Conhecendo os produtos à venda II

Esta aconteceu recentemente. Também foi comigo. Fui abastecer o carro. Ao chegar no posto, após solicitar o combustível, perguntei à frentista se tinha água desmineralizada. É bom utilizar esse tipo de água no radiador, para aumentar sua vida útil. Ela me respondeu:

- Acho que o que você está querendo é água destilada.

Para evitar discussão eu resolvi concordar com ela, que saiu em busca do produto. Voltou com uma embalagem plástica de 1 litro e entregou-ma, dizendo, com ar vitorioso:

- É como eu falei: água destilada.

Peguei o produto e qual não foi meu espanto ao verificar o nome estampado no rótulo: ÁGUA DESMINERALIZADA.

A vendedora disse que a água era destilada, e, mesmo com o produto em mãos, continuou convencida de que era água destilada.

Não sou muito conhecedor de química, mas sei que há diferença entre as duas. O que conheço razoavelmente é a língua portuguesa e sei que há grande diferença entre as palavras DESTILADA e DESMINERALIZADA (grafia). Não dá para ver uma e ler a outra, principalmente quem vende o(s) produto(s). Sei também que a água destilada é vendida em farmácias e pode ser utilizada como placebo por médicos, em pacientes que se dizem doentes. O profissional de saúde aplica uma injeção de água destilada para que o "doente" pense que tomou remédio e se sinta curado.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 03/05/2009
Código do texto: T1574138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.