Monólogo do Texto
Bom, recomendo a você que não leia o texto que se segue...
Sim esse texto, pois este é o texto que seguiria, o próprio, a qual você surpreendentemente insiste em deslizar os olhos a procura de algo interessante entre essas palavras, pontuações, acentuações etc.
Não leia... Quem avisa amigo é, eu aviso... Perceba que esse texto é perca de tempo pois eu não estou introduzindo outro enredo aqui, isso que você lê agora, exatamente, é o próprio enredo do texto, eu sou o texto, eu estou me desenvolvendo aqui. Observe bem que pelo andamento do tal escrito, em que seria produtivo o/me ler, então? Ah, para não embaralhar os seus neurônios,vou falar de mim em terceira pessoa, para você ao menos melhor sintetizar as informações e me entender ( o texto). Mas isso se você me ler e eu insisto que não me leia leitor.
Ora, continua lendo? Você é persistente, não?! Isso se deve exatamente a que? Falta do que fazer, curiosidade absurda, ou esperança desse texto ter algum progresso ao longo do seu desenvolvimento?
Independente ao que se deve, advirto outra vez, que não leia esse texto e não crie expectativas quanto ao enredo, ele não é muito interessante não, nem mata a curiosidade de alguém, pode apenas causar leve incômodo durante a leitura, somente isso. Ainda não está incomodado? Você é tolerante hein...
O próprio texto adverte: Esse desenvolvimento textual tem estilo pedante ao se desenrolar.
Desista de ler...
Minha nossa, ainda não desistiu?
Cruzes, você deve ser mais pedante do que isso aqui!
Bom, então ocupemos você com algumas propostas de leituras mais interessantes. Se dedique as tendências do momento, Crepúsculo, Lua nova, Eclipse, ou se vire com algum Harry Potter...
Não é um leitor tendencioso? Aquele do tipo que vai de acordo com a moda literária do momento? Ok, não precisa se sentir ofendido.
Vejamos outras opções, uns ingleses... Jane Austen e Shakespeare, os famosos! Considere, recomendo-os sem ironia.
Agora vá, leia algo mais produtivo.
Ainda não foi?
Tudo bem, se você quer continuar aqui, fazer o que?
Vou tentar ( ainda) agir civilizadamente.
Vamos começar ao menos uma conversa superficial porém educada.
Como vai a família?
Hum... É... Imagino que bem, já que você não me responde e dizem por aí que quem cala consente.
Bom, a minha vai bem, obrigada!
Mas agora me leia aqui, não é por mágoa, ressentimento, ou algo do tipo mas por que não me respondeu? Só por que sou um texto? Sabe que isso é pré-conceito pois me mal julgaste de alguma forma, antes mesmo de me ler por inteiro. Eu disse que não era para me ler, mas mesmo assim, me mal julgar a ponto de me ignorar uma resposta, como pôde? Acredito que isso seja crime mas tudo bem, não vou denunciá-lo leitor, não vou pois não foi algo “tããão” sério assim também, admito.
Façamos uma coisa, especule aqui comigo umas situações interessantes acerca das palavras do nosso intrigante português (idioma):
Se você ler é leitor, se entrega leite é leiteiro. Por que quem entrega leite não é leitor? Seria tão mais coerente, perceba que as palavras quase que combinam perfeitamente.
Quem “corre” de kart é piloto, quem entrega carta é carteiro. Não seria melhor quem “corre” de kart ser carteiro, ora essa. Enfim, quanta bobagem. Mas eu avisei, é perda de tempo ler tudo isso que se desenrola aqui.
Mas por tanto falarmos em ler, veio-me uma pergunta: que tipo de leitor você é?
Aquele desapegado: que se só ler o texto/ livro/ revista/ jornal uma vez e nunca mais.
O leitor super-poderoso: que ler, ver televisão, toca algum instrumento, escuta alguma música, cozinha, tudo ao mesmo tempo!
O obcecado: Mal o livro do seu autor preferido sai nas livrarias, já arruma o manuscrito da obra para download nos becos obscuros da Internet.
O pegador: Todo livro que tem na livraria/ biblioteca ele já pegou.
O falso: Diz que leu o que não leu, e diz que não leu o que leu.
O preguiçoso: Ler a sinopse atrás, se empolga, compra o livro mas acaba só lendo mesmo o comecinho...
O pidão: Vive pedindo jornal, revista e livro alheio.
O estraga prazeres: Compra o livro do momento, ler o final e diz pra todo mundo!
O chato: Quando compra um livro, pega um pobre coitado pra todo dia comentar as minunciosidades de cada capítulo, quer a pessoa queira saber ou não.
O escandaloso: Ler onde estiver em alto e bom tom.
O tímido: Vai num canto da casa e começa a ler.
O sensível: Deixa de almoçar se o enredo for drama, come aos montes se o enredo for suspense, fica desconfiado da comida se o enredo for romance policial, faz rostinhos com os legumes se o enredo for comédia, se apaixona pelo prato se o enredo for romance.
Enfim, que tipo de leiteiro, perdão, leitor você é?
Ainda não responde, não é...
Acho que é do tipo mal educado.
Bom, eu perdôo sua má educação se você perdoar a minha, vou-me embora agora, eu não prometi um fim surpreendente. Eu sou o texto e fico por aqui, fim!
*Pessoal, o meu humor é meio sarcástico e frio, admito, têm de se ver as ironias muito discretas embutidas no texto para se conseguir rir um pouco (penso eu). Perdoem meu jeito estranho de fazer comédia, espero que alguém aprecie de alguma forma, rs.
Abraço.