Para reflexão dos colegas professores...
Amigos leitores,
Será um prazer imenso tê-los, mais uma
vez aqui conosco, participando da leitura deste artigo nosso, principalmente se (que Deus se apiede de vocês, caso tal se concretize...) aventarem (=considerarem) a possibilidade de, um dia, virem se juntar a nós, na condição de "sofressores", melhor dizendo, professores. Mas, o tema objeto deste nosso encontro tem um público-alvo específico, que são os colegas professores de qualquer
disciplina.
E por que tal iniciativa ? Simples : a
nosso ver, os colegas professores (de qualquer disciplina) devem
abandonar a postura egoísta (temor à concorrência, talvez?) de guardarem apenas para si experiência exitosa obtida em sala-de-aula em sua disciplina. Para nós, se uma experiência agradou a sua turma, por que não buscar meios de difundir essa idéia com colegas da mesma disciplina ? Pelos objetivos a que se disporiam, queremos crer
que qualquer tipo de mídia viria a se interessar em encampar a causa,
no que se refere à difusão do assunto. Afinal, se nela - a mídia - há sempre espaço para a crítica contundente contra a qualidade do ensino, EM QUE O PROFESSOR É QUASE SEMPRE O VILÃO, por uma
questão de coerência, o mesmo destaque deveria ser dado quando a
situação se invertesse (a busca de uma melhor qualidade do ensino).
Somos defensores da idéia de que a
tradicional SEMANA PEDAGÓGICA exigida pelas Secretarias de Educa-
ção (estadual e/ou municipal), que ocorre próximo ao início do ano
letivo, deveria compor-se de ENCONTRO, PATROCINADO PELO GOVERNO, PARA ARREGIMENTAR (=reunir) PROFESSORES POR ÁREA, VINDOS DE TODAS AS PARTES DO BRASIL PARA UMA DETERMINADA CAPITAL. Nesses encontros, os professores de uma mesma disciplina iriam tornar público (COM DIREITO A REGISTRO PELOS COLEGAS) suas experiências bem sucedidas no processo ensino x aprendizagem de suas turmas.
Funcionaria mais ou menos assim :
(tomemos por base a disciplina Lín-
gua Portuguesa...é claro que temos
de "vender o nosso peixe", certo?).
Um professor que teve uma atividade pro-
veitosa (por exemplo) sobre o conteúdo gramatical "ARTIGOS", deve pormenorizar (e os colegas anotariam o "passo-a-passo", a sequência da atividade);outro professor faria o mesmo (e os colegas novamente anotariam o "passo-a-passo") sobre o conteúdo gramatical "substan- tivo...e assim por diante.
No final do encontro, todos levariam con-
sigo todas as sugestões de atividades referentes a cada um dos con-
teúdos gramaticais. E aí, sim, entraria em cena a participação dos ór-
gãos governamentais incumbidos da área da educação : levariam o
material produzido no encontro pedagógico para, seguindo os trâmites
normais, transformarem essas experiências em "GUIA DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR - DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA".
O mesmo procedimento deveria ser segui-
do para as demais disciplinas.
TEMOS CERTEZA, S E N H O R E S
S E C R E T Á R I O S D E E D U C A Ç Ã O, que esses resultados
desastrosos da Provinha Brasil e similares que constrangem alunos e
professores estariam com dias contados. Estaríamos, a partir daí, inaugurando uma nova era na área da educação...
E fica, aqui, o desafio às autorida-
des governamentais da área da
educação :
- POR QUE NÃO PAGAREM PARA VER?