O alemán ataca ôtra feiz cum ômenájem

Numa omenâjem to Barrón te Itarraré eu fica cupiano minha lifro to Almanhaque 1955 e fôs tou a tessto to proclamassón auf Irrineu Bornhausen (páxina 171 to A Manha) tô imorrtáál Aparicyo Torelly.

"BROGLAMAÇÓN"

"Acórra deng tuas Alemánias - uma Alemánia orriendal e odre Alemánia okssidental. O Alemánia, assim, tífítída, non bóde fai!. O Alemánia bercisa xuntar os tois pequenas naçongs num grande "Vaterland", koloçal, bunchande, demida brá tudes as odres naçóngs ta mundo. O Alemánia bercisa muintes zoldates, muintes aérioblaines, voguêtes, muintes pompes adômikes, brá cuando se falei ôdra veiss no Alemánia boderrôsso, endong dudes as ôdres xentes to Iurôpe von canhei gacacê. Máss, se as alémongs lexídimas non fíca arreximentadas, dudos de mongs tadas, endong o Alemánia fái vicar uma eksculhambaçóng! E as alemóngs te Sand Kátrina, as alemóngs te Nófa Hamburg e tá San Léopold non teng que foldar ôdra veiss brá o Alemánia, que non está fica odra veiss "uber alles". Endong fica mais mélior que tudas von blantár patatas no Uber-Apa ô no Uber-Lândia, nos minas xeráis.

ass.) Kaiser tos alemongs do Sand Katrin.

P.S:- No Alemánis non teng Bau-te-arrarrá.

neanderthal
Enviado por neanderthal em 23/12/2008
Reeditado em 26/01/2009
Código do texto: T1350571
Classificação de conteúdo: seguro