COM A "MALEDETA" MALAGUETA!
Bem, já andei me declarando por aqui que sou meio avessa aos fogões.
Sempre que o assunto é "habilidades culinárias" lembro-me que certa vez me encantei com um fogão de "útima geração" e de imediato fui surpreendida pela pergunta... na lata:" mas..para quê você quer um fogão?".
Aquela pergunta me disse tanto que nunca mais fui a mesma!
Precisamos tomar certos cuidados com as palavras.Aquilo foi decisivo para a minha futura vida gastrônomica...que nunca mais existiu!
Porém, mesmo aquele ser irremediavelmente perdido na arte de fazer pratos, um dia, sempre tem a sua utilidade. E eu não fujo à regra.
Eu explico.
Vejam, quase todas as grandes descobertas da ciência foram feitas meio que por acaso.
Situações de crise, tragédias que geraram imensas necessidades para toda a humanidade, coroaram a descoberta de vários medicamentos, como a penicilina , por exemplo.
E com a arte da gastronomia não deve ser diferente.
Alguém empiricamente cria receitas, inventa, diz que é "chic", todo mundo acredita, um prova e um outro aprova!
E daí, criam-se os famosos cheffs pelo mundo afora!
Basta é se ter criatividade para se juntar pó de ouro com alface, beterraba com flor de hibisco, purê de jaca com pimenta malagueta...e todo mundo quer provar.
Se sair no programa da "loura do louro" então...será receitta garantida no castelo "dos caras"!
Mas o que eu quero lhes contar, é que hoje dei minha grande contribuição à gastronomia internacional.
Inventei um prato, que aposto, ninguém nunca nem ouviu falar.
E foi num baita dum acidente, desses de quase chamar o bombeiro...
Peguei minha adorável panela de pressão , liguei o timer do fogão e resolvi cozinhar pinhão!
Aquelas sementinhas que perfumam a casa com cheiro de mata atlântica.
Pois bem, devo ter errado na água , no tempo de cozimento ou no tempo do meu cochilo.
Acidentalemnte adormeci no sofá, de cansaço, e despertei com o odor dum literal incêndio na mata da araucárias! Justo eu, uma ecologista nata!
Corri para desligar a panela antes que ela explodisse!
Ao abrí-la, lá estavam eles, os meus pinhões torrados!
Não me conformei. "Quem sabe foram só as cascas, pensei".
De fato, consegui recuperá-los...e adivinhem qual foi a minha brilhante descoberta gastronômica?
Pinhões defumados! E com um molhinho de pimenta malagueta, então...
Gente...provem, que é uma delícia, porém antes de elaborar a receita, avisem os bombeiros...e fujam do IBAMA.
E às crianças eu advirto:, não tentem essa alquimia na gastronomia!
E quanto aos meus pinhões defumados...todos os direitos reservados!
Faço questão!
Depois do susto, nada mais justo!