Falando dêle
Depois de uma certa idade, pode parecer fixação falar muito dêle. Mas é uma saudade boa, uma espécie de epitáfio como forma de elogio pelo tudo que já me agradeceram graças a êle.
Certo viajante, representante de uma firma pequena, tinha como seus maiores clientes pelo Brasil afora muitos homens donos de firminhas que lhe garantiam, e ao seu patrão, excelentes lucros. Não era comum mulheres empresárias no seu ramo. Como retribuição pelos bons negócios concluídos, o vendedor patrocinava noitadas nas ZBMs (o zonão), também muito comuns pelo interior. E ao final do mês mandava o relatório de despesas discriminado.
Gasolina: Mil cruzeiros ( ah! bons tempos),
Hospedagem: 150 cruzeiros,
Refeições, manutenção do carro, etc: 400 cruzeiros,
Despesas na zona: 300 cruzeiros.
A história se repetia, mês a mês, e a firma foi crescendo.
Um dia o patrão viu-se obrigado a contratar uma jovem funcionária para fazer os registros de despesas e pagamentos. Para não ofender a moça, o patrão avisou o vendedor que, à partir daquela data, o relatório deveria ser cifrado, trocando-se a Despesas com Zona por CAÇADAS. e os relatórios começara a vir então:
Gasolina: 1.200 cruzeiros
Hospedagem: 160 cruzeiros.
Refeições, manutenção do carro, etc:400 cruzeiros,
CAÇADAS: 320 cruzeiros.
Otempo passa, a mocinha estranha, o patrão desconversa, e manda pagar.
Algum tempo depois chega um relatório, com uma despesa maior porque o vendedor tinha apanhado um doença venérea, e precisava receber o valor gasto na farmácia. Como alternativa, escreveu:
Gasolina: 1.300 cruzeiros,
Hospedagem: 170 cruzeiros.
Refeições, manutenção do carro, etc: 400 cruzeiros,
CAÇADAS: 320 cruzeiros,
CONSERTO DA ESPINGARDA: 45 CRUZEIROS.
-o- -o- -o- -o-
Outro vendedor, nas farras da vida, começu a sentir uma comichão preocupante, lá. Foi ao médico, que disse:
- Não é nada, nem mesmo uma doença. É apenas um fungo, irritante, mas deve incomodar muito! Claro, disse o rapaz, além de tudo é deselegante ficar coçando na frente dos outros, além de ser falta de educação. Mas a coceira é muito grande.
- Bem, disse o médico, pelo exame, a única maneira de terminar com esse problema é alterando o PH da região afetada. Para isso, durante os próximos 15 dias você deve banhá-lo por imersão em leite gelado, por mais ou menos 10 minutos a cada noite, antes de dormir. Lá foi o rapaz para suas viagens de trabalho, e chegou numa cidadezinha perdida no sertão, onde só havia uma pensão, de uma viúva de seus mais ou menos 45 anos. Ele então pediu que a cada noite lhe fosse providenciado o tal copo de leite gelado. Um pouco estranho, não muito fácil de se conseguir naqueles lados, mas, o hóspede sempre tem razão. Na primeira manhã seguinte a dona da pensão, fazendo a arrumação do quarto viu lá o copo de leite quase intocado. E assim foram se sucedendo os dias, e os copos lá, quase cheios. A viúva, cabreira, começou a desconfiar do pedido. Será que esse cara, só por ser da Capital, tá me tirando um sarro? Vou descobrir. À noite, depois dos hóspedes terem se recolhido, ela sorrateiramente vai até a porta do quarto do rapaz, espia pelo buraco da fechadura e vê o cara, de pé, pelado, com aquilo enfiado dentro do copo de leite. Abismada, bate na testa, e sai pensando pelo corredor. Minha Nossa Senhora, quase 50 anos, viúva, e caipira! Jamais imaginei que aquilo se reabastecesse como uma caneta tinteiro!
-o- -o- -o- -o-