contei, nao contei? agora quem quiser que conte outra, eu estou indo...para outra pagina..vais junto?


                                        ********************************************


ps: papel...papiro..arvore..reciclado...serve para escrever, limpar, secar..etc..etc...
papel... "" trabalhar como ator ou atriz , atuar, representar um personagem em um palco de teatro, na TV, cinema
papel.... na vida.... de bobo, de manso, de quem e' ingenuo, inocente e sentimental...Vanda e todos os outros?? Eu??? Voce???

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 23/08/2009
Reeditado em 23/01/2010
Código do texto: T1769674