COISAS DE CASAL - No amor, na guerra e no bar- ESQUETE II
Guto e Carminha.
Chegando no bar. Sentam-se. Garçom os atende. Pedem algo pra beber. Tudo em off.
Guto Então, Carminha, você entendeu o que eu estava dizendo?
Carminha Entendi.
Guto O que você acha?
Carminha Eu acho que vai dá merda!
Guto Pó, mas é um puta negocião, Carminha!
Carminha Puta negocião é multinacional de sucesso, Guto! Presta atenção meu amor: você vai sair de uma metalúrgica pra ser ambulante! Onde é que tá o puta negócio nisso?
Guto Eu já te falei que não é ambulante! Vou ser autônomo!
Carminha Carrinho de cachorro quente pra mim, é ser ambulante! Autônomo é advogado, médico, engenheiro...
Guto Mas eu vou ter ponto fixo, caramba! Num tem nada de ambulante!
Carminha Ambulante fixo! Melhora alguma coisa? O Guto, você trabalha a cinco anos em metalúrgica, se você quer tanto ter um negocio próprio, porque não tenta alguma coisa na área, meu amor?
Guto Mas eu sei fazer cachorro quente, to nessa área também...
Carminha Querido, eu também sei fazer bolinho de chuva, mas nem por isso quero comprar uma kombi e sair por aí vendendo bolinho de chuva em porta de escola, né?!
Entra uma ambulante vendendo colares.
Ambulante Olá, boa noite, eu poderia mostrar uns trabalhos que eu mesmo faço ?
Guto (confidencia à platéia) Agora é sempre assim...
Carminha Claro...
Ambulante (mostrando) Bom, é isso aqui...são brincos, colares, tudo feito a mão, por minha mão mesmo, um trabalho super artesanal...
Carminha (impressionada com um dos brincos) Nossa, esse tá bem bonito, né ?
Ambulante Aí, moço, ela gostou! Quer levar um?? Isso aí é castanha do pará... sintética!
Guto Castanha do Pará sintética? O que uma pessoa pretende usando uma castanha do pará sintética na orelha? Deixou de ser calórica depois que trabalharam a semente??
Carminha Af, Guto! Você não entende nada de artesanato!
Guto Mas entendendo de cachorro quente e é pra isso que viemos conversar no bar hoje.
Ambulante Olha esse, que maravilhoso! É pena de urutu roxo, do Amapá!
Guto Roxo? Mas porque a pena é amarela?
Ambulante Roxo é só o nome...
Guto (confidenciando ao público) Coitada das galinhas. Além de matarem, depois de morta, trocam o nome das bichinhas e pintam as penas de cores estranhas...
Carminha Linda, muito bonito seu trabalho,mas hoje não quero nada não..
Ambulante Po, compra alguma coisa aí....ó esse brinquinho aqui...dá pra fazer a cinco reais...olha só que trabalho mais perfeito...
Guto Hoje não, obrigado.
Ambulante sai
Carminha Guto, você tem que ser mais simpático com seus colegas de profissão se você realmente quer entrar pro ramo de ambulantes!
Guto Carminha, puta que pariu! Dá pra prestar atenção?? Eu não vou ser ambulante! Vou abrir um carrinho de lanche, no caso: cachorro quente! Tem dois amigos meus que estão ganhando o dobro trabalhando nesse ramo!
Carminha Guto, Guto, eu to te falando como amiga e namorada de três anos: você vai fazer besteira! Não se mexe em time que tá ganhando...
Guto Ganhando, Carminha? Ganhando o quê? Eu to ganhando uma miséria lá na firma...pelo menos eu serei dono do meu próprio negócio...e você como namorada de três anos de namoro, devia me apoiar nessa empreitada!
Carminha Eu? Pra depois levar a culpa? Sei muito bem que se der errado você vai dizer: “E você, na época nem pra me avisar, né Carminha? Tava vendo que ia fazer merda , mas mesmo assim me apoiou! Devia ter me puxado pra realidade! “, Ih, “bein”, eu conheço....
Entra a ambulante de novo.Dessa vez vendendo CD e DVD.
Ambulante Olá, boa noite. Querem dar uma olhadinha?
Guto Sim, pronto, olhei, não quero!
Carminha Hum, adoro um CD...
Guto Você vai acabar é presa! Seu quarto tá parecendo um Cartel de tanto CD pirata!
Carminha (pegando o chumaço de CD/DVD) Hum, você tem do Batom na Cueca? Adoro Batom na Cueca....
Ambulante Tenho sim, só trabalho com lançamento... Pode ver aí amiga!
Guto (ao publico) Não, porque agora sempre que você senta num barzinho vem sempre alguém vendendo alguma coisa, gente? E pior, eles cortam a conversa da gente, caramba! E vê se você encontra CD e DVD de musica clássica, grandes nomes da MPB, jazz, blues, grandes shows....só encontra essas coisas: Batom na Cueca, Kalipso, Calcinha Preta...só banda com nome de fetiche sexual!
