Cardápio de mãe

Eles vão chegando à procura de um cantinho na disputadíssima areia para montar o guarda-sol. As crianças, já munidas de seus apetrechos, sentam-se, enquanto a mais velha busca água pra construir o tradicional castelo de areia. O pai, já na sombra, abre as cadeiras de praia. A mãe lambuza de protetor solar os rebentos.
Ao lado, uma outra família: o homem munido de uma cerveja conversa animadamente com a esposa enquanto puxam lascas de um peixe frito. Os petizes brincam com as conchas que encontraram no mar e se fartam de salgadinhos do tipo “isopor amarelo”.
-Oferece ao amiguinho, Carlos Eduardo, ele fica com vontade – doutrina a mãe.
-Quer? – obedece a criança.
-Não - responde timidamente a outra, mas seu gesto demonstra o contrário.
-Mãe, tô com fome, quero bolo – revirando as sacolas.
A mãe distribui os pedaços entre seus três filhos e acha por bem retribuir a gentileza da outra, sob os olhos curiosos dos pequenos vizinhos.
-Posso dar um pedaço de bolo aos seus filhos?
-Bolo? Bolo do quê? - verifica a mulher.
-Bolo de banana feito com quinua – responde vaidosamente.
-Quinua? – pergunta a mãe, engasgando-se levemente com o peixe frito. Que isso? –emenda.
-Um grão.Foi considerado pela ONU como o alimento mais completo do planeta – exibe-se na explicação.
-Hummm... murmura desconfiadamente enquanto paga pelo refrigerante e distribui aos filhos.
-Quinua é uma ótima fonte de proteína, gordura saudável e sais minerais – insiste.
-Olha, veja bem, minha querida. Não que eu seja mal-educada e tudo.Mas é que meus filhos são enjoados e não comem qualquer coisa. Isso pode dar reação, entende?
-Pelo que vejo, quem dá qualquer coisa aos filhos nesta história não sou eu – debocha.
-Nem eu! Dou o que sei que eles comem.Meus filhos são saudáveis e não branquelos e raquíticos como os seus!
-Eles estão no peso ideal, ao contrário dos seus. E branquelos uma ova! Cuido para que não desenvolvam um câncer de pele!! - irritada. -- Acho que VOCÊ é quem deveria experimentar um pedaço do meu bolo, tá precisando aliviar os sintomas da TPM, né, minha filha? A quinua ajuda nisso também! – de pé, enquanto o marido tenta tranqüilizá-la.
-No seu lugar eu parava de comer esses grãos e comia uma coisa mais afrodisíaca, como bolo de AMENDOIM! "Olha a cara mal amado do seu homem" – exalta-se, ignorando os pedidos de “ deixa disso” do esposo ao lado.
A meninada, a essa altura do campeonato, brinca na beira do mar como se se conhecessem há anos.
Os maridos, vendo que qualquer interferência é nula, se afastam e começam a admirar uma morena de biquíni branco que se bezunta de bronzeador sozinha perto deles.
-Gostosa, hein, meu camarada?
-Orra! Ai, lá em casa! - animado.
-Aposto que esta não come quinua....
- Nem peixe frito!

( Maria Fernandes Shu- - 05 de dezembro de 2008)
Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 05/12/2008
Reeditado em 31/12/2008
Código do texto: T1320816
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.