RESPOSTAS MALUCAS PARA PERGUNTAS ANORMAIS (2)





Novamente, atendendo a inúmeras mensagens (quase meia dúzia!) publico mais quatro respostas da Dra. Sigmunda Fuad.


Veja se, desta vez, você foi contemplado com a insana sabedoria da consagrada psicanalista!


Boa sorte! (Neste caso, não é mera educação!) :)




Cara Sigmunda

Olá! Gosto muito da sua coluna porque vejo como é generosa ao compartilhar seu conhecimento com os outros. Estou certa que poderá me ajudar. É verdade que existe uma diferença entre a TPM norte-americana e a européia?

Mercedes Ford                Jardim Europa              São Paulo


Cara leitora, creio que se refere a conceitos da indústria automobilística. As montadoras norte-americanas usaram esta sigla para desenvolver projetos de carros, tipo perua, com amplo bagageiro. Tais projetos colocaram um ponto final na TPM, ou seja, Tensão do Porta-Mala. Por sua vez, as montadoras européias contra-atacaram com o revolucionário Sistema TPM, isto é, Tração em Ponto Morto.



Querida Sigmunda

Por favor, me ajude! O que é hipotenusa?

Vasco da Gama              Botafogo                   Rio de Janeiro


Caro Vasco, não é o quê mas quem é Hipotenusa! Preste atenção. Hipotenusa era amante de Pitágoras, homem tão ciumento e possessivo que contratou dois catetos (palavra grega que significa "capanga") para vigiá-la. Mas, foi inútil. Hipotenusa teve três filhos com seu vizinho Aristóteles: Seno, Cosseno e Tangente. Dizem as más línguas que Tangente não é filha de Aristóteles, mas de um dos catetos.

Quanto a Pitágoras, cego de amor, dizia que Hipotenusa era uma santa! E tudo não passava de mera hipótese especulativa, fruto da inveja que a beleza quase trigonométrica de sua amada despertava na vizinhança.

Sócrates, amigo e confidente, tentou convencer Pitágoras a fazer análise com Platão, jovem competente e interessado no caso. Todavia, todos os seus esforços se revelaram inúteis.

Pitágoras, tal como Édipo, preferiu a cegueira e assim permaneceu até o fim de sua vida.






Prezada Sigmunda

Sonhei que estava fazendo uma viagem de trem pela Europa e o meu carregador de malas era o rei da Espanha. Existe alguma interpretação simbólica para este sonho?

Josephina Antonieta                 Paraíso                     São Paulo


Cara Josephina, seu sonho é um reflexo sintomático de uma personalidade inibida e modesta, porém com extremo bom gosto, a ponto de possuir malas tão finas que um rei pode carregá-las sem o menor constrangimento.




 
Dra. Sigmunda

Ultimamente venho sonhando com a mesma coisa e gostaria que a senhora interpretasse o significado do que passo a lhe relatar. Meu sonho é assim: tenho que contar a minha vida, mas só me lembro do início da minha infância e do que se passa no momento atual. O que isso quer dizer?

"Desmemoriada"                        Ibirapuera                 São Paulo


Cara leitora, este é um sonho-sintoma da Síndrome de Ausência de Recheio, muito comum em pacientes que se internaram em Spas, ou em filhos do meio. O significado deste sonho está relacionado com a privação alimentar ou de identidade. E em alguns casos, com as duas! Sugiro que faça uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Se não resolver, acerte as contas com os irmãos mais velhos e mais novos. Ou seja, passe dez anos no divã de um analista. Se, mesmo assim, seu problema persistir é porque a senhora tem passado a vida em branco. Então, ao invés de ficar a ver navios, aproveite para fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas. Pode não aliviar a angústia, mas será uma experiência inesquecível, o que no seu caso será extremamente terapêutico.







(*) Imagem: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net



Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 10/08/2009
Reeditado em 10/08/2009
Código do texto: T1746119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.