ABAIXO AS PIZZAS DOS CARAS -PÁLIDAS!
UM ENSAIO ...QUASE HUMORÍSTICO
O que vou aqui relatar é algo muito inusitado que vi e ouvi hoje, de relance, por ocasião duma reportagem televisiva.
Confesso que peguei o bonde andando, mas me foi suficiente para rir...e pensar...para aqui lhes escrevinhar.
Vivo a me queixar das instituições. E hoje percebi que não estou sozinha.
Está difícil encontrar uma que funcione, porque na verdade, a maioria das lideranças de hoje em dia não é técnica, mas sim política. Esse fenômeno que é muito claro por aqui, a meu ver não é nada engraçado.Mas minha queixa é de cara pálida!
Literalmente! Porque também fico branca de raiva quando vejo ou ouço certas notícias...sobre tais "instituições".
Porém, o foco deste ensaio esbarra nessa minha assertiva quando hoje vi que uma comunidade indígena, tentava destituir o coordenador regional da FUNASA (fundação nacional de saude) aqui de Sampa, burocrata "homem branco" cujo desempenho funcional nitidamente desagra aos índios.
"O senhor vai se demitir sim!"-dizia o índio, caracteristicamente trajado como chefe da tribo.
Era um descontentamento geral dos representados!
O cacique, cansado das chorumelas, perguntou ao homem branco se, afinal, ele iria ou não se demitir do cargo.
O coordenador lhe respondeu que não podia se exonerar, eque ainda conversaria com o presidente da FUNASA em Brasília, pois sabia que contava com o prestígio do mesmo.
Daí, o índio nítidamente irritado, lhe concluiu " Ah não, então já percebi que estamos na estaca zero!"
Achei a fala do índio líder, esplêndida, duma consciência ímpar, e já familiarizada com as expressões da nossa língua...e com as pizzas dos políticos!
Impressionante a força de persuasão do índio cacique quando num CLARO "xeque mate" falou ao coordenador:"olha, nós queremos que o senhor se demita.Se não tem competência para a nossa questão, se demita! Vai se demitir, sim!"
Reflexão:
Nem os índios, ícones da *ingenuidade nata e da *boa fé, aguentam mais o prestígio e as pizzas políticas dos cara-pálidas!
*Até isso lhes foi furtado com o caminhar da história!
Eles, aculturados que estão nessa nossa sociedade "branca" falida E DOMINADA, deram uma aula de como o tal do "prestígio" político de nada adianta, se não estiver aliado à competência para a resolução das questões da sociedade.
Querem saúde de qualidade e mais saneamento básico! Aliás tudo muito básico! Muito bem. Achei demais! ISSO É O QUE TODOS QUEREMOS.
Parabéns aos vermelhinhos "in natura", que culturalmente não levantam bandeiras rubras...porém, aos caras -pálidas, nos dão aula de plena cidadania!
Imaginem vocês se essa moda pega...
Eu sei que é sonhar alto demais para um mortal cara-pálida.