Divagando e me perdendo na trabalheira do ócio

PS: Só o título já cansou

Quem diz que o ócio é o cúmulo da vida irresponsável e vazia não sabe nada da vida. Descabelar-se, correr, suar, ter separado o dinheiro do pivete, do flanelinha, do maior abandonado; ficar atolado no trânsito infernal sob um sol de 35 graus e morrer de inveja do moleque que passa chupando um picolé melequento que escorre geladinho pelo queixo enquanto vai serelepe ladeira abaixo, ou acima.... tudo isso é moleza. Difícil mesmo, coisa de artista, suprema e divina atividade é o ócio. O ócio faz bem pra pele e pra alma exatamente porque dá um trabalho danado de grande saber administrá-lo para que não se transforme numa rotina tão enfadonha quanto ir pro escritório, sentar na mesma cadeira, olhar as mesmas caras com os mesmo papos, dentro das mesmas roupas, com os mesmos olhares vagos de insatisfação com um sei-lá-o-que enquanto espera a aposentadoria Fazer do ócio alguma coisa bela, diariamente inusitada (ou quase - tem rotina boa) deixa os olhos brilhando e a cabeça à mil. Escolher as músicas que vai colocar no pen drive leva um tempo, depois escolher o livro, escolher a bermuda, a camiseta, dar um trato no camelo (bicicleta), espalhar o grudento mas necessário filtro solar antes de sair. Deixar separadas as letras das canções que se quer musicar quando voltar, depois da soneca, claro, porque ninguém é de ferro. Parar na padaria e comprar o cigarro favorito... opsss, parei de fumar, então, compro um jornal, uma água mineral e rumo para a praia. Mas, qual delas? Caraca, que dilema: praia da Joana, deserta, com aquele boteco que serve mal e que uma prima minha diz que mal serve? a praia da Joana é linda e tranquila, Costa azul é puro charme e gente bonita mas a praia do centro tem uns quiosques que servem boas porções de peixe, cerveja muito gelada, água de coco etc etc etc Outro dilema: peixe, camarão ou um filé de cação? Vê? O ócio provoca hesitações. O bom é que sei que meus lugares favoritos, seja qual praia escolha, estará sempre lá, vazio. Uma bela sombra, pois não sou de ficar quarando sob o sol. Quem disse que o ócio não é bom? Só não pode é camarão sempre porque vai gerar conflito entre HDL e LDL. Um dia ainda te encontro por aí, ócio.