COMO ESCREVER BEST SELLERS

Quer se tornar um(a) escritor(a) de sucesso como o nosso orgulho nacional, o best seller e "mago" e ex-parceiro de um maluco beleza, nosso valoroso escritor Paulo Coelho? Quer vender milhões de cópias, em todas as línguas e dialetos do planeta? Quer fazer parte da ABL, com direito a fardão, chazinho e tudo mais? Seus problemas se acabaram!

É só fazer o seguinte:

Comece com um cenário pseudo místico, como as Montanhas do Himalaia, o Caminho de Santiago, um famoso templo indiano ou uma soturna catedral gótica.

Invente uma personagem com nome bem fabuloso, como Sdrúrnia, Ziqkzyrah, Ramsfrénya, por exemplo, e lance-a no cenário vivendo uma aventura cheia de enigmáticos e eletrizantes perigos sobrenaturais, cheia de questionamentos filosófico-místicos (com a profundidade de um pires e o brilho de uma big brother) e que seja cheia de charme pra dar.

Acrescente um amor impossível e recheie com os meandros cruéis do destino que teima em afastar os dois impossíveis amantes. Divida em muitos capítulos, lançando o gancho invariavelmente ao final de cada um, de modo a deixar seu fisgado leitor irremediavelmente preso à leitura.

Cite muitos lugares místicos e seus respectivos lugares-comuns pseudo místicos. Lance na trama alguns personagens misteriosos, que surgem na estória sempre nos momentos críticos e influenciam a virada pro bem ou pro mal, mas não dê muitos detalhes, só pistas, de modo que apenas ao final o leitor possa apreender quem é realmente do bem e quem é do mal.

Permeie tudo com muita lição de sábias e dogmáticas verdades pret-a-porter. Não se acanhe em plagiar textos alheios, como contos sufi, lendas indianas ou árabes, estórias da Carochinha e histórias pra boi dormir, mas com muita arte, desde que lhe sirvam de base pra extravasar tanta sabedoria esotérica...

Desfeche com uma grande apoteose impregnada da moral da história: o Bem sempre Vence, desde que você seja um "mago" e escritor esperto como o Paulinho e escreva exatamente o que o leitor carente de espírito gosta de ler.

Tenha um editor poderoso, um agente dedicado e uma incólume cara de pau, ande com as pessoas certas, freqüente os lugares certos, apareça nos canais certos, faça muito merchandising e ganhe muuuito dinheiro.

Então, mãos à obra, rapaziada! Estão esperando o quê?