Coisas de Casal - No amor na guerra e no bar - Esquete 1
"É expressamente proibida a encenação, reprodução, veiculação do texto sem a previa autorização por escrito do autor, ficando o autor no direito de agir criminal e civilmente dentro das esferas legais”. Texto registrado na BN
Entre Picanhas e Chuletas
Autor- Leandro Mauricio/ 2007
MESA DE BAR. BEBETO MOSTRA-SE TENSO COM A DEMORA DE DULCE.
DULCE CHEGA. MEIO QUE RECEOSA COM O LUGAR. ESCONDENDO-SE DE TUDO E TODOS. MISTERIOSA.
DULCE Que lugarzinho, hein?!
BEBETO Ué, não gostou?
DULCE (cínica) Nossa... eu amei ! Achei o máximo! Olha só minha cara de felicidade! Não está notando como estou feliz por estar aqui?
BEBETO Pô Dulce! Mas a gente sempre se encontra aqui, faz três anos!
DULCE Por isso mesmo! Há três anos eu freqüento esse mesmo lugar todas as sextas feiras com você BEBETO! E por causa disso eu tenho que inventar para minhas amigas que todas as sextas feiras você me leva a um lugar diferente! Sim, porque elas, com seus namorados, freqüentam lugares muito melhores que essa espelunca aqui!
BEBETO Ta bom..tá bom..da próxima vez eu te levo num lugarzinho melhor... (pega na mão de Dulce sobre a mesa)
DULCE (seca) Onde?
BEBETO Como assim?
DULCE Onde você pretende me levar?
BEBETO Ah, sei lá...
DULCE Onde fica??
BEBETO O quê?
DULCE Esse lugar aí, o “Sei Lá "..
BEBETO Dulce, eu prometo...
DULCE (interrompe)Não acredito! Olha BEBETO, eu vou ser franca com você: da próxima vez, se houver próxima vez, eu escolho o lugar tá? To cansada de ir com você nesses bares que tem nome de títulos da corte, tá ?
BEBETO Títulos da corte?
DULCE É. Rei da Picanha, Princesa da Maminha, Espetinhos Duque de Caxias, Pastelaria Dom Pedro... tô cheia disso! Pô , Bebeto ! Será que você não vê que eu sou uma mulher sofisticada? Uma mulher que merece coisa melhor que esses botecos de esquina? Você não percebe que eu sou uma mulher chique? (olha para Bebeto que está com ar de sarcasmo) Se você disser alguma coisa que me contrarie agora, eu juro que minha mão vai pular na tua cara e eu não vou fazer nada para impedir.
BEBETO Ta bom! (pega o cardápio) O que você vai pedir?
DULCE Posso pedir pra ir embora daqui?
BEBETO Caramba DULCE! Será que você não pode ser mais simpática pelo menos hoje?
DULCE Me deixa pensar...( pausa ) Não !
BEBETO Eu vou de picanha ao alho e óleo e você?
DULCE Eu vou de táxi porque chego mais rápido... Olha, ROBERTO, eu vou te avisando...se você engordar mais um pouco eu juro que largo de você ! Você acha que ta podendo se empanturrar de picanha? Essa pochete natural que você tem aí, se nunca te falaram, é extremamente ridícula e daqui a pouco vai se transformar num sacolão de feira se você continuar comendo desse jeito!
BEBETO ( irritado/gritando) O que te deu hoje, hein? Pô to tentando ter uma noite legal com você e você vem com duas pedras nas mãos?
DULCE (debochada) Noite legal? No REI DA PICANHA? Faça-me o favor!
BEBETO Num tá satisfeita? Puxa o carro! Eu to cansado, trabalhei como um desgraçado e acho que mereço um pouco de tranqüilidade hoje, ta legal? Então se você veio aqui pra encher meu saco, melhor você ir indo embora, ok ?
DULCE Tá terminando comigo ROBERTO?
BEBETO Não... só estou dizendo que eu....eu to com fome e vou comer minha picanha! Posso?
DULCE Ta bom... (pega o cardápio) Eu vou pedir duas empadinhas.
BEBETO Quê?
DULCE Duas empadinhas.... empada...de palmito.
BEBETO Ô Dulce. A picanha que eu pedi dá para quatro pessoas. Não pega bem o pessoal me ver comendo uma picanha que dá pra quatro pessoas sozinho e você duas medíocres empadinhas de palmito.
DULCE Peça então duas empadas de palmito também.
BEBETO Puta que pariu, viu! E seu dia...?? Como foi?
DULCE Nada de anormal. Um bando de cliente chata e mal amada pra atender, eu e a LURDINHA quase se estapeando para pegar comissão, a gerente enchendo meu saco de novo por causa do horário. Tudo normal.
BEBETO Chegou atrasada de novo? O que aconteceu dessa vez? Perdeu o ônibus ou ele quebrou mais uma vez?
DULCE Passei num lugar aí...
BEBETO Lugar?
DULCE É. Num lugar. Olha, eu não queria falar disso com você agora. É um emprego novo que eu estou vendo aí...mas não quero comentar com ninguém pra não entrar areia...
BEBETO Mas eu sou seu namorado.
DULCE Mas não é SANTO EXPEDITO. E eu me prometi que dessa vez só me abro com o SANTO EXPEDITO. Ah, sábado eu já marquei com o MARCÃO e com a SOLANGE tá?
BEBETO Sábado? Que horas?
DULCE (ameaçando) Roberto... Roberto...não se faça de desentendido...eu estou te falando que sábado nós vamos sair com eles já faz um mês...
BEBETO Sábado não vai dar.
DULCE Por quê?
BEBETO É a final do campeonato.
DULCE Quê?
BEBETO Final do Campeonato.
DULCE Bebeto, mas você prometeu!
BEBETO É, mas eu também prometi pro pessoal que iria ser o goleiro deles na final.
DULCE Você não me ama mais!
BEBETO O quê?
DULCE É. Você não me ama mais.
BEBETO Bobagem
DULCE Quer saber? Eu vou sozinha.
BEBETO Onde? Sair com seu primo chato e a namorada metida dele?
DULCE É. Tínhamos combinado de dançar. To afim de dançar. Vou com eles, com ou sem você!
BEBETO Você vai sem mim, eu tenho final de campeonato.
DULCE É. Final de campeonato. Tudo bem. (pausa) Sabe o que eu acho Bebeto?
BEBETO Hum?
DULCE Eu acho que você é viado!
BEBETO O quê? Ta maluca, Dulce?
DULCE Como se explica essa coisa? Deixar de ir dançar comigo para ficar uma tarde toda segurando bolas? Eu mesma já ouvi falar em muitos casos, de jogadores famosos, que são gays! São fortes, viris, machões... mas gostam de dar para outros homens. A Lurdinha mesmo me disse, você sabe que ela namorou um jogador, né? Então ele contava que dentro dos vestiários sempre rola aqueles olhares de secura por parte de outros jogadores. Uma viadagem que só vendo!
BEBETO Você tá se dando conta do que está me dizendo?
DULCE Lógico.
BEBETO Olha DULCE é que eu gosto muito de você, senão eu ia partir pra ignorância agora, ta! Eu sou MACHO! Gosto de chuleta!
DULCE Hummmm...mas pediu PICANHA!
BEBETO (incrédulo) Olha....melhor a gente comer.
DULCE (ao garçom) Querido, por favor...duas empadinhas!
CAI A LUZ