O CAUSO DO VAGALUME TARADO.
Um vagalume era muito tarado... na floresta não havia um inseto (fêmea) que ele não havia defenestrado... traçava todas as “insetas” e elas adoravam. Ele era mesmo um garanhão!
Certo dia uma abelha rainha ficou sabendo das façanhas do vagalume tarado. O zangão, seu marido, não estava mais dando conta do recado... e ela já estava subindo nos favos de tanta loucura de ser amada. Era a rainha mais poderosa de todas as colméias...
Então, sutilmente ela mandou uma emissária atrás do vagalume tarado, pois segundo diziam a lanterna dele nunca se apagava.
A emissária da rainha o encontrou triste e sentado num galho de uma árvore com a mão no queixo... e então, disse a ele o que a rainha pretendia: uma linda noite de amor com ele!
— Impossível — disse ele, tristonho.
— Mas a rainha vai ficar enfurecida! Um pedido dela é uma ordem! - retrucou a emissária. - Por que não pode atendê-la?
— Ontem eu estava paquerendo pela floresta... a noite estava escura e eu vi uma luzinha piscando... era uma luzinha forte... Então, pensei que era uma vagalume me convidando para o acasalamento... saí voando como um louco e ao me aproximar daquele rabindo luminoso eu crau! Fui com tudo!
— E aí... - indagou a emissária da abelha rainha.
— Era um solitário viajante dando boas tragadas em um cigarro pela noite...
— Hummm - exclamou a emissária.
Fim.