FOBIA ATÉ NA ECOLOGIA!
Bem, começar minha crônica dizendo que nós paulistanos estamos às raias da fobia social coletiva, entendo que é redundar demais.
E adicionar ao texto que nos falta o verde pela cidade, cujo resquício cotidianamente é flagrado pelos nossos olhos a ser derrubado em cada esquina, aí seria ganhar o prêmio da chatice literária.
Porém,ambas as asserções são verdadeiras, infelizmente.
Então o que nos resta?
Resta-nos procurar o aconchêgo dos parques ao menos um recanto ecológico mais seguro...enquanto deixarem...
E é o que procuro fazer sempre que posso.
Mas hoje me aconteceu algo hilariante, e eu, para ser mais honesta e moderna na linguagem coloquial, "paguei o mico", dessa tal neurose coletiva das grandes cidades. Mas vou lhes contar.
Estava a caminhar sozinha por uma das trilhas mais fechadas e distantes dum parque, quando ouvi um barulho dentro da mata, algo parecido com alguém cortando algo...
Vivo a escutar que sou maluca, que não deveria andar sozinha mesmo num parque com seguranças.
Então, opto mais pelos finais de semana porque os parques sempre são mais visitados, e os riscos diminuem, penso eu.
Mas ali sozinha naquela trilha, sabe como é, dizem que mãe é para sempre, senti um pouco de medo, lembrei nos conselhos da minha mãe e pensei:"é melhor voltar".
Descendo de volta na trilha, dei de cara com dois homens de meia idade, ambos de aspecto simpático , com roupas que lembravam as de "safari africano", com uma mochilas nas costas.
Tudo quase normal até aí, não fossem as facas de lâminas afiadas que traziam nas mãos.
De fato, deduzi que eram eles que faziam o barulho dentro da mata, que tanto me assustou na minha trilha.
Ao ver as lâminas pensei:"Meu Deus e agora, grito, corro, berro, ou finjo que não percebi nada?"
Afinal não devia ser nada comigo.
Parei na trilha e optei pela política da boa vizinhança:
-Olá, bom dia! disse num amigável tom...
-Olá, bom dia! me responderam igualmente, em uníssono...
Segui com meu coração acelerado. Resolvi dar uma corridinha para sair dali mais rapidamente...
Na saída do parque, tomando todo o cuidado para não ser injusta, expliquei o ocorrido ao segurança, que percebeu meu susto e me trouxe um copo d'água.
-Ah sim, fique tranquila moça, são os biólogos do IBAMA que estão colhendo material do parque...para pesquisa ecológica.
-Ah claro, imagina, que bom...respondi meio sem graça...
Uma preservação ecológica que quase custou meu coração não menos ambientalista!
E eu que vivo a fugir e recomendando para que todos fujam do stress...
Será que agora POSSO SOSSEGAR?
Sugestão: Será que não daria para avisar os usuários na entrada do parque que o IBAMA está por ali...no pedaço do Burle Marx, colhendo florzinhas?
Ou é neurose ecológica...por demais?