O RICO E O POBRE NO INFERNO

Este causo meu avô já contava...

O rico fazendeiro e seu agregado tinham filhos da mesma idade. Os dois meninos brincavam juntos, estudavam juntos na escolinha rural. O Rico humilhava o pobre. Não o deixava pegar em seus brinquedos, comia sua merenda perto dele e não oferecia. Cresceram e o rico fazendeiro morreu, deixando tudo para o único filho. O pobre continuou lá, nada mudou. O Rico sempre humilhando o pobre, iam as vezes em festas e ele fazia questão de mostrar que o outro era seu empregado. Iam a algum lugar de camionete, o rico ia sozinho na boléia e obrigava o pobre a ir na carroçaria.

Um dia durante uma viagem, numa curva, um pneu da camionete estourou e cairam em uma ribanceira. Morreram os dois.

Foram parar no inferno. O rico já chegou criando caso e esbravejando. Reclamou com o capetinha da portaria:

-Que é isso? eu sou um cara rico e poderoso, não posso ficar num lugar desse, eu tenho muito dinheiro...

Nisso foi chegando o capetão chefe e foi falando:

-Você era rico, aqui você não é nada, dinheiro aqui usamos para acender fogo, pode ir baixando a crista...

E o pobre humilde como sempre falou:

-Pelamor de Deus, seu capetão, eu aguentei durante toda minha vida humilhações desse filho da puta, e venho parar no mesmo lugar que ele, tenha dó...

O capetão olhou seus arquivos e disse:

-É, mas você pecou durante toda sua vida, sempre teve inveja desse canalha, e desejava mal para ele, tem jeito não, seu lugar é aqui mesmo...

O sujeito resmungou, resmungou e o capetão falou;

-Como seu pecado foi menor, eu vou quebrar o seu galho e arranjar um castigo mais leve, mas esse ordinário, ah, esse vai penar...

Mandou um capetinha buscar dois baldes e duas brochas: um balde de merda e outro de mel. Mandou lambuzar o rico com mel e o pobre com merda. O pobre falou:

-Pera lá seu capetão, o senhor falou que ia me dar um castigo menor, e estou todo lambrecado de merda...

-Você não entende de castigo não, dexa comigo. E disse ao capetinha:

-Enquanto vou ao banheiro dar uma borrada, dê mais duas demãos de merda e mel neles.

Dito e feito: merda em um e mel no outro. O rico debochando do pobre disse:

-Tá vendo, assim na terra como no inferno, estou aqui lambuzado de mel, e você como sempre na merda...

Nisso o capetão já aliviado, foi chegando e o pobre disse:

-Tá vendo seu capetão, até depois da morte sou obrigado a aguentar esse patife.

-O castigo ainda não começou, disse o diabo.

-Como não começou-disse o pobre- eu aqui na merda e não começou?

-Agora, disse o capetão, os dois vão ficar lambendo um ao outro por toda a eternidade...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 21/11/2008
Reeditado em 23/11/2008
Código do texto: T1295294