Esta pequena história, que me foi contada por mamãe ,eu reconto à vocês ,aqui neste nosso Recanto.

NONOZADA...

       Havia em meu bairro um senhor de idade já um pouco avançada, que se chamava Deoclécio, seu Déo, para os que o conheciam. Havia ficado viúvo alguns anos antes de dona Nono, a Nonozada. Apelido que ele mesmo havia dado à ela. Não conseguindo viver sozinho, arrumou outra companheira.  E foi a partir daí que todo mundo passou a ouvir o seu Déo resmungar pelos cantos onde andava:

   - Ah minha Nonozada!...minha Nonozada!...que esta outra , nem nó nem nada!
       Vivia assim, como um alienado, e todos achavam que era caduquice. Déo havia mudado, suas roupas eram novas ,mas sempre estavam amarrotadas e ele parecia um mendigo bem vestido.
      Seu Déo era muito acessível  às crianças e elas ficaram sabendo o porque dos seus resmungos: Dona Nono, não consertava as  meias e carpins  dele,... dava um nó e nas roupas de baixo era o mesmo processo ,...nó!  E não adiantava reclamar. Seu Déo, já estava acostumado ,era nó e mais nó.
     Mas a vida é assim mesmo, cheia de nós a serem desatados e ele adorava a companheira,tanto que a apelidou de Nonozada. Como ela partiu e ele arrumou uma nova companheira, achou que agora seria diferente,... e estava sendo! Esta simplesmente, jogava no lixo as  meias,os carpins e as roupas de baixo, quando rasgavam ou furavam.
    Foi  a partir daí que, para não brigar com a nova companheira ,passou a resmungar pelos cantos:
    Ah!... Minha Nonozada,...minha Nonozada, que esta outra, nem nó nem nada! 

 
Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 27/06/2009
Código do texto: T1669705