PELADO, MAS COM A FACA NO BOLSO!
-Veste a roupa, vagabundo!- cê não tem mãe, não?
Foi quando acordei do meu quase cochilo assim que alguém gritou- num tom de voz masculino- lá no fundão do coletivo.
Daqueles "coletivos minhocões", triarticulados, que agora são a sensação de Sampa.
-Fico pelado mesmo, e daí? Tô com calor,e quero ver quem vai dizer que não posso!-dizia ele, um homem jovem, peladíssimo, que cambaleava entre os passageiros.
Olhei para os termômetros da calçada: Marcavam doze graus."Decerto que deveria ser o efeito do álcool, coitado", pensei comigo, meio assustada.
A cena estava bem longe de mim, de modo que não pude apreciá-la de perto!
Mas logo depois , tratei de colher informações com quem estava na platéia mais próxima!
"E olha moça,ele estava bem esperto"-me disse uma senhorinha indignada- "apesar de estar bem embriagado".
Acredito ter entendido o que ela quis me dizer com "bem esperto".
E aquela voz masculina insistia novamente:"abaixa isso, e põe a roupa, seu vagabundo, senão vai apanhar, e muito!".
E o homem "esperto", tropegamente colocou a mão no bolso...da calça que havia dispensado sobre o banco do coletivo, sacou um canivete e...ameaçou a todos que o incomodavam:
-Fico pelado mesmo, tô com calor, e daí, quem vai me impedir?
Não tardou uma viatura da PM apareceu...e os policiais contiveram os ânimos: "coloque a roupa senhor, senão será detido".
Então, ele convulsivamente começou a chorar...
-Mas tô com calor seu guarda, tô com calor...e foi gritando pela rua, já semivestido, sob a guarda dos policiais que o desarmaram e o retiraram do coletivo.
Eu só queria terminar minha crônica com uma observação a respeito da polêmica que assolou Sampa nessa semana, quanto à questão do transporte com coletivos fretados,que tanta confusão causou.
-Ah, seu prefeito, assim não dá!
Quando o pessoal se ajeita dos eu modo, alguém logo vem atrapalhar o que ao menos está dando certo?
Se é para tirar com uma mão tem que nos dar algo compatível com a outra!
Olha só o que acontece nos coletivos municipais de Sampa.São um laboratório de crônicas...nem sempre de humor, o que é mais preocupante.
Acho que nos fretados as viagens devam ser bem mais tranquilas.
Tem de melhorar, tem de melhorar...
É tanta gente apinhada, que o coitado lá de trás até tinha todo o direito de sentir calor, e de consequentemente se refrescar, o prefeito não acha?
Aposto como um montão de gente lá do coletivo, alguma vez já pensou em fazer o mesmo...ó! faltou coragem.
Preocupante, tanta gente pelada, a se resfriar mesmo depois de tanto calor humano...
Ainda mais nessa época de pandemia de gripe.
Aposto como não iria ter nem polícia e nem xilindró para tantos...
Ah sim, e hospitais também não!