CIRCULAR

O círculo é a redondeza plena:O. A íris do olho é uma circunferência. Os lados do círculo, como os de todas as coisas, são dois: o lado de dentro e o lado de fora. O lado de dentro é redondo imediato, o lado de fora é redondo a longa distância. O espaço é curvo como a linha do círculo. O círculo propriamente dito não é o dentro nem o fora, mas o recorte do espaço operado pelo contorno. A linha é um traço fino, que neste caso contém o círculo para evitar que ele se transforme em quadrado. O círculo é muito brincalhão quando fica esférico. A bola é um círculo em três dimensões. O círculo gosta de se fantasiar de triângulo, retângulo e outras figuras que são suas parentes próximas, aparentemente. O parêntese é círculo em estado de metamorfose. O parêntese breve é um círculo oblongo. O parêntese longo é retângulo de tendência circular. O parêntese que passa de uma linha para a de baixo, é círculo a descer escada. Círculo recheado de tinta é ponto. No espelho é dois pontos. A redundância é um círculo vicioso. O círculo é masculino, a circunferência, feminina. A circunferência é irmã gêmea do círculo. O círculo gosta de sair por aí e fazer vida social. A circunferência é superficial: sempre fica em casa: a superfície. Não se ouve falar de circunferência de amigas, ou de leitores. O fato de pertencer a um círculo nem sempre quer dizer que se goste dele. Pertencer a um círculo de inimigos não torna amigos aqueles que fazem parte dele, menos ainda estes daquele, daqueles, ou daquilo contra o qual está o círculo. Depois desta frase o círculo é ponto final.