A PACA DE PATO BRANCO

Faz alguns anos que o Professor Agostinho me contou essa.

Além de Pedagogo, meu amigo mantinha um programa de Rádio numa emissora da cidade de Pato Branco, no Paraná.

Toda manhã ele passava pelo meio da Praça central pra chegar ao seu trabalho e sempre dava uma paradinha pra prestar atenção na conversa dos velhos aposentados que ali se reuniam pra jogar truco e, principalmente, jogar prosa fora.

Certa manhã ele ouviu um velhinho de uns 80 anos, afirmar:

____Antigamente quando era permitido caçar, certa vez matei uma paca de 72 quilos!

O Professor riu, achando aquilo uma fantástica mentira já que quem conhece paca, sabe que o bicho raramente chega aos oito quilos. No programa daquela manhã, como não conseguia esquecer o que ouvira, cometeu a besteira de relatar "o causo" aos seus ouvintes.

No dia seguinte, logo que seu programa foi ao ar, sua Secretária entrou no estúdio e avisou:

___Professor, está acontecendo o maior "sururu" lá na recepção! Chegou um grupo da terceira idade, liderado por um velhinho duns oitenta anos que exige que o senhor lhe dê direito de resposta por que, segundo ele, o senhor o desmoralizou diante dos seus ouvintes, no seu programa de ontem. O que é que faço, Professor?

___Deixe o grupo entrar, não tem problema!

Logo o grupo já se encontrava no estúdio e o Professor, com o microfone aberto aos ouvintes, começou a entrevista:

___Bom dia a todos, muito obrigado pela visita...

O velhinho cortou a conversa:

___Visita, coisa nenhuma! Vim aqui com meus amigos, pra exigir que o senhor se retrate perante seus ouvintes, pelas barbaridades que falou ontem em seu programa! O senhor me desmoralizou, insinuando que sou um mentiroso! O senhor duvidou do peso da minha paca!

____Ah, vovô, o senhor me desculpe! Não tive intenção de ofendê-lo, mas uma paca de 72 quilos?...

Aí o velho liquidou o assunto:

____72 quilos, limpa!!!