Carminha Hum, vou ficar com esse daqui. Obrigada, querida! Ah, me dá seu telefone, porque se o CD der problema eu te ligo pra trocar, né?
Ambulante Claro...anota ai...9127 8766...
Guto Pronto? Podemos continuar? Agora que você já fez minha namorada contribuir com a criminalidade mais uma vez, você poderia me dar licença?
Ambulante Olha, moço! Eu podia tá roubando, eu podia tá matando, mas to aqui desenvolvendo meu trabalho, ok? Se o senhor pode comprar CD importado original é problema seu, mas não venha atrapalhar o comércio alheio, sacou? (sai xingando)
Guto E ainda por cima é atrevida....(grita) Vou denunciar você, viu! Esqueceu que tenho seu numero de telefone?
Ambulante (em off ri alto) Tenta ligar nesse número, aí trouxão!
Carminha Você e sua boca, né Guto? Eu crente que estava fazendo um bom negócio e você me joga um balde de água fria desses....
Guto Voltando e falando de negócios Carminha, já tá tudo certo! Eu pensei em tudo: saco o fundo de garantia e mais as parcelas do seguro desemprego, com certeza já dá pra começar! E estive pensando em outra coisa também, você bem que podia largar o seu trabalho e começar comigo nesse...
Carminha Pode ir parando agora com esse pensamento, Augusto! Você querer ser ambulante tudo bem, mas não me venha fazer planos incluindo minha pessoa!
Guto (nervoso) Porra, Carminha!
Carminha Que seja, tudo bem, que seja autônomo com ponto fixo...eu não quero ser uma autônoma com ponto fixo! Filho, eu larguei o curso de cabeleireira justamente porque eu nasci pra ser empregada, meu amor! Eu não quero ser autônoma! Não quero! Aliás, não gosto nem desse nome: autônoma! Ser proprietária gera impostos e de impostos já bastam o que eu já pago sendo empregada!
Guto É que você pensa pequeno Carminha...você pensa pequeno....se você for ver, de impostos, eu fiz um levantamento...
Ambulante volta. Interrompendo a conversa. Agora vendendo incensos e doces.
Ambulante Olá, boa noite...vocês não gostariam de....
Guto Não, eu não gostaria de nada! Será que dá pra você parar de vir vender suas coisas aqui pra gente? Eu to tentando convencer minha namorada de que estou no momento certo para ter meu próprio negócio, será que eu posso?
Ambulante Mas você é muito nervoso! Não vai conseguir nunca ter um próprio negocio de continuar com essa aura negra em cima da sua cabeça...
Carminha Ah lá...não falei?
Guto E o que você tem a ver com a cor da minha aura posso saber? Cadê o dono do bar, hein? Garçom, por favor...
Carminha Sem escândalo, Guto, sem escândalo...Mocinha, minha querida, quem sabe numa outra oportunidade...
Ambulante Pó...só uma pra ajudar!
Guto (enérgico) Não!
Clima. Silencio. Ambulante sai. Em off ouve-se a ambulante conversando com outra
pessoa.
Ambulante Então, o carro daquele babaca é o golzinho prata, duas portas que tá ali na esquina. Num precisa fazer como semana passada, não! Só escreve “viado” com esse prego na porta do motorista, valew?
Guto esta chateadíssimo.
Carminha Amor, olha só, não é que eu não aposte. Eu sei que seu sonho é ser proprietário de um negócio próprio, mas entenda uma coisa, eu não posso ser conivente com isso quando já sei que não vai dar certo.
Guto Sabe como, Carminha? Sabe como? Nem cachorro quente você, come!?
Carminha Por isso, mesmo! Quantas pessoas como eu há nessa cidade, hein? Já pensou nisso?
Guto Criança come, Carminha! E eu vou trabalhar próximo a escolas...
Carminha Ok, ok, quer ser dono de carrinho de cachorro quente, tudo bem! Siga em frente. Mas não conte comigo!
Guto Se você gostasse de mim, apostaria no meu sonho..comigo...sonhando junto....
Carminha Eu sonho e aposto na Megasena, meu amor! E não cabe carrinho de lanche no meu sonho!
Guto Então é porque você não gosta de mim.
Carminha Eu gosto do Guto que é metalúrgico, esse eu to namorando há três anos. Agora esse Guto que tá querendo ser dono de carrinho de lanche, eu não conheço e digo mais, tenho certeza que não quero conhecer! E outra, não quero ser apontada na rua como a “mulher do cara do carrinho de lanche”! Odeio essas coisas! E quer saber? Cansei desse papo...vamos embora porque amanhã é dia de branco! (deixa o dinheiro da conta na mesa)
Guto Carminha, o que você não entende é que esse tipo de mercado está em expansão e todas as pessoas... (vão saindo )
Cai a Luz.