ABAIXO AS PIZZAS DOS CARAS -PÁLIDAS!

UM ENSAIO ...QUASE HUMORÍSTICO

O que vou aqui relatar é algo muito inusitado que vi e ouvi hoje, de relance, por ocasião duma reportagem televisiva.

Confesso que peguei o bonde andando, mas me foi suficiente para rir...e pensar...para aqui lhes escrevinhar.

Vivo a me queixar das instituições. E hoje percebi que não estou sozinha.

Está difícil encontrar uma que funcione, porque na verdade, a maioria das lideranças de hoje em dia não é técnica, mas sim política. Esse fenômeno que é muito claro por aqui, a meu ver não é nada engraçado.Mas minha queixa é de cara pálida!

Literalmente! Porque também fico branca de raiva quando vejo ou ouço certas notícias...sobre tais "instituições".

Porém, o foco deste ensaio esbarra nessa minha assertiva quando hoje vi que uma comunidade indígena, tentava destituir o coordenador regional da FUNASA (fundação nacional de saude) aqui de Sampa, burocrata "homem branco" cujo desempenho funcional nitidamente desagra aos índios.

"O senhor vai se demitir sim!"-dizia o índio, caracteristicamente trajado como chefe da tribo.

Era um descontentamento geral dos representados!

O cacique, cansado das chorumelas, perguntou ao homem branco se, afinal, ele iria ou não se demitir do cargo.

O coordenador lhe respondeu que não podia se exonerar, eque ainda conversaria com o presidente da FUNASA em Brasília, pois sabia que contava com o prestígio do mesmo.

Daí, o índio nítidamente irritado, lhe concluiu " Ah não, então já percebi que estamos na estaca zero!"

Achei a fala do índio líder, esplêndida, duma consciência ímpar, e já familiarizada com as expressões da nossa língua...e com as pizzas dos políticos!

Impressionante a força de persuasão do índio cacique quando num CLARO "xeque mate" falou ao coordenador:"olha, nós queremos que o senhor se demita.Se não tem competência para a nossa questão, se demita! Vai se demitir, sim!"

Reflexão:

Nem os índios, ícones da *ingenuidade nata e da *boa fé, aguentam mais o prestígio e as pizzas políticas dos cara-pálidas!

*Até isso lhes foi furtado com o caminhar da história!

Eles, aculturados que estão nessa nossa sociedade "branca" falida E DOMINADA, deram uma aula de como o tal do "prestígio" político de nada adianta, se não estiver aliado à competência para a resolução das questões da sociedade.

Querem saúde de qualidade e mais saneamento básico! Aliás tudo muito básico! Muito bem. Achei demais! ISSO É O QUE TODOS QUEREMOS.

Parabéns aos vermelhinhos "in natura", que culturalmente não levantam bandeiras rubras...porém, aos caras -pálidas, nos dão aula de plena cidadania!

Imaginem vocês se essa moda pega...

Eu sei que é sonhar alto demais para um mortal cara-pálida.