Aposto que você não sabe...

Uma colega veio esbaforida falar comigo na sala dos professores. Estava indignada. Dizia que meu filho – da 3a série (do primário) - tinha feito uma das boas. O que será, meu Deus, fiquei pensando...

Enquanto ela tentava contar, ficou chacoalhando um maço de papel bem no meu nariz. Foi na prova de História, ele não prestou atenção na aula, não estudou nada... Olhe só! E me passou uma folha.

Antes mesmo de eu começar a ler, ela continuou a falar: foi na questão da segunda missa! Segunda missa?! Aí fui eu a mostrar indignação. É, ela prosseguiu, quem rezou a segunda missa no Brasil...falou bem alto.

_ Você perguntou às crianças QUEM rezou a SEGUNDA MISSA???? Não bastava a primeira?. Ela ficou mais brava ainda, fechou a cara.

_ É. Mas você não sabe o que ele respondeu. Veja aí.

A resposta do Manu à bendita questão estava lá: Machado de Assis! Quase tive um ataque de riso. O que fez minha colega sapatear.

_ Sabe que estou contente, cara colega? Tenho um filho que nesta idade já ouviu falar em Machado de Assis! Não é melhor do que saber QUEM rezou a segunda missa?... Que, aliás, deve ter sido o mesmo da primeira, do qual já não me lembro mais o nome...

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral rezou não só a primeira, como a segunda missa no Brasil. A primeira no dia 26 de abril de 1500 e a segunda em 1o de maio do mesmo ano, em Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro (BA).