Menina feia
Final de tarde no domingo, ela- menina de 8 aninhos- está tomando banho e faz uma perguntinha mais que sincera:
_ Mãe, se eu falar uma coisa você não vai brigar comigo?
Em pensamento, o pedido da mãe para Deus também é bem sincero: “Senhor, que eu possa ter paciência com o que vem pela frente.”
_ Fala filha. O que pode acontecer é que terei que conversar bastante com você dependendo de qual for a sua pergunta.
_ A Natalia cortou o cabelo curtinho, né. Aí eu cortei o meu depois, teve uma outra menina que também cortou igual, mas mãe...- momento de pausa com carinha de quem ia soltar uma pérola- a menina é feia viu.
“AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SENHOR, EU DEVERIA TER PEDIDO PARA NÃO RIR, ME AJUDAAAAAAAAAAAA.”
Impossível não querer soltar uma gargalhada enorme, ao olhar para a cara da pequena dizendo essa frase e com carinha de levada, mas ainda tem mais...
_ Mãe, ela é feia demais e ficou ainda mais feia com o cabelo curtinho, ela cortou o cabelo aqui- coloca as mãos na altura da orelha- ficou muito estranho, eca - faz uma careta e balança a cabeça negativamente.
A mãe, tentando manter o controle, respira e tenta falar algo racional e passar um pouco de valor a sua filha de 8 anos.
_ Filha, essa questão de beleza é complicada, o que é bonito para você pode ser feio para mim. E o mais importante, é que a maior beleza é a do coração, às vezes, uma pessoa é bonita de rosto, mas é tão má de coração que acaba ficando feia para gente.
_ É isso mãe, é isso mesmo, a menina é feia de todo jeito, é feia por fora, porque é feia mesmo e é feia também de coração, porque tentou roubar minha borracha na aula. Mãe, não tem jeito não, ela é feia mesmo.
“Ai Deus, me faz ficar invisível, preciso rir.”
_ Nesse caso é complicado, né? – e a mãe sai correndo do banheiro, antes que tenha um ataque de riso na frente da criança.
O ministério das mães adverte, educar pode causar danos mentais aos pais, faça isso com moderação e sempre acompanhado de devida terapia